domingo, 4 de maio de 2014

OLHÃO:VERDADES OCULTAS?

Desde o inicio da era da formação profissional que temos assistido ao ataque de dinheiros públicos para subsidiar uma nova actividade económica cujos resultados práticos se traduz na criação de alguns empregos para os chamados formadores.
No passado a formação estava entregue a associações sócio-profissionais, mas hoje o saque dos dinheiros públicos vêm a coberto de associações ditas de solidariedade, que proliferam na mesma proporção que as medidas da governação, empobrecem o Povo.
Olhão não foge à regra e é ver o aparecimento das mais variadas associações que encontram, na desgraça do Povo, a forma de satisfazer clientelismos.
A Verdades Escondidas actual já nada tem a ver com os objectivos iniciais, tornando-se também ela uma IPSS  na sequência da alteração estatutária aprovada e registada em Abril passado, onde a formação aparece como um dos objectivos da associação.
Curiosamente, a alteração dos estatutos não é acompanha do registo das contas, que nunca fez, um sinal obscuro da sua realidade que não impediu a atribuição de subsídios por parte da Câmara Municipal de Olhão, a qual por sua vez exigiu a outras instituições a apresentação dos respectivos balancetes.
Quais as receitas da Verdades Escondidas? A quotização de sócios não daria sequer para pagar a renda, caso tivessem que a pagar; donativos desconhecidos excepto os subsídios da autarquia?
O que levou a Verdades Escondidas à alteração estatutária senão o imbróglio da construção do Centro Comunitário, uma vez que os anteriores estatutos não lhe davam capacidade institucional para o exercício da actividade?
A presidente da Verdades Escondidas chegou a ser considerada a "patroa" da Câmara Municipal e mantém uma influencia determinante na autarquia de tal forma que os eleitos do PS e do PSD lhe estendem a passadeira apesar de todos, mas todos, saberem que não passa de um cambalacho pegado, mas que a partilha do bolo dá para todas as cores. Fez campanha eleitoral ao lado de António Pina.
O construtor do Centro Comunitário da Verdades Escondidas foi eleito pelo PSD, sabendo antecipadamente que lhe seria entregue a obra, e que como tal parte interessada, e questiona-se se não deveria ter pedido a renuncia ao mandato? Para quem defendia uma mudança e transparencia na gestão autárquica, convenhamos que a participação no elenco camarário é demasiada opaca.
Em partidos que vivem do pagamento de favores não espanta pois que a presidente da Verdades Escondidas consiga mexer os cordelinhos para a obtenção de favores que de outra forma os não obteria, como foi o CASO da APOS, candidata a um subsidio camarário negado apesar do enorme trabalho em prol da cultura olhanense e que levou mesmo a CMO a indicar o site da associação para se saber das lendas da Floripes e do Menino dos Olhos Grandes. Tudo para uns e nada para os outros, conforme o prestar de vassalagem à chicalhada politica.

Sem comentários: