Homenagem do Olhão Livre aos 3 pescadores desaparecidos desde Dezembro de 2013
Começo por publicar o texto de Nori André que em Dezembro de 2013 dizia o seguinte nas suas páginas do f.b.
"Há que manter a esperança!
Infelizmente, por vezes para se ganhar o dia, perde-se a vida! A
inquietação e a tristeza ancoraram nos corações dos pescadores, deixando
um mar de lágrimas e de angústia nos lares dos familiares, que anseiam
pelo regresso a terra dos seus entes queridos! Infelizmente e até ao
momento nenhuma brisa de vida soprou na tristeza dos aguardam em terra
firme, mas até ao ultimo sopro há que manter a esperança!"
Excelente texto e foto de Nori André , aquando o naufrágio dos dois pescadores que desapareceram para não mais tornar a aparecer, e assim ficaram eternamente esquecidos, por quase todo o mundo, nesse dia ainda havia esperança, mas não passou disso mesmo esperança... pois as buscas acabaram rapidamente, talvez porque eram simples pescadores, que ficaram esquecidos mas que ficaram a fazer falta aos seus familiares, e saudades as seus verdadeiros amigos.
Passados
mais 5 meses outro pescador de Olhão, embarcado na embarcação de pesca
Anadia, cai à agua em plena faina de pesca ao polvo e continua
desaparecido até aos dias de hoje. pode ler a noticia do Algarvepressnahora carregando aqui
Também aqui as buscas pouco duraram, pois mais uma vez foi um simples pescador filho de Olhão que desapareceu.
A esses três pescadores desaparecidos nas aguas do mar a CMOlhão e toda a vereação, no dia do pescador do ano passado não teve sequer uma palavra sobre o seu desaparecimento..
Triste sina é ser pescador em Olhão,quando nem uma palavra de conforto se tem no dia do Pescador para com as suas famílias ,que devido à falta do corpo, nem sequer podem fazer o período de luto.
Vem a CMOlhão este ano de 2015 mais uma vez festejar o Dia do Pescador.
Nós no Olhão Livre viemos deste modo avivar a memória, que no dia 28 de Outubro de 2014 mais um naufrágio aconteceu em Olhão, desta vez na Barra da Armona, uma Barra assoreada , e sem condições, de segurança para os pescadores, essa Barra onde nem sequer há sinalização, deu origem à morte de um mestre de pesca de uma embarcação da pesca da Ganchorra sendo o corpo desse pescador resgatado das aguas do mar, pela tripulação do Bemvinda Maria, e o outro pescador salvo por a tripulação da embarcação Alamar, que estavam no local do naufrágio.
Mais uma vez a heróica e rápida acção dos pescadores dessas duas embarcações, salvaram um pescador em perigo e resgataram o corpo do infeliz pescador falecido.
Mais uma vez se celebra o Dia do Pescador em Olhão, festejos esses que tem presença do secretário do Mar, Pinto de Abreu que devia ter vergonha de vir a Olhão sabendo que a Barra da Armona onde morreu um pescador devido ao assoreamento dessa Barra e passado 9 meses a Barra da Armona continua sem ser dragada, ou seja cada vez mais assoreada e cada vez mais perigosa para quem governa a vida no Mar ,ou seja o governo promete promete uma grande aposta no Mar, mas quando toca a fazer obra para segurança dos pescadores nem uma palha mexe e a Barra da Armona.continua um cemitério.O que os pescadores e as associações deviam neste dia do pescador era terem exigido Pinto de Abreu o rápido desassoreamento da Barra da Armona assim como dos canais de acesso à Barra.
Curioso muito curioso ou talvez não, é que mais uma vez ficaram esquecidos, os gestos heróicos dos pescadores que arriscaram a vida no salvamento do pescador salvo desse naufrágio da Barra da Armona feito pela tripulação, da embarcação de pesca da Ganchorra Alamar,e da tripulação do Bemvinda Maria que devido sua coragem resgataram o corpo do mestre da embarcação naufragada,que caso contrário corria o risco de também ele desaparecer para sempre nas aguas do mar.
