domingo, 30 de agosto de 2009

Aproxima-se o dia da bacalhauzada eleitoral

Todos os que na net vão ao Fórum Olhão lembram-se da discussão-polémica travada então a propósito do comportamento de Francisco Leal e comitiva numa mesa de voto em Quelfes, quando das eleições para o Parlamento Europeu, meteu queixas ao Ministério Público e trouxe ainda à discussão o problema da legitimidade e legalidade da sua presença neste e noutras assembleias de voto em Olhão.
F. Leal institucionalizou a prática da distribuição das bacalhauzadas e cumprimentos aos eleitores à entrada para os locais das mesas de voto em todas as eleições e visitar em ronda por todo o concelho em invasão, com a comitiva, todas as mesas de voto em pleno acto eleitoral em manifesto prolongamento da campanha eleitoral até à boca das urnas.
Institucionalizou de tal modo que a própria oposição, toda, tem feito o mesmo, acha bem e perfeitamente normal, à CDU nas mesmas eleições em Pechão só faltou banda de música.
Isto tudo numa violação completa da lei.
Com as eleições legislativas aí e as autárquicas logo, de novo se pressagia nova campanha de simpatia eleiçoeira de última hora, o BE como força política nova sem os vícios e os tiques que o Leal transmitiu à restante oposição, pode ter uma palavra a dizer, rompendo com toda esta amistosa concórdia de toda a outra oposição.
Disputando a constituição das mesas, assegurando na sua composição diversidade partidária e nomeando delegados a todas as mesas, mas instruídos dos seus direitos e deveres e, conhecedores dos meios ao seu alcance para fiscalização.
Serão os cidadãos a ganhar desde já .

27 comentários:

UM SER disse...

Começo por dar os parabéns ao autor
do que aqui está escrito.
Depois quanto BLOCO ESQUERDA em Olhão, é de facto uma força iniciante nestas andanças, logo livre de qualquer viciação comportamental nas mesas de voto.
Sendo que nas ultimas eleições fomos comtemplados com 1.700 votos, que se fossem para a camara daria pelo menos para 2 (dois)eleitos vereadores.Estamos no começo é certo, temos longo caminho a percorrer, mas acautelem-se todos.
O BE não irá fazer oposição,desenchabida,cinzenta, conivente e de fretes.
F.LEAL e seus muchacos,podem contar se formos eleitos,com uma oposição de garra de luta de determinação.
F.Leal, deixa de contar com muitas coisas as quais foi habituado ao longo destes anos, algumas bem lesivas dos interesses dos Olhanenses, o BE vai dar que falar
assim os Olhanenses o entendam.

Anónimo disse...

AI... Ai... Castanheira malandro o que é que tens feito às vistas de todos que ainda ninguém tinha reparado, teve que vir este do "bate estacas" para dizer que "o rei vai nú"

M.G. disse...

O cartaz do P.C.P.contém a palavra< MUDANÇA> (change) em inglês e a frase - sim podemos ter uma vida melhor ( YES, WE CAN)em inglês. Onde é que eu já ouvi isto?
Não me lembro, mas parece-me que a foto do JERONIMO DE SOUSA bastante mais bronzeado do que é costume.
A campanha dos comunistas,portugueses usa os mesmos lemas que a campanha do chefe do imperialismo americano,facto que mais uma vez me obriga a constactar,que não percebo nada de política.

Anónimo disse...

Bonito sim senhor, no lugar do mupi que foi roubado pela camara, está neste momento o mesmo a ser utilizado pela cdu, só que tapado pelo painel de F.LEAL.
Que utilidade tem aquele mupi se não visibilidade.

Marreco disse...

Snr M.G
O plagio é uma cois muito feia.
Para bom entendedor miea-palavra basta

Gato Fedorente disse...

A fixação proibida

A afixação de cartazes é um dos momentos mais interessantes da disputa política: gente que, em geral, não tem bom aspecto, procura convencer os cidadãos, exibindo uma fotografia sua. Os primeiros cartazes desta campanha devem merecer, por isso, uma análise cuidada. Enquanto esperamos que alguém a faça, o leitor pode sempre entreter-se com a minha.

