quarta-feira, 25 de abril de 2012

A DEMOCRACIA, 25 de ABRIL E O IDP

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=c10390f69d&view=att&th=136bd1bad24007ce&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&sadnir=1&saduie=AG9B_P_98p3B9e-Wv72vBbIOf-Nk&sadet=1335341354117&sads=bKRGleMt2hykLkD6bN232ta723w

É no contexto de degradação da democracia, de uma acentuada limitação à liberdade de expressão e pensamento, que se comemora o 38º ano da deposição de um regime e a instauração de um novo que supostamente nos traria motivos de esperança por uma vida melhor.
O 25 de Abril de hoje não pode ou não deve limitar-se à evocação de uma data, mas antes ser marcado por uma grande jornada de luta, de indignação e revolta pela situação do País e do Povo, que a cada dia que passa sente o rolo compressor de um capitalismo selvagem, a esmagar-lhe os seus direitos conquistados com muita luta.
No parlamento, qual circo, a palhaçada das comemorações de uma classe que levou o País e o Povo à ruína, mas que tem sido a grande beneficiaria das malfeitorias praticadas com uma gestão ruinosa senão danos dos dinheiros públicos em favor dos amigalhaços do regime, vamos ver os comediantes tecerem loas à liberdade, deles, enquanto se preparam para reprimir as manifestações da população, que se acredita, sejam marcadas pela contestação à degradação económica e social que nos impõem.
Em democracia, o poder de decisão está no Povo que pode delegar esses poderes em representantes. No nosso País, a sucia de aldrabões políticos, que usam da mentira, da promessa fácil e da manipulação da comunicação social para enganar o Povo como forma de assegurar o voto de representatividade, não é no entanto penalizada pela criminosa distorção da realidade. As eleições são, e não podem ser vistas de outra forma, como um contrato eleitoral com o Povo que em caso de incumprimento determinaria a perda do mandato de representatividade conferido pelo Povo.
Quando as lideranças partidárias, do alto do seu pedestal, impõem a mordaça do centralismo decisório em detrimento da consulta das bases seguida de uma ampla discussão, é a qualidade da democracia que estão pondo em causa. Quem tem medo do Povo, a base e essência de todo o processo? Aqueles que partilham uma fatia do bolo!
Nos dias 28 e 29 de Abril o Instituto da Democracia Portuguesa promove um evento, em que pretende discutir com agentes de diversas correntes de opinião, desenvolvendo a democracia participativa, temas que neste caso dizem respeito muito particularmente aos algarvios e que visam analisar a crise e possíveis soluções nalguns sectores da actividade económica regional, de acordo com o respectivo programa que pode ser visto clicando no link em cima.
Daqui apelamos à participação dos algarvios, em particular dos olhanenses num evento que saudamos e no qual também participamos.
Comparece em:
HOTEL PORTO BAY FALÉSIA - OLHOS DE AGUA - ALBUFEIRA

2 comentários:

Anónimo disse...

Copiar/Colar o mesmo sentimento
de outro tempo, não longínquo, da história de Portugal.
Mais uma vez os partidos do círculo do poder, têm demonstrado que são agências de negócios sujos, onde muitos entram com o propósito exclusivo de encher os bolsos.
Patriotismo,brio, dignidade, independência,defesa da democracia, tudo isso é retórica.
Entram alguns ingénuos convencidos da sinceridade dos que proferem essas palavras;mas sofrem logo a sabotagem dos velhos "macacões", e, ou cansados de lutar encolhem os ombros e deixam "correr o marfim" ou convencidos de que realmente é tolice ser honesto,começam de repente a dilatar as unhas, com o duplo desespero do logro em que andaram no princípio e da perda de tempo que, tendo-o deixado fugir, muito bem pode suceder não o poderem recuperar.
Qual é o virus, parece mais refinado que o da SIDA, que se manifesta nesta política insidiosa,sem escrupulos, nem honestidade, que ciclicamente nos leva a uma anemia mortal?
Quem o criou e disseminou?
Que terapia, que armas para enfrentar a actual situação?
Uma sociedade pacífica de indignados, até quando?
Tempo para séria reflexão!!!!

Floripes disse...

"Podes enganar algumas pessoas algum tempo,mas não podes enganar todas as pessoas o tempo todo", dizia Bob Marley,cheeiiiiiinhhooooo de razão!

O problema é quando as pessoas deixam enganar deliberadamente,se demitem de seu juízo critico, considerando que manifestar seu descontentamento poderá trazer consequências negativas para suas vidas!E pior ainda, quando esses receios são fomentados pela escorja que,de forma arrogante e prepotente,vai minando as mentes de quantos julgam depender do arbitrio destes "iluminados" no poder!Não olham a meios nem a intermediários...hipócritas que se julgam(alguns assim acreditam) de faca e queijo na mão!!!

Um bem haja a quem não cede a rodeios e conversinhas,a quem luta contra o clima de chantagem instalado,a quem não se acobarda e grita a plenos pulmões: "CHEGA!" ... chegará o dia de vermos estes vermes de volta ao submundo de suas vidinhas plásticas,afastados do Poder,ao qual nunca deveriam ter acedido! Séria reflexão e movimento contra nesta centrifugação de opiniões doentia e quase obscena!Pairando sobre Olhão, pairando na cabeça de todos nós!!!