quinta-feira, 9 de maio de 2013

OLHÃO: POLITICA E FUTEBOL, UMA MISTURA EXPLOSIVA

 Há quatro anos atrás, estava o Sporting Clube Olhanense, na eminencia da subida à primeira Liga do Futebol nacional, com todo o mérito dos representantes; mas também ao mesmo tempo se desenrolava uma campanha eleitoral para as autarquias.
Porque o Estádio José Arcanjo não dispunha das condições exigidas, estaria obrigado a ir jogar ao Estádio do Algarve, a não ser que fizesse obras.
Percebendo o potencial eleitoral da massa adepta do Sporting Clube Olhanense, o presidente da Câmara Municipal de Olhão, disponibilizou-se para brindar o clube com cerca de um milhão de euros, fazendo aprovar em Assembleia Municipal a concessão de um subsidio, mais tarde atribuído sob a forma de protocolo entre as partes.
Depois disso correu muita agua e hoje o clube enfrenta uma situação económica difícil, tal como a autarquia, com demissºoes e denuncias de irregularidades nos dois lados.
Temos um candidato, ex-presidente do conselho fiscal do clube, que elaborou um relatório ao qual e na sua ausência, o presidente da Assembleia Geral e também da Assembleia Municipal tentou dar nova versão, o que dito de outra forma corresponde a uma falsificação ou viciação de documento.
No aludido relatório falava-se nos dinheiros do protocolo.
Importa hoje apurar se a Câmara Municipal cumpriu a parte que lhe competia, num acto já de si duvidoso e se não o porquê e a razão do silencio da direcção do Sporting Olhanense.
A promiscuidade da politica e do futebol, os dividendos que cada uma das partes tira da utilização indevida de dinheiros públicos, particularmente em vésperas de actos eleitorais, é de todo deplorável. E não será demais lembrar que a verba foi retirada da rubrica "Habitação Social", quando a CMO contratualizou um emprestimo para pagar os apartamentos na Rua da Armona, e que tambem não o fez.
Assim os candidatos anunciados, Eduardo Cruz e António Miguel Pina, vice-presidente da autarquia devem explicar à população olhanense, se a Câmara fez ou não entrega do dinheiro do protocolo celebrado, e o impacto que a falta desse dinheiro no actual momento do clube, dividindo responsabilidades.
A colagem feita através do clube e a utilização abusiva da sua imagem, mas também a cumplicidade da direcção que se remeteu ao silencio sobre esta matéria, são indícios de que algo não vai bem nas duas partes. 
O Sporting Clube Olhanense tem adeptos de todas as correntes politicas/partidárias e deve abster-se de participar nestas manobras que só servem a uma das partes.
Vamos lá então saber se a Câmara Municipal de Olhão deve ou não o dinheiro ao SCO, e em caso afirmativo, os adeptos do clube, defraudados com as expectativas criadas por políticos medíocres podem e devem, agora mostrar a sua frustração devido a promessas eleitorais não cumpridas.
NÃO VOTEM NELES!

2 comentários:

Elvira disse...

Para dar uma ajuda ao autor do artigo sempre lhe digo que o dinheiro prometido ao SCO para as obras no Estádio José Arcanjo,foi desviado da seguinte maneira, 360.000,00 € da Rubrica Aquisição de Terrenos para Habitação e nos próximos 3 anos 540.000,00 € da Rubrica Beneficiação da Rede Viária Municipal.
Continuem a denunciar esses gatunos, e aldrabões pois é o que eles merecem.

Anónimo disse...

cada um diz a sua coisa:
http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=132744&fb_action_ids=521803034519805&fb_action_types=og.likes&fb_ref=.UNXjsCyh-aZ.like&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582 afinal de contas,quem fala verdade?