O cartaz do PS é uma reprodução da bandeira nacional, mas com senhoras verdes à esquerda, senhoras vermelhas à direita, e José Sócrates no lugar da esfera armilar. É possível que as senhoras verdes estejam verdes de fome, e as senhoras vermelhas estejam vermelhas de irritação por estarem desempregadas. Mas tanto as senhoras verdes como as senhoras vermelhas olham para o primeiro-ministro com benevolência, o que leva a acreditar que se trata de uma fotomontagem. Na testa de uma das senhoras vermelhas está o slogan: "Avançar Portugal". Uma agramaticalidade que pode ser mais um efeito da insatisfação social: tendo em conta o estado a que chegou a relação entre o Governo e os professores, é natural que não tenha havido ninguém a avisar o PS de que "Avançar Portugal" não é das frases mais escorreitas que já foram escritas no nosso idioma.

Em contraponto, os cartazes do PSD apresentam desde logo uma vantagem cromática: são os únicos que incluem uma senhora que não está verde nem vermelha. Manuela Ferreira Leite aparece com a sua cor natural ao lado de frases que o PSD recolheu junto daquela entidade a que antigamente se chamava "povo" e a que hoje se chama "pessoas". Antes das frases, para que não haja dúvidas sobre a sua autoria, diz: "Ouvimos os Portugueses", assim mesmo, com maiúscula. O PSD, à semelhança do que sucede com os outros partidos, aproveita a campanha para ouvir os portugueses, e faz questão de os escutar com particular atenção agora, uma vez que vai passar os próximos cinco anos a ignorá-los. Há um tempo para tudo.

O cartaz do PCP contém a palavra "Mudança" (change, em inglês), e a frase "Sim, podemos ter uma vida melhor" (em inglês, "Yes, we can", etc.). Onde é que eu já ouvi isto? Não me lembro, mas parece-me que a fotografia do cartaz mostra um Jerónimo de Sousa bastante mais bronzeado do que é costume. A campanha dos comunistas portugueses usa os mesmos lemas que a campanha do chefe do imperialismo americano, facto que mais uma vez me obriga a constatar que não percebo nada de política.

O cartaz mais arriscado é o do CDS. Ao lado da fotografia de Paulo Portas aparece a frase "Há cada vez mais pessoas a pensarem como nós". "Sim, mas são todos sócios da Autocoope", dirão os cínicos que sistematicamente identificam o discurso do CDS com o dos taxistas. O certo é que a mensagem do cartaz é arriscada na medida em que, para chegar à conclusão de que há cada vez mais pessoas a pensar como o CDS, os democratas-cristãos tiveram forçosamente que fazer uma sondagem. Ora, os democratas-cristãos têm-nos dito com muita insistência que não devemos fiar-nos nas sondagens. Que fazer? Eis um cartaz que estimula o pensamento político mas também o filosófico.

Quanto ao Bloco, que eu tenha visto, não tem ainda novos cartazes com as suas principais caras. O Bloco tem, evidentemente, caras para pôr em cartazes, mas talvez não saiba ainda quais dessas caras vão estar nos cartazes do PS. Há que esperar e ver quem sobra.

Anónimo disse...

As eleições que se avizinham são, por várias razões, uma paragem aos dois maiores partidos PS e PSD, sendo certo que, o PSD tem mais possibilidades de ganhar, não sei se com maioria, mas, o BE e o CDS, em algumas regiões vão ter mais votos, enfranqucendo os dois grandes.
Nas locais, em determinadas ocasiôes, os bloquistas, vão ter grande votação, só pelo motivo de alguns sectores da população estarem saturados de mentiras, e, a forma de fazer politica de futuro
está a mudar. Assim sendo vou mudar de voto por uma época para ver o que vai resultar deste país à beira-mar plantado.

Anónimo disse...

