quarta-feira, 8 de agosto de 2012

OLHÃO: FESTIVAL POLUIDOR!



A horas do inicio de mais um festival de alienação como é o do Marisco e que custa ao erário publico algumas centenas de milhares de euros e num momento em que os bivalves da Ria Formosa morrem fruto da poluição, eis que a Câmara Municipal de Olhão resolve, o que não espanta, ligar os contentores que servem de sanitários à rede de águas pluviais.
Como se vê pelas imagens ampliando-as, clicando em cima, as tampas quadradas são de águas pluviais e a redonda de saneamento distando entre si cerca de um metro, mal se compreendendo que a grande defensora do ambiente e da Ria Formosa que até a promoveu a 7ª Maravilha, venha agora cometer um crime destes.
E não se pense que se trata de um acidente ou de um qualquer acto negligente, tratando-se antes de um acto deliberado e premeditado dos responsáveis do ambiente da CMO, porque aquando da realização recente da "Semana do Bebé", fizeram exactamente a mesma coisa, prontamente denunciada nestas paginas, sem que isso os tivesse incomodado tal o sentimento de impunidade que evidenciam.
A entidade máxima pelo ambiente algarvio, a CCDR, costuma nestas situações ter uma atitude didáctica como já o fez noutras situações, dando por isso origem à impunidade e à continuação dos crimes ambientais praticados pela CMO. Os responsáveis pelo Parque Natural da Ria Formosa, outra entidade com responsabilidades no sitio, finge não saber e refugia-se na falta de pessoal para não intervir. A ARH de Valentina Calixto é cega, surda e muda no que diz respeito aos crimes ambientais cometidos por Francisco Leal, ainda em presidente, só os dois sabedores dos favores que trocaram. A Policia Marítima está mais interessada em perseguir um qualquer pescador/mariscador e passar umas multas do que "servir de arma de arremesso" contra outras entidades publicas. A Brigada do Ambiente da GNR (SEPNA) já foi chamada ao local noutras ocasiões por causa dos esgotos directos para a Ria Formosa, mas ora alegando falta de disponibilidade ora uma avaria no respectivo site onde se fazem as denuncias, em regra não actua.
Mais uma vez daremos conhecimento, senão a todas, a parte destas entidades para que obriguem a Câmara Municipal de Olhão.
A Ria Formosa é uma zona protegida, classificada como zona sensível e as suas águas como de águas conquicolas, isto é de produção de bivalves, e mesmo que assim não fosse, estava obrigada a encaminhar os efluentes para uma ETAR, via rede de saneamento básico.
São esperados cerca de 60.000 mil festivaleiros, parte dos quais irá regar as comesainas com aqueles diureticos à sua disposição, e que inevitavelmente vão desaguar na Ria Formosa. Se bem que os festivaleiros não tenham culpa e fiquem agradados quer pelos repastos quer pelo cartaz dos espectáculos, os mariscadores não ficarão nada satisfeitos pela agressão que este festival representa para as suas produções.
Os produtores de bivalves, excluindo obviamente os também vice-presidente e vereador do ambiente da CMO, devem manifestar a sua indignação e revolta pelo estado de degradação a que chegou a Ria, num momento particularmente grave de mortandade da ameijoa, que atinge cerca de 80%.
REVOLTEM-SE, PORRA!

5 comentários:

Anónimo disse...

já algum de vos reparou que aqueles esqotos infelismente é assim mas estao correctos pois aqueles tubos sao dos lavatorios logo é nas aguas pluviais inflismento pois o sabao das mao tambem polui mas sao regras .
muito se fala mas pouco se sabe

a.terra disse...

Ao comentador acima:
Aguas pluviais são resultantes da chuva. As aguas que refere, são para todos os efeitos, aguas residuais urbanas, reguladas pelo decreto-lei 152/97 o qual transpõe uma directiva comunitaria. Ainda que supostamente sejam para lavar apenas mãos, pés ou tomates, não deixam de ser aguas residuais urbanas. E como diz, muito se fala e pouco se sabe, mas como parece saber mais da poda, diga lá então que regras são essas que descobriu apenas para tentar deitar por terra aquilo que se afirma no post. Será o novo avençado da Câmara?
De imediato posso assegurar-lhe que o SEPNA registou a queixa com o nº 7760/2012, seu sabão!

Anónimo disse...

Pode ler-se no novo site da CM Olhão que diz: "Nesta nova página web, que tornámos mais apelativa e interativa do que a anterior desejamos, caro cidadão, que colabore ativamente connosco."
Pretende a CM que as pessoas colaborem com eles...
Depois promovem uma viagem virtual pelo site: "Esperamos, por isso, pelas suas críticas e sugestões para melhorarmos diariamente o que fazemos. Toda a equipa – desde o Executivo aos funcionários que no Município de Olhão trabalham para si – deseja-lhe uma boa ‘viagem’ pelos caminhos virtuais que este novo site apresenta" e esperam pelas críticas de todos...
Não se sabe é onde se faz as críticas...
Site engraçado no mínimo!!!

Anónimo disse...

Desculpem, estar um pouco fora de tópico, esse site da CMOlhão é muito pouco interessante! Leia-se "A atividade de restauração e bebidas em Olhão destaca-se dos demais concelhos algarvios, pela sua elevada contribuição para a economia local, assumindo também um papel preponderante na promoção e desenvolvimento turístico do nosso concelho, registando índices de procura crescentes."
A atividade de restauração ainda vá...há por ai alguns restaurantes relativamente bons...agora a de bebidas? Referem-se às centenas de cafés que há por olhão, porta sim porta não? É nisso que olhão aposta? Coitados, terem um presidente assim!

Anónimo disse...

Esta manhã, passando na travessinha do cimento,ouvi uma senhora falando sózinha, que rua tão suja e mal cheirosa, é verdade como é possível que todas as ruas, que dão acesso aos mercados, tão badalados até nas TV estejam tão sujas e mal cheirosas com este calor.
Será que ninguém daquela Camara, passa naqueles locais, que são pisados diariamente por centenas de pessoas e também turistas é verdade a água está cara assim como a lexivia mas não gastariam certamente, como na promoção do festival.
Deviam ter um bocado de vergonha, já não bastando o cheiro horrível
da Etar,?
Que dirão, os visitantes, que frequentam aquelas vias dos mercados, como é possivel que esta terra seja tão tão porca e tão mal comandada por estes autarcas de meia tijela, gostava de ver as casas deles, se são também tão sujas e mal cheirosas?