Triste governantes tem Olhão, que tanto pregoam o mar, mas esquecem-se de fazer, neste Dia do Pescador, uma singela mas merecida homenagem aos verdadeiros Heróis do Mar, que colocaram a sua própria vida em risco, para salvar o seus camaradas de uma morte certa nas ondas do Mar.
às famílias dos pescadores desaparecidos e falecido nesses acidentes do mar, o nosso sentido pesar.
Aos Heróis das embarcações Alamar e Bemvinda Maria o nosso reconhecimento e Homenagem pela vossa abnegação e altruísmo em salvar e resgatar os corpos dos pescadores naufragados na Barra da Armona.
Um Acto dessa Nobreza faz a diferença, e destinge como já Platão distinguia assim os Homens do Mar ""Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar."
Por esse motivo era obrigação da C.M.Olhão ,no Dia do Pescador, Homenagear a família desses Homens que no mar morreram, e inteirar-se das sua situação económica, pois sabe-se que a lei portuguesa, quando os corpos não aprecem as devidas compensações tardam e por vezes nem aparecem.
Era também obrigação da CMOlhão, medalhar com a medalha de Ouro da CMOLhão, quem arriscou a vida para salvar a do Próximo.
Triste sina é ser pescador em Olhão e em Portugal, quando a autarquia só se lembra do dia do Pescador para as festas do costume,e nada faz para pressionar o governo central, em desassorear as Barras da Armona e da Fuzeta de modo a criar condições de segurança aos pescadores que teimam em ser pescadores em Olhão.
.
domingo, 31 de maio de 2015
Dia do Pescador em Olhão C.M.OLhão, esquece-se mais uma vez de Homenagear os verdadeiros Herois do Mar!
ALGARVE: PETROLEO, CASO DE POLICIA?
sábado, 30 de maio de 2015
RIA FORMOSA: NÃO À EXPLORAÇÃO DE PETROLEO NA COSTA!
sexta-feira, 29 de maio de 2015
RIA FORMOSA: POLUIÇÃO ENTRA EM CAMPANHA ELEITORAL!
quinta-feira, 28 de maio de 2015
OLHÃO: PINA MENTIROSO!
quarta-feira, 27 de maio de 2015
RIA FORMOSA: A POLUIÇÃO QUE NOS QUEREM IMPOR!
terça-feira, 26 de maio de 2015
MINISTERIO POUCO PUBLICO!
segunda-feira, 25 de maio de 2015
RIA FORMOSA: PIRATARIA GOVERNATIVA!
sábado, 23 de maio de 2015
Destruição do Património: O Ministro Demolidor faz melhor e mais rápido que o Estado Islâmico!
Qual a diferença entre uns terroristas e outros?
Essa imagem de baixo foi retirada da página do f.b. de Filipe da Palma é um membro do auto-denominado Estado Islâmico, a destruir monumentos históricos ,na Siria.
Filipe da Palma diz e concordo com ele o seguinte:
No Algarve Fazemo-lo Melhor.
A imagem de cima corresponde à destruição da Praia Dona Ana em Lagos ,considerada uma das Praias mais bonitas do Mundo!Todo o mundo se indigna por os terroristas não respeitarem monumentos históricos
Enquanto a imagem de cima corre o mundo, porque o E.I, está a destruir monumentos históricos construídos pelo Homem, no começo da civilização ocidental, a segunda imagem corresponde à destruição de belezas geológicas, esculpidas. ao longo de milhões de anos pela mãe natureza, a sorte calhou-nos a nós algarvios, pois fomos privilegiados, por a mãe natureza, nos ter sido tão generosa.
Dizem que vivemos num mundo civilizado, mas como podemos ver o terrorismo tanto acontece no berço da civilização, com recurso a marreta para proceder à destruição de monumentos protegidos pela UNESCO, como acontece em Portugal no Concelho de Lagos onde o ministro demolidor Jorge Moreira da Silva fez questão de estar presente nos inícios da actividade terrorista, de destruir a Praia Dona Ana, não com recurso a marretas mas sim a máquinas de destruição maciça.
A diferença da destruição está só no modo, pois na prática ambos os terroristas, mostram que tem horror ao que é belo!
