domingo, 1 de dezembro de 2019

OLHÃO: QUE RUMO PARA A ENVOLVENCIA DA DOCA?

A pressão que tem vindo a ser feita por parte da autarquia em relação a moradores e estabelecimentos na envolvência da Doca, não acontece por acaso mas antes pela colocação do poder autárquico ao serviço dos interesses turístico-imobiliários.
Para aumentar essa pressão, a Câmara Municipal de Olhão, vai proceder á elaboração do Plano de Pormenor Este de Olhão, como se pode ver em http://www.cm-olhao.pt/areasatuacao/urbanismo/planos-municipais-de-ordenamento-do-territorio/plano-de-pormenor-este-de-olhao.
Embora ainda nada esteja definido, levantam-se desde logo muitas duvidas. Ao abrirem o link, poderão verificar que a ideia é "aplicar um conjunto de regras de uso e ocupação de solos com vista á disciplina urbanística" daquela zona, como se elas já não existissem no Plano Director Municipal.
O que está verdadeiramente em causa é a alteração das regras existentes, para permitir a edificabilidade de empreendimentos turístico-imobiliários para uma zona definida como sendo industrial.
Para isso introduz-se o conceito de "complementaridade e sustentabilidade entre o sistema urbano e natural da Ria Formosa". Ou seja, com a Ria como pano de fundo e  porto de pesca transformado em marina, o mais natural será que aquilo que era a imagem de marca de Olhão, a sua ligação com o mar, deixa de ser através da pesca e da transformação do pescado, para passar a uma zona de atracção turística.
Não é de agora, já faz algum tempo que os olhanenses foram transformados em autênticos turistas. É que o turismo faz subir os preços para níveis que a população olhanense não tem como comportar mas que não pode deixar de consumir sob pena de morrer à fome. Este é o rumo para que apontam as políticas autárquicas!
Claro que para correr com as populações do seu habitat têm de introduzir as "limitações ou impedimentos a qualquer forma especifica de aproveitamento" e fazem-no através da Planta de Condicionantes, estabelecendo as restrições de utilidade publica.
Porque o tempo é dinheiro e os especuladores imobiliários têm pressa, o Plano de Pormenor deve estar concluído dentro de seis meses. Isto é que vai uma rapidez! Quanto dinheiro vai correr? E onde há dinheiro, há ...muita banha para untar as formas.
Assim, em lugar dos especuladores pagarem o justo valor para expulsar os olhanenses daquela zona, a Câmara substitui-se a eles, criando as dificuldades aos presentes por forma a que saiam com uma mão à frente e a outra atrás.
E ninguém  dá uma tacada de tomate nesta canalha!

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto está cada vez pior em Olhão, caramba grandes gatunos há naquela camara!!!!!!!!