quarta-feira, 29 de maio de 2019

OLHÃO: DIA DO PESCADOR SEM MEIOS PARA PESCAR!

Mais uma vez, a Câmara Municipal de Olhão, promove o chamado dia do pescador, dizendo estar a prestar-lhe uma homenagem, e ainda há quem acredite nisto! Não há duvida que cada Povo tem a governação que merece.
O homem do mar, que não são apenas os pescadores, mas todos aqueles que labutam na Ria ou na nossa costa, têm a cada dia que passa menos condições de trabalho e de vida, pelo que a autarquia em lugar de andar a promover festas, festinhas e festarolas para enganar os incautos, devia antes tratar de criar as melhores condições para que os homens do mar pudessem governar a vida.
Faz este ano, dez anos que por encomenda de José Apolinário, então presidente da Câmara Municipal de Faro e hoje secretario de estado das pescas, foram depositados no fundo da barra da Armona os colectores de agua e saneamento que em muito contribuíram para o completo assoreamento daquela barra. Nessa altura não tiveram o bom senso de invocar o relevante interesse publico para abrir uma vala e enterrar os tubos.
Pela barra da Armona, no passado, se faziam ao mar as embarcações da sardinha encurtando em doze milhas a tarefa de ir e vir do mar de pesca, reduzindo o tempo e combustível inerente. Com a aprovação do POOC, a barra deixou de ser barra, o que também não aconteceu por acaso.
Na realidade, e não o podendo assumir, já vem de há muito tempo a vontade de acabar com a pesca na região algarvia para promover a utilização turística, como se ambas as actividades não fossem compatíveis, ou melhor dizendo como se a pesca não fosse também uma atracção turística. Assim os barcos, especialmente os de cerco são obrigados a procurar outros portos onde encontram mais vantagens.
Por outro lado nunca vimos o presidente da câmara pronunciar-se sobre a situação das quotas da sardinha.
Mas temos também a moluscicultura que já viveu melhores dias. A poluição é o principal problema da Ria Formosa; ela não só condiciona a actividade com as constantes interdições, sejam por contaminação microbiológica, como pela contaminação fitoplanctonica, mas também mata indirectamente os bivalves, e toda ela com origem nas ETAR e nos esgotos directos, ou seja da responsabilidade das entidades publicas. Em lugar de distribuir medalhas e dizer que homenageiam os homens do mar, melhor fora que eliminassem os focos de poluição.
Ganhos é do que precisa quem vive da pesca e actividades associadas, não é de medalhas. Qualquer dia ainda temos alguém com mais medalhas que o Zé das Medalhas!
Mas infelizmente, ainda há poucos dias se dizia que os pescadores de Olhão ponderavam não se fazerem ao mar e agora ponderam receber umas medalhas? Será que não percebem que quem lhes estraga a vida é o Poder político, o mesmo que lhes quer medalhar para melhor os enganar?
Mais uma feira de vaidades para todos os lesados se sentarem à mesa dos cardeais que os exploram!

4 comentários:

Anónimo disse...

Dizer uma coisa e fazer o seu contrário. Muitos até admiram a técnica.

Anónimo disse...


E porque não fazer nesse dia, uma concentração à porta da Câmara das gentes do mar!!
Que melhor dia se pode escolher para as gentes do mar mostrarem o seu descontentamento.
Melhor ainda, será os presumíveis medalhados recusarem tal distinção e juntarem-se na concentração, como forma de protesto contra o que vai mal nas lides do mar.
Se este comentário passar para o facebook, pode ser que surja um movimento espontâneo e esta ideia vingue.
A ver vamos.

Anónimo disse...

Já vamos no quinto mês em que OLH3, está interdito, até à data ninguém se pronunciou sobre apoios a atribuir a quem está inserido nessa área, e tem contas para pagar e comer todos os dias sem ter proventos, vão para a festa receber medalhas, pode ser que a medalha depois de penhorada renda para um café ao menos.

Atento disse...

Das vendas da Docapesca de TODO o Portugal Olhão nem aparece no mapa,o que reflete bem como vão as pesca em Olhão.