segunda-feira, 13 de agosto de 2012

FUZETA: CRIME AMBIENTAL ESCONDIDO?

Durante o fim de semana foi hasteada a bandeira vermelha na Praia Fuzeta-Ria, com a Policia Marítima a proibir os banhistas do uso balnear, numa acção que se elogiaria não fora o facto de esconder algo.
Consultadas as paginas da Internet da Capitania do Porto de Olhão e da Agência Portuguesa do Ambiente constatamos não haver qualquer edital ou Aviso publicados, pelo que nos ficam muitas duvidas sobre a imposição de uma interdição sem a publicitação da respectiva decisão.
Um residente na Fuzeta informou-nos da existência de "águas negras" tanto na Ria como na costa e do sobrevoo de helicópteros. Certamente que os helis não andariam a pesquisar bactérias mas talvez a controlar a tal "mancha negra" e as tais "bactérias" nocivas aos banhistas podem muito bem ser resíduos de hidrocarbonetos de uma lavagem ilegal, clandestina,de tanques.
Tudo quanto possa ser dito no momento trata-se de pura especulação, pois não há qualquer informação oficial. Há dois anos atraz, ao ser detectada a presença de E-coli nas águas da Fuzeta, a ARH-Algarve afixou um edital onde constavam as razões da interdição e o volume das bactérias, pelo que se tratasse do mesmo tipo de problema, estamos em crer que a herdeira Agência Portuguesa do Ambiente não teria qualquer pejo em divulgar.
Conscientes do impacto que a divulgação de uma noticia cujo conteúdo reportasse uma descarga de hidrocarbonetos na costa algarvia, teria nos meios turísticos, admitimos muito seriamente e face à falta de informação, à omissão de factos, que possa mesmo ter ocorrido uma tal descarga com consequencias  muito gravosas num futuro próximo, para a região algarvia, até porque ao ocultar a situação podem muito bem estar a retardar uma intervenção que deveria ser urgente.
Certo é que os procedimentos das autoridades com responsabilidades na matéria não é claro nem transparente, levantando muitas duvidas, que podiam e deviam ser desde logo esclarecidas.
Fartos da ambiguidade dos decisores políticos, das brincadeiras que fazem com a vida dos cidadãos portugueses, da cultura de irresponsabilidade dominante no País, o Povo deve exigir seja dita toda a verdade sobre aquilo que poderá ser um crime ambiental grave. Quem tem medo da verdade?
As populações da zona da Ria Formosa devem mostrar toda a sua indignação e revolta e questionar a autoridade maritima sobre o que se passa na Fuzeta.
REVOLTEM-SE, PORRA!

2 comentários:

Anónimo disse...

alguem pode colocar aqui aquele link do tribunal de contas que tem os valores dos contratos da manutencao dos carros da camara etc
agradecia

Anónimo disse...

É verdade, na Ilha da Fuzeta, nas manhãs de 3ª- e 4º- e ontem Domingo,quando lá fui, apercebi-me que a água da costa, mostra uma textura gordorosa, comentei com alguém que estava ao meu lado, que me disse, que era o sol que fazia aquilo,nada convencido, lá fiquei com a minha opinião?
Agora lendo esta notíçia, estou convencido, que houve descargas,
limpesas de contentores no Oceano,para mais observando o areal na maré baixa, apercebi-me que havia, veios de gordura na areia molhada de cor castanhada mas com gordura tenho a certaza que se
fossem feitas analises à areia húmida, havia focos se poluição?
Mas como a temperatura da água estava boa, ninguém se preocupa com a gordura e também lá continua a apanha da conquilha, será que a
Políçia Maritima, não sabe o que se passa, se os mariscadores, não têm licença, são multados e os outros que passam os dias a apanhar, estão isentos