domingo, 19 de agosto de 2012

Maré Vermelha na Ilha da Fuzeta? Conquilhas contaminadas por Toxinas PSP e DSP são apanhadas por centenas de Turistas,com a Marinha a fechar os Olhos.

Hoje de manhã as aguas da Praia da Ilha da Fuzeta apresentavam uma cor avermelhada ao longo de milhares de metros,tudo leva a crer que se trata de uma maré vermelha,pois a cor das aguas assim o indicava!
Ao mesmo tempo nesse extenso areal centenas de Turistas dedicavam-se à apanha da Conquilha como sempre fazem desde que a maré esteja vazia.
Sabemos que a apanha da Conquilha e de todos os Bivalves estão interditos devido a interdição decretada pelo IPIMAR como podemos ver no seu site carregando aqui.
A Marinha Portuguesa a semana passada levou uma acção de fiscalização tendo interceptado várias embarcações da ganchora que se encontravam a navegar no local proibido da captura, mas a mesma Marinha, nada faz para que os turistas continuem ,como tem feito diariamente, nessa apanha ilegal que pode trazer graves problemas à saúde,poisos Bivalves podem conter Toxinas Tóxicas  PSP e DSP :
1º: Envenenamento paralisante por consumo de mariscos (PSP-Paralytic shellfish poisoning);
2º: Envenenamento diarréico por consumo de mariscos (DSP-diarrhetic shellfish poisoning).
A Policia Maritima por vezes anda nas praias do Algarve à caça dos vendedores de Bolinhas,fazendo figuras caricatas como já se viu na Televisões mas nada Faz para acabar com essa apanha que pode prejudicar gravemente as pessoas que ingerirem esses bivalves contaminados!
 Será que a Marinha tem ordens para não afugentar os Turistas, para outras praias não afectadas por essas Toxinas, que não fazem mal a quem nelas se banha, mas sim a quem consome os bivalves apanhados na zonas interditas?
Será que essas marés vermelhas não tem origem na Poluição devido a descargas  diárias dos esgotos sem qualquer tratamento e das descargas des ETARs obsoletas das Aguas do Algarve,que com o triplicar da população nos meses de verão fazem descargas directas sem a obrigatória decantaçao,como a de Olhão Poente, e de Faro Nascente, que já devia estar fechada há anos por causa de tão mal funcionar?Há organizações ,como esta que dizem que as marés vermelhas podem estar relacionadas com a Poluição,Para quando o fim da Poluição cada vez maior na Ria Formosa?????
Não seria aconselhável, colocar avisos  bem visíveis, em TODAS as Praias onde está proibida a apanha de Bivalves, para que as pessoas que afazem essa apanha diária saberem o perigo que correm?

2 comentários:

Gersinaite disse...

Estamos a 29 de Agosto, a situação mantém-se? O ponto de situação dado pelo IPIMAR, data a 19 e Agosto.....

antonio coelho disse...

pois isso tem tude a ,ver com as descargas que,fazem com camios sisterna nas nossas aguas na , nossa ria ,sao sempre feitas de noite ,e por isso que paga e sempre os outros nao e devia haver mais fiscalisaçao nas nossas rias assim nao acontecia esses factos