terça-feira, 10 de dezembro de 2019

ALGARVE: CENTRO HOSPITALAR CANCEROSO!

Não é de agora que o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) está gravemente doente. Durante o consulado de Passos Coelho e sob a administração de um antigo bastonário da Ordem dos Médicos, já os serviços funcionavam de forma deficiente. Inclusive chegaram ao ponto de cortar nos salários para fazer a sala onde hoje escondem os doentes instalados em macas.
Apontar o dedo somente à ministra da saúde sabe a pouco. É que o Cristiano Ronaldo das finanças, dribla muito mas marca poucos golos, procedendo a cativações em áreas muito sensíveis, o que não acontece por acaso.
Por muito que uma certa direita se esforce para acabar com serviços essenciais como a educação, a segurança social ou a saúde e ainda de bens também eles essenciais como a habitação, e com um governo em serviços mínimos e umas muletas apostadas no mal menor, os serviços vão funcionando ainda que de forma deficiente, com prejuízo para quem deles precisa.
O desinvestimento não afecta apenas a contratação de pessoal técnico mas de todos os serviços, falta de medicamentos, falta de pijamas ou de toalhas de banho e até de produtos de limpeza. São indignas as condições de trabalho. Resumindo, os meios técnicos, humanos e financeiros são escassos.
Como responde o governo? Alimentando hospitais e clinicas privadas, onde são atendidos os beneficiários de subsistemas de saúde do estado, que não encontrando respostas no SNS se deslocam àquelas unidades. É o Estado a funcionar os privados, e paulatinamente vão destruindo o SNS.
Depois assistimos a organizações internacionais com discursos contraditórios, ora dizendo que os cortes na saúde foram alem do que deveriam ter ido, ora dizendo que temos um dos melhores serviços de saúde do mundo. Também estas declarações  não acontecem por acaso porque a tendência global é mesmo a de acabar com a componente social do estado.
Cabe aos trabalhadores organizarem-se para dar luta a um governo que vai degradando as condições de vida das pessoas, permitindo o pagamento de salários de miséria que nem sequer dão já para pagar uma renda de casa, que reduz o IRC das empresas como compensação de um aumento salarial miserável, ou seja na pratica, é o Estado e não o patrão quem paga o aumento, para enriquecer ainda mais o patrão!
Será que os trabalhadores vão esperar que lhes falte o prato de sopa para reagir ou vão agir antes que tal aconteça?
 O CHUA está canceroso e só com um Hospital Central e uma faculdade de medicina será possível recupera-lo.
LUTEM!

1 comentário:

Anónimo disse...

Lutar dá chatice, incomoda, irrita e ainda por cima é democraticamente incorrecto. Muito melhor o bláblá acompanhado de um cafézinho e esperar que os santinhos protectores, que foram eleitos, resolvam.