sábado, 28 de dezembro de 2019

OLHÃO: MAIS UMA ROTURA

Ontem mais uma rotura, desta vez junto às antigas instalações da Cooperativa do Leite, a que os trabalhadores da Ambiolhão acudiram rapidamente. Assim fossem tão diligentes os mandantes quanto as forças braçais, mas infelizmente são aqueles que nada ou pouco produzem os que mais ganham.
Não sendo essa a questão que aqui nos traz, mas sim a da rotura, para lembrar o estado de degradação das infraestruturas de aguas e saneamento e as roturas quase diárias que proliferam por toda a cidade, com os mandantes a teimarem em assobiar para o lado como se nada se passasse.
Bem pode o presidente dizer que é preciso combater o desperdício e dar um uso mais eficiente da agua que com este estado das condutas jamais alcançaremos o objectivo propagandeado, que de mera propaganda não passa.
Porque caíram umas pingas de agua, julgam algumas pessoas que o problema da agua acabou mas desenganem-se porque aquilo que as barragens subiram é ainda insuficiente para fazer face aos consumos.
Já aqui o dissemos, ninguém terá a pretensão de que estes problemas se resolvam num ano, num mandato, mas sim de que precisamos de um programa de curto, médio e longo prazo que permita acabar com as perdas na rede. É preciso planear, calendarizar e dotar a Ambiolhão dos meios técnicos e financeiros para que possamos encarar o futuro sem as constantes roturas e cortes de agua.
E como para isso é necessário esventrar as ruas da cidade, seria uma forma de aproveitar para resolver o problema dos esgotos directos e sem qualquer tratamento.
Percebemos que aquilo que fica por debaixo do chão não dê no olho, ou seja, não dá votos, mas a satisfação das necessidades das populações não se compadece com calendários meramente eleitoralistas. Uma cidade sem infraestruturas de agua e saneamento é uma cidade terceiro-mundista.
Com tanto dinheiro gasto em festas, festinhas e festarolas, com o regabofe que vai na autarquia, Olhão jamais chegará aos lugares cimeiros nas condições de vida dos seus habitantes.
Pina não é o culpado directo das roturas mas é o culpado pela inercia na acção!  

Sem comentários: