domingo, 8 de dezembro de 2019

OLHÃO: GRANDE NEGOCIO O DA BELA OLHÃO!

Creio que a grande maioria da população de Olhão sabe que a Câmara Municipal de Olhão comprou as antigas instalações da fabrica Bela Olhão, mas o que de certo não sabem é das escuras negociatas que estão por de trás desse acto.
Inicialmente, o presidente da câmara, dizia que iria adquirir aquelas instalações com recurso a um fundo imobiliário, com o qual celebraria uma contrato de aluguer por tempo determinado com o compromisso de compra no final do contrato. 
Depois disso concebeu uma nova forma, promovendo uma "vaquinha" com a Ambiolhão para uma compra a meias.
Acabaram por adquirir as instalações que custaram qualquer coisa como cinco milhões de euros, quando estava à venda por muito menos do que isso, como se pode ver em https://www.green-acres.pt/pt/properties/36662a-7296.htm?utm_source=Lifull-connect&utm_medium=CPC&utm_campaign=premium . Vistas as coisas assim, há um diferencial de um milhão e cem mil euros, mal se percebendo como o benemérito presidente oferece de mão beijada tamanha mais valia. Ou será que…?
Embora a publicação seja de Julho de 2017 e a compra em 2018, conforme decisão de 06/04/2018, a verdade é que ou a noticia está desactualizada ou há algo de errado nela. E note-se que recebi a noticia ontem através da Microsoft News.
Mais, a noticia diz que o espaço se adaptou para hotel!
Em 2017, naquela zona não era permitida a edificabilidade para fins habitacionais ou turísticos, algo só possível depois da aprovação do Plano de Pormenor Este de Olhão, em elaboração. Então como é que o site diz que foi adaptado para hotel? Naquela data ou no futuro?
E quem está a vender, porque a fazer fé no site, ele continua à venda e não será certamente pela autarquia porque essa seria obrigada a faze-lo através de uma hasta (pouco) publica? Não nos parece que seja a autarquia a vender, mas também não percebemos como pode um particular vender algo que é publico.
Certo é que o espaço estava, e está, à venda por 3.900.000 e a Câmara Municipal de Olhão comprou-o por cinco milhões!
Um grande e negro negocio a merecer uma profunda investigação! 

2 comentários:

Anónimo disse...

Que vergonha!! Gasta-se dinheiro público para beneficiar um privado, que agora irá adquirir com um belo desconto. Só é pena as competentes nunca verem nada de mal nestas negociatas.

Anónimo disse...

Os sites de imobiliárias estão cheios de imóveis que já foram vendidos por terceiros. E neste caso convém ler a versão original do artigo, em inglês, em vez da má tradução automática.