E somos nós todos que pagamos este tipo de terrorismo, que é feito usando o dinheiro os nossos impostos, para protecção de edifícios construídos ilegalmente, em cima das falésias que estão em constante mutação, há milhões de anos.
Tanta gente a passar fome, tanta gente desempregada, tanta gente com falta de medicamento se de assistência médica, pois mais de 1.5 milhões de portugueses, não tem sequer acesso a um médico de família, tanta gente com falta de educação a sério, e o governo só preocupa em destruir e demolir!
Contra a destruição do Algarve a Luta Continua!
sexta-feira, 22 de maio de 2015
RIA FORMOSA: ESTADO NÃO QUER COMBATER A POLUIÇÃO!
quinta-feira, 21 de maio de 2015
OLHÃO: O DPM E O PROVEDOR DA INJUSTIÇA!
quarta-feira, 20 de maio de 2015
RIA FORMOSA: CONTRA A REPRESSÃO, UM POVO EM LUTA PERMANENTE! FORÇA HANGARES!
terça-feira, 19 de maio de 2015
OLHÃO: PORTO DE PESCA OU DA CACA?
RIA FORMOSA: REVOLTEM-SE, PORRA!
segunda-feira, 18 de maio de 2015
Vergonha nas Ruas de OLhão.
Vergonha nas ruas de Olhão onde a vereação tem todo o cuidado das estátuas, e na limpeza da estátua do dito Menine dos Olhos Grande,s mas que deixa no Largo do Carolas onde está implantada essa dita estátua, super protegida por António Pina e quejandos, mas fecham os olhos a uma grelha de escoamento de agua partida, onde a uma criança caiu e se magoou como se vê na foto do Pai dessa criança, mostra e bem a sua indignação na sua página do face bokk.
Nem vale a pena comentar as poucas palavras do pai indignado dizem tudo.
Ministro do ambiente presente na destruição da Praia Dona Ana,para salvanguarda de construções ilegais em DominioPublico Maritimo!
O ministro Jorge Moreira da Silva, também conhecido na Ilha da Culatra, pelo Jorinhe que é má pequene que um bague de milhe, no mesmo dia que anunciou que as demolições na Ria Formosa, em Domínio Publico Marítimo, eram para continuar, fez questão de estar presente na destruição da Praia Dona Ana, em Lagos,considerada uma das Praias mais bonitas do mundo.
Tais obras de recarga de areias é simplesmente para salvaguarda de um edifico ilegal construído em Dominio Publico Maritimo, e em risco de ir pela falésia abaixo.
O que mostra bem que a Lei do D.P.M. para essa amostra de ministro, não é igual para todos os cidadãos em Portugal!
Não foi por acaso que ele esteve presente,pois o que ele foi lá fazer foi nem amis nem menos dizer assim gastem lá o dinheiro publico a fazer de contas que estamos interessados na segurança daspessoas e bens, quando afinal de contas o que se passa na destruição da Praia Dona Ana é simplesmente a tentativa de protecção do Edifício Montana de 6 pisos construído ilegalmente em cima da arriba de uma falésia,ou seja em terrenos do Domínio Publico Marítimo.
E vem essa meia leca ameaçar, perante o deputado Cristóvão Norte e quejandos, que até as construções do lado Oeste do Farol iriam no futuro ser demolidas.
Será que JOrge Moreira da Silva não tem um pingo de vergonha nas fuças?
Contra a destruição do Algarve por políticos vendidos a Luta tem de continuar!
Fotos tiradas da página do f.b de Jorge Palma.
domingo, 17 de maio de 2015
RIA FORMOSA: AS DEMOLIÇÕES E A CRISE!
sábado, 16 de maio de 2015
RIA FORMOSA: COMO ENFRENTAR A BESTA FASCISTA QUE TOMOU CONTA DO PODER?
sexta-feira, 15 de maio de 2015
Construções em DPM,na Costa de Portugal,será que vão todas abaixo?
São aos milhares as construções de Hoteis mansões e predios de vários andares em Dominio Publico Maritimo na Costa de Portugal,aqui fica o registo de algumas mas há muito mais!