É importante e acho bem que os comentários sejam moderados e só publicitados aqueles que cumpram os requesitos necessários isto é sejam abonatórios, mas tambem acho que ainda hoje seja publicada a lista com os nomes de quem faz parte deste blog desde administradores até colaboradores para que todos nós fiquemos a conhecer as pessoas com que falamos ,isto tudo em nome da tranparência democrática .

Anónimo disse...

Vocês já viram a obra que está a ser feita na rua dos snack bar 31?será que o alhinamento é aquele ? de quem será aquela obra ? gostava que o leal respondesse aqui neste blog porque as leis são iguais para todos ou não? a mim paraece-me que a obra pet«rtence á realeza ou não?

ol disse...

Ao comentador das 11 e 14:
Os nomes de dois dos autores deste blog são sobejamente conhecidos, a sua assinatura consta das cartas que solicitaram o acesso a alguns documemtos da CMO, bem como tem a sua assinatura posta nas queixas ao C.A.D.A. e ao Tribunal Administrativo de Loulé. Os autores são simultaneamente administradores do blog, mas também se sabe que há muita curiosidade em se saber quem é o Ol. Na maior parte dos casos, as pessoas interessadas em saber quem é o Ol é na tentaiva de poder denegrir, de procurar arranjar mais um bode expiatório. Se aceitamos o anonimato por parte dos comentadores porque não hão-de os comentadores aceitar o anonimato dos outros? Falta de transparência? Em quê? Há algum negócio nisto? Sou trabalhador por conta de outrém, não tenho fortuna pessoal, não aceitei fazer parte de qualquer lista apesar de alguns convites, não quero fazer parte de qualquer partido. Acho, isso sim, é se deve lutar pela transparência nos orgãos de Poder e sobre esta questão do anonimato nada mais há a acrescentar.

Anónimo disse...

Ob rigado pêlo esclarecimento sobre anonimato e dizer que sobre isso estamos esclarecidos tambem só posso agradecer tamanha amabilidade o que já esperava da parte do OL, porque sempre tive curiosiade em saber quem vocês são pensei inocentemente que fossem um blog aberto e sem medos o que não se me afigura que seja, mas sim que existe algum receio vosso em relação ao poder instituido numeadamente o OL,será que ele é funcionário camarário?

Marreco disse...

Vale a péna ler o que vai neste link

http://hienas.blogs.sapo.pt/16498.html?view=10354#t10354

ol disse...

Caro anónimo das 14 e 59: Infelizmente, a democracia em que vivemos não merece a confiança necessária para nos mostrarmos abertamente. Para quem trabalha, para quem vive do ordenado ao fim do mês, para quem tem uma hierarquia por cima, torna-se perigoso manifestar-se "contra". A introdução de pessoas do SIS na função pública é bem elucidativo dos objectivos deste governo e ou do P"S"D.
A questão trata-se de saber se o trabalho que este blog desenvolve é válido ou não e quanto a mim, é. No fundo, tem sido este blog e o SO!, enquanto durou, que se tem pronunciado de uma forma acutilante, que tem denunciado situações anómalas na gestão da "coisa" pública. Afirmámo-lo desde o início que não seríamos candidatos a candidatos a coisa alguma e mantivemo-nos, apesar dos convites e vamos continuar o trabalho até aqui desenvolvido, independentemente dos resultados das eleições. Manteremos a nossa independencia e não nos coíbiremos de criticar à direita e ou à esquerda sempre que seja caso disso.

Anónimo disse...

Eu até compreendo que não aceite convites para integrar listas partidárias já que eu tambem fui convidado para uma das listas mas não aceitei porque não compreendo como se foi candiado há quatro anos por um partido de direita CDS e hoje passados esses quatro anos aceitam pertencer a listas de partidos de extrema esquerda Bloco,eu sei que só não mudam os burros mas devia haver bom senso por parte desse democratas que querem a todo o custo o poleiro do poder isto para não falar daqueles que não tendo credebilidade alguma se encostam aos partidos para tentarem ter alguma projecção que lhes possa ajudar a soltar a raiva que tem para com a sociedade como se vossa essa sociedade a culpadad dos seus fracassos empresariais ,será assim que tu vez as coisas ou pensa diferente OL?

