sexta-feira, 5 de julho de 2013

Com o Sueste a entrar as Concessões da Ilha do Farol Culatra e Fuzeta de novo em Risco!!

Costa algarvia em alerta amarelo por causa do Sueste


  O Instituto do Mar e da Atmosfera colocou o Algarve em alerta Amarelo não devido ao calor, mas à agitação marítima que se prevê na costa sul, devido ao Levante.
Assim, na costa Sul, segundo o IPMA, haverá ondas de sueste com 2 metros, aumentando temporariamente para 2,5 metros no sábado, dia 6. A temperatura da água do mar, essa, continua ótima: 22ºC.
Entretanto, todo o país está em alerta Amarelo ou Laranja, devido ao calor. Os distritos de Beja, Évora e Setúbal estão em alerta Laranja, devido à previsão de temperaturas muito elevadas.
Nas cidades de Beja, prevê-se que as temperaturas atinjam mesmo os 41 ou 42ºC.
Noticia do Sul informação. 
Nota do Olhão Livre: o ultimo Sueste  de há 2 semanas deixou as concessões das Ilhas do Farol Culatra praticamente sem praia.,os concessionário tiveram de levantar  há pressa, os seus apetrechos de relaxamento para os banhistas, o mesmo aconteceu na Ilha da Fuzeta.
Sabendo nós que o Sueste vai aumentar e com as marés estão a crescer é certo e sabido que o mesmo vai acontecer.
Por enquanto são só os banhistas e os concessionários a ficarem prejudicados,mas se houver um galgamento oceânico,mas quem vai responder por isso, pois a duna primária nesses locais praticamente não existe e basta a conjugação de um vendaval forte junto com uma maré viva, e a desgraça vai acontecer como aconteceu na Ilha da Fuzeta em Março de 2010
Os moradores da Ilha da Culatra,e da Ilha do Farol, também não estão livre desse perigo pois já na ultima maré viva ficaram sem praia e se por enquanto é só a praia se houver um galgamento oceânico que rasgue a ilha ao meio a desgraça vai acontecer, e depois quem vai ser o responsável?
Essas associações devem se unir,  e conjuntamente lutar, e exigir medidas urgentes, das entidades responsáveis, para a defesa da Ilha de Stª Maria, da Natureza e da Biodiversidade, e das suas habitações!

1 comentário:

Anónimo disse...

O maoir crime é praticado pelo trator que faz a recolha do lixo na Culatra que atravesa as dunas desde a praia, para chegar junto dos baldes que estão ao longo da passadeira onde andam as autoridades?