quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

OLHANENSES INDIGNADOS COM...


Correspondendo ao repto aqui deixado, um grupo de olhanenses indignado com o preço da agua decidiu meter mãos à obra e avançar com a recolha de assinaturas, visando a promoção de uma Assembleia Municipal Extraordinaria onde, cara a cara e olhos nos olhos, os politicos da nossa terra sejam confrontados com a população acerca do autentico roubo que é a facturação da agua, saneamento basico e residuos solidos.
Refugiam-se os autarcas caseiros numa recomendação da entidade reguladora, não vinculativa, como se ao longo dos anos não tivessem desrespeitado legislação diversa vinculativa.
Argumentam com a perda de 48% da agua na rede como se tal não fosse sinonimo do desleixo e da incuria deles na renovação da rede, na pessima prestação em termos de detecção de roturas, mas omitindo o volume de agua gasto nos edificios publicos, alguns deles sem contadores tal como na casa de amigos ou ainda na falta de reutilização como é o caso das piscinas. Basta ver que o Parque do Levante e o predio fronteiro têm bombas a trabalhar 24 horas diarias e essa agua é jogada na rede pluvial quando podia ser aproveitada na rega dos jardins ou para encher o tanque dos patinhos.
No fundo, a Câmara Municipal de Olhão, não procede ao uso eficiente da agua, preferindo sobrecarregar os municipes com a aplicação de taxas, autentico roubo, bastando para isso que em caso de avaria de uma torneira que esteja na origem de um consumo superior a 36m3, o municipe tenha de pagar 60 euro de residuos solidos. Não é isto um roubo?
Por outro lado e fazendo uso do relatorio e contas da entidade gestora do sistema multi-municipal de aguas e saneamento basico, a agua é vendida ao municipio a 45 centimos o m3. Em media, uma pessoa gasta mais de 100 litros, ou seja um casal gasta mais do que os 5 metros do escalão minimo, pagando desde logo 74 centimos/m3, para alem da taxa fixa, outro assalto à carteira do consumidor. O comercio penalizado com tudo quanto é impostos, vê a sua factura agravada com taxas bastante superiores.
A agua é um bem essencial que não pode ou não deve ser recusada aos municipes a pretexto deste não ter dinheiro para a pagar, custo social, e pior ainda quando as novas taxas se tornam um pesadelo para os municipes.
Por outro lado e no que ao saneamento diz respeito, os municipes são confrontados com um agravamento das respectivas taxas, quando se sabe que o tratamento das aguas residuais é deficiente, tranformando a Ria Formosa na casa de banho do Sotavento algarvio, poluindo aguas piscicolas, conquicolas e balneares.
Contra tudo isto se devem revoltar os olhanenses e confrontar os eleitos dos diversos quadrantes politicos, sob pena de muito em breve termos novo aumento das taxas, ainda mais penalizador. REVOLTEM-SE!

11 comentários:

iNsAn!a disse...

onde posso assinar? Eh so dizerem!

a.terra disse...

A distribuição das folhas ainda agora começou, e é intenção do promotores distribui-la em cafés e supermercados. De qualquer das formas pode contactar pelo email olhaolivre@gmail.com e marcar um encontro a fim de assinar o pedido. Não esquecer que é necesario os numeros do BI/CC e de eleitor.

rui disse...

boas sugiro que coloque na internet as folha para que as pessoas possam imprimir e assinar entre amigos depois de cheia a mesma seria entrega ao "olhao livre"

quanto as taxas alguem me explica o porque de os residous solidos serem calculados em funcao da agua consumida??? pois sera que se eu der banho de imersao todos dias faco mais lixo que o vizinho que da duxe uma vez por semana??? nao vejo ligacao emtre solidos e agua...

Raquel Madeira. disse...

Podem divulgar os sítios onde se pode assinar?

Jorge disse...

A minha factura só é lida de 2 em 2 meses e fazem sempre umas estimativas maradas, onde pago o que não gasto.Onde posso assinar?

Rita Soares disse...

Boa tarde,parabéns por apoiarem essa iniciativa dos cidadãos, que se sentem revoltados sobre as contas da agua.
No meu caso moro em Moncarapacho, tenho uma fossa e pago os saneamento será justo? pois que paga o limpa fossas,quando a fossa está cheia sou eu.
Em Moncarapacho existe algum local para assinar?

rui disse...

rita pagas saneamento mas se te dirigires á ambiolhao eles retiram essa taxa.... é o dito esquema de gatuno sabem que nao podem cobrar mas cobram assim os que nao reclamam engordam a bolsa...

Jose Salvador disse...

Querem um conselho,vão para a porta da ambiOlhão e recolhem as assinaturas num instante,pois o roubo é de tal ordem que qualquer pessoa assina.

Damas disse...

podem divulgar onde posso assinar,para assinar, e divulgar pelos meus vizinhos e amigos .é tempo dessa gente que é paga com o nosso dinheiro, saber que em democracia as pessoas tem direito a discutir esses aumentos já que os partidos da oposição como o PSD e CDS, não o fazem e concordam com o PS..

a.terra disse...

Estamo a tentar reunir um grupo ou mais para proceder à recolha de assinaturas junto à praça de taxis, aos sabados no meio dos mercados de Olhão, e se possivel nos mercados de Fuzeta, Moncarapacho e Quelfes. Se algum do nossos leitores se disponibilizar para participar nessa campanha é com muito agrado que os recebemos. Eu estarei presente onde me for possivel.

OlhanenseATento disse...

Como se nao bastasse a agitagem encapotada da factura da água actual, A CMO e a Ambiolhão preparam-se para "propor" um aumento de 3% sobre o actual... Um aumento muito acima da inflação prevista para o corrente ano!! Como dizia o cantor... "chamem a policia, que eu não Pago!"