DONAX TRUNCULUS disse...

Não deixa de ser curioso a insestência deste comentador que se identifica como Anónimo,solicitando que os outros comentádores se identifiquem.
Pergunte, porque não se identifica ele?
Porque pede aos outros que tenha moral, aonde ele é o primeiro a ter falta dela?
Os responsáveis, por este blog estão identificados, esse senhor anónimo não, tem medo ?
Não gosta da critíca?não sabe conviver com ela?Provalmente será daqueles que gosta de criticar?e de não ser criticado?
Tenha juízo, porque já nos chega o SIS ! a CIA, FBI, tem mais que fazer, e o KGB esse morreu !

ol disse...

Acho que já disse tudo o que tinha a dizer quando disse que tanto criticamos à direita como à esquerda. Do meu ponto de vista, a vida politica precisa de uma mudança radical. Entendo que há muita cumplicidade entre os diferentes partidos e que é cada vez mais urgente que apareçam movimentos de cidadania mas movimentos com gente descomprometida, quer do poder quer dos partidos políticos, porque de outra forma há sempre o perigo de os partidos infiltrarem gente e desviar a direcção dos movimentos para caminhos que não são os definidos à partida. Olhão, mais do que nunca, precisava de um movimento capaz de romper com os interesses instalados. O SO! foi uma boa experiência mas também serviu para mostrar que quando as pessoas não são capazes de despir a camisola do partido, o movimento fica condenado.
Quanto ao facto de haver um elemento na lista do BE, que já foi membro de uma lista do CDS, não me preocupa. É um problema do BE, não meu. A alusão que faz ao fracasso empresarial, deduzo que se esteja a referir ao cabeça de lista do BE. É um problema do BE e não meu.
Cabe aos cidadãos eleitores decidirem. Por mim, se houvesse um movimento de cidadania que desse algumas garantias de romper com os interesses instalados, certamente contaria com o meu voto...

DONAX TRUNCULUS disse...

Muito bem dito caro OL, gostei das suas afirmações,quem não se sente capaz de despir a camisola partidária não pode fazer parte de um movimento cidadania que se quer apartidário, pior ainda quando este tipo de pessoas querem impôr a sua militância e visão aos restantes elementos.
Não concorde consigo quando diz que o movimento fica condenado, não pode j'me, quem está mal muda-se, não se muda quem respeita as regras imparciais de cidadania, porque isso é dar razão a quem não tem.

Anónimo disse...

Há cerca de ano e meio foi comentado neste blog, essa questão, cidadaôs anónimos e independentes, concorrerem às próximas eleições, como alternativa à podridão escandalosa, existente na câmara de Olhão.
Na verdade o medo instalado nas potenciais pessoas concorrentes, será um dos motivos do insucesso ou
formação dessa lista alternativa.
Penso que vai haver alternativa ou o panorama após as proximas eleições vai mudar o que até aqui se tornou uma rotina prepotente.
Deus queira que sim!

Anónimo disse...

A proposito do anominato era bom que ficasse esclarecido que parte dos autores está devidamente identificada, se não aqui noutro lado estão. O que este cavalheiro deve procurar será alguma caça às bruxas, algum descuido na escrita para ter motivos para queixas em tribunal. Não faltaria que fosse pôr o meu nome, BI, NIF e ou NIB.
É curioso que este cavalheiro não faça alusão ao candidato do PS, ex-candidato do CDS e que poderá vir a ser presidente se o pedido de perda de mandato fôr eficaz.
Porque não pergunta ao informatico que usa um programa que não deixa rasto e vinha vandalizar o blog? Será alguem da Camara? Não será demais lembrar que em devido tempo foi detectado e denunciado o IP de um tal David Lopes.

Anónimo disse...

