terça-feira, 21 de maio de 2013

OLHÃO: CÂMARA EM CAMPANHA ELEITORAL

Ninguém dirá que a Câmara Municipal de Olhão tem um grave crise de financiamento, tendo até de pedir um resgate, perante o despesismo patenteado na promoção eleitoral dos seus gestores.
Em http://www.base.gov.pt/base2/html/pesquisas/contratos.shtml?tipo=1#201233 constatamos a aquisição de uma estátua de homenagem ao pescador bacalhoeiro da Fuzeta, que aplaudiríamos se...
Se repararem no conteúdo do documento verão que o contrato foi celebrado em 27/09/2010, valido por 487 dias e portanto até Fevereiro de 2012, no valor de 63.000 euros.
O prazo para a conclusão dos trabalhos está largamente ultrapassado em 15 meses e o monumento só deverá ser inaugurado a 16 de Junho do corrente ano. A primeira questão que se levanta desde logo, é a da oportunidade de fazer convergir a inauguração do monumento com o período eleitoral que se avizinha e desse ponto de vista, é de um objecto oportunismo politico que os detentores do Poder usam e abusam para proveito próprio.
A segunda questão tem a ver com a despesa efectuada num período de extrema dificuldade económica e financeira da autarquia e sobretudo da população. Gastar dinheiro desta maneira, por mais justa que seja a homenagem no actual contexto, é completamente despropositado, e pior ainda quando a autarquia se dedica a assaltar as carteiras dos municípes.
Por outro lado lembramos que a Câmara Municipal de Olhão tramou a Fuzeta, lavando as mãos do processo de agregação da freguesia, que será, para nós, sempre a Freguesia da Fuzeta, humilhada pelo Poder politico, nomeadamente dos partidos que inventaram a agregação, PSD e CDS mas também dos partidos traidores que se puseram à margem do processo abandonando a população da Fuseta ao deus dará e que agora, numa farsa montada para limpar a imagem deixada, vêm inventar uma homenagem, que sendo justa, trata-se de mais uma palhaçada de Francisco Leal.
A Vila da Fuzeta é uma povoação de larga tradição na pesca, seja ela do bacalhau, de Marrocos ou costeira, bastando para isso lembrar a famosa pescada da Fuzeta. E como a generalidade da sua população vive directa ou indirectamente da pesca, a melhor homenagem que lhe poderiam prestar, era a de criar condições para que a exerçam em segurança e condições. Os aldrabões no Poder sempre levantaram a Barra da Fuzeta como uma bandeira eleitoral nunca cumprida; o pequeno porto de pesca, outra bandeira incumprida. E se se pode minimizar as condições do porto, já o mesmo não se pode dizer o mesmo da barra, que foi desviada apenas porque a Câmara Municipal de Olhão autorizou construções onde não podia nem devia para favorecer terceiros.
E porque não acreditamos na inocência desta cambada, com sinais demasiado evidentes da pratica de crimes conexos aos de corrupção, lembramos que até há bem pouco tempo, o Edificío Delmar construído em Domínio Publico Maritímo sem qualquer titulo de utilização ou ter feito prova da propriedade, tinha à venda apartamentos por 850.000 euros. Qualquer um, perceberá que com tanto dinheiro ganho, alguém estará a receber alcavalas por fora, Eu não sou!
Os pescadores da Fuzeta devem receber esta "dádiva" com a indiferença que o Poder merece porque o que pretendem é algo mais objectivo para a sua actividade e que não se compadece com promessas eleitorais sempre adiadas.
REVOLTEM-SE, PORRA!

2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente já fazia falta alguma coisa para homenagear os pescadores do bacalhau.. mas nestes moldes, levanta sempre algum pó.
Para além da estátua, acho que os pescadores ficavam mais contentes/servidos, se fossem melhoradas as condições de trabalho. Nem um porto de abrigo em condições temos. e o que existem não tem condições, e está a cair. SIM a CAIR!! Há partes que estão degradas e podem a qualquer momento ruir, podendo até causar alguma desgraça!!! Os barcos estão todos em cima uns dos outros, não há um lugar para trabalhar em condições. as únicas coisas que estão boas são as pontes flutuantes mas uma é 100% privada ao influente Sr. Edgar, e a outra que deveria ser publica, é quase privada dos aqua taxis, e dos barcos das redes (é dos poucos lugares onde conseguem limpar e desamanhar as redes). há alturas que nem se consegue desembarcar pessoas na ponte "publica".
Mas também teem o que merecem, porque em vez de se unirem para lutar pelos seus direitos, andam todos a falar mal uns dos outros. e depois quando vem a campanha eleitoral, andam alguns com a Leal Mãozinha Rosa !!! enfim... triste!!

Soares disse...

A C.M.Olhão vai gastar uma fortuna em homenagear os pescadores do Bacalhau,mas retira-lhes a vista do mar que é a sua ferramenta de trabalho.
como podem ver nestes apartamentos,em frente ao Bairro dos pescadores da Fuzeta, à venda onde era a Cerca de Resinde,outrora cheia de Oliveiras.
http://casa.trovit.pt/index.php/cod.frame/url.http%253A%252F%252Fwww.portalmais.com%252Fimovel.aspx%253Fid%253D118288%2526idbd%253D19/id_ad.yM1V1KZX1k_/what_d.apartamento%20frente%20ao%20mar%20algarve/type.1/origin.2/section.1/section_type.1/pop.1