Perguntar o nome de alguns comentadores e administradores parece que irrita alguém dentro deste blog, mas afinal como podemos pedir aos outros que deixem de usar o anónimo se vocês não querem terá-lo?fico aprenssivo por haver um candidato do PS que j+a foi candiadato pelo CDS confesso que não sei quem é e até agradecia em nome da trnaparência que o seu nome fosse aqui revelado.Quando á profissão do OL chera-me que deve ser funcionário público talvez da DOCA PESCA mas isso não lhe tira mérito aos seus comentários esperemos que não se afaste e cohntinuo porque será bom debatermos o periodo eleitoral que aí vem.

ol disse...

Com a pesca na água? Se calhar trabalhamos juntos mas em campos opostos. O P"S" sempre tem governado em Olhão e são os autarcas que tem que mostrar a transparência, são eles quem gere a "coisa" publica e não nós, são eles que autorizam uns a construir e a outros não, são eles quem tem a obrigação política de definir uma estratégia para o desenvolvimento para o concelho e dá-lo a conhecer à população, são eles quem tem que provar que vale a pena votar neles e não nós. O Olhão Livre está cá para denunciar e não para participar em eleições. É com os partidos que concorrem que devem debater, não somos nós quem tem que dar as respostas. De um modo geral o P"S" será o mais criticado porque tem sido o partido no poder da autarquia mas o P"S"D e a CDU também não se tem liberto das nossas criticas. O P"S"D porque tem sido cumplíce do P"S" e a CDU porque, apesar de ter feito alguma contestação nas assembleias municipais, não passou daí, isto é, as coisas íam-lhe passando debaixo do nariz e nunca se aperceberam das argoladas. O BE é novidade. Até que ponto será capaz de romper com os interesses instalados é uma coisa que se verá no futuro e nós cá estaremos para criticar caso se deixe seduzir pelos apetites que o poder local desperta.
Agora, já chega de pesca, já chega de caça às bruxas, caro colega

Anónimo disse...

este anónimo defensor da transparência no olhão livre deve ser do grupo do leal ou algum mandatário do castanheira, e é um descaradão, até pede o nome dos comentadores, e o dele não dá?

Anónimo disse...

pOR ACASO NÃO SOU DO GRUPO DO LEAL NEM DE NENHUM PARTIDO SOU SIM UM INDEPENDENTE QUE CONHECE BEM O QUE SE PASSA NOS MEANDROS DA POLITICA OLHANENSE E DESCARADO TAMBEM NAAAAAÕ SOU M AS CONHEÇO MUITA GENTE DESCARADA QUE AGORA SE ARMAR EM PÚDICA VAMOS FALAR SOBRE PROBLEMAS DA NOSSAERRA SEM RANCORES PARTIDARIOS

Marreco disse...

O Video deste link
http://www.youtube.com/watch?v=aZ3snnk4VSo
é quase tão engraçado como o deste
http://www.youtube.com/watch?v=00cX_KZWvBc

sei que nada sei. disse...

os problemas do nosso concelho são os mesmos problemas de portugal inteiro.
ou seja os politicos ficam mais ricos assim como os ricos, e os pobres ficam mais pobres e tem de trabalhar até morrer.
por exemplo um administrador publico basta trabalhar 4 anos e leva para casa uma reforma bem choruda,os pobres e até já a classe média tem de trabalhar até morrer para pagar essas reformas e as dos politicos que tão mal nos temm governado.

Anónimo disse...

leal pede dinheirinho ao olhaneneses,mas os cartazes já não estão mais que pagos?
eu se pudesse contribuir pró leal era para lhe propor que se ele acabasse,com o cheiro a merda em olhão e com o esgoto do T,que é a principal atração turistica do ps em olhão.

Marreco disse...

"A insistência do Partido Socialista nos mega-projectos que, antes de começar já assinalam derrapagens indiciadoras de que a componente PPF (Pagamentos a Partidos e Figurões) vai crescer muito, é uma garantia de uma Taxa de Roubo que rivaliza com qualquer democracia africana ou sultanato levantino".

Mário Crespo, "Jornal de Notícias", 17-08-2009