Começamos por esta foto que é da Praia Dona Ana em Lagos, e que era uma das 50 Praias mais bonitas do Mundo, mas que o governo e a APA estão a empedrar e a aterrar de areia grossa e suja, para ver se os edificios contruidos ilegalmente,em Dominio Publico Maritimo não vem atrás da Falésia que está num processo natural de erosão acelarado pela carga dos edficios construidos com licnça de alguém que não respeitou a lei do DPM.
Corrupcção??? Incompetência ? Ou o Srº Henrique Cimento a ditar as leis do poder e do dinheiro?
Como este muro de Betão em plena Praia do Martinhal construido ilegalmente por Sousa Cintra?
Como este muro de Betão em plena Praia do Martinhal em Sagres, construido ilegalmente por Sousa Cintra.
Praia da Amália na Zambujeira do Mar.
Porto Covo
Mas
porque razão o ministro do mau ambiente diz que na Ria Formosa as
construções,construídas,nas ilhas da Culatra e Praia de Faro tem de ir
abaixo,se antes de haver o Parque Natural da Ria Formosa já estavam
construidas,e se não estão legalizadas é porque a CMFaro não fez a sua
obrigação de as legalizar como fez a C.M.Olhão com a Ilha da Armona
Por
exemplo essa mansão está construída em cima do tecto de uma gruta na
zona da Galé no Algarve a ARH o ICN a CCDR e o ministro do ambiente
não conhecem?Se o tecto da gruta desaba quem vai ser o responsável pela
queda?
O Ministro do mau ambiente o aldrabão Jorge Moreira da Silva,disee hoje na reuinão, que neste momento o que resta das casas contruidas na Ria Formosa tem de ser demolidas senão era uma injustiça, para os outros cidadãos que viram nos Ilhotes de São Lourenço e na Praia de Faro as suas casas serem demolidas.
Mentiras atrás de mentiras é assim que se engana o povo,mas já agora será que as casas apresentadas nas fotos vão abaixo? Todas elas foram construidas ilegalmente em terrenos do Dominio Publico Maritimo que é pertença de TODOS,é que se não forem o Ministro Aldrabão está a cometer um agrande injustiça,e a discriminare os cidadãos de Portugal,como cidadões de 1ª e cidadões de 2ª.
Claro que o Ministro não vai dar ordens de demolição a essas casas construidas todas elas em terrenos da Reserva Ecológica
Demolições na Ria Formosa as ilusões foram-se! A luta continua!
Como sempre fomos alertando a reuinão do Ministro foi mais que estudada:
1º foi anuciada a limpeza do recovo da Culatra expulsando os estrangeiros sem fazer os fundeadores previstos no POOC, e ao mesm tempo fazendo a limpeza que a ambifaro devia fazer, pois é para isso que os filhos da Ilha da Culatra pagam a taxa de residuos sólidos.
2º foi anuciado as dragagens que só servem os interesses turisticos e não o ambiente e as populações piscatórias da Ria Formosa, pois na Barra da Armona é onde gastam menos dinheiro sendo que a Barra da Armona é a que de longe está mais assoreada, também a Barra da Fuzeta continua sem dragagens até que morra algum pescador!
3º Vejam lá há ultima hora até aceitaram a petição do Manel da Culatra, que num dos pontos defende precisamente o mesmo que o governo a implantação do turismo sustentavél, petição essa que vai ser discutida em segredo longe das vistas do povo, na A.Republica,onde os terroristas da Ria Formosa estão em maioria.
4º A seguir veio o artigo feito pela revista Visão artigo esse feito à conta do erário publico pois foram usados nessa reportagem a embarcação do Parque Natrual da Ria Formosa foi gasta a gasolina paga por todos nós, assim como foram utilizados recursos humanos (Vigilantes da Natureza) que são pagos por todos nós!
Será legal uma revista de um grupo privado, que tem como objectivo o lucro, utilizar os bens do estado para proveito proprio?
Porque razão a Visão não alugou um Táxi Maritimo dos que há com fartura em Olhão e em Faro para fazer essa reportagem? Gostava quem alguém questionasse o ministro ou os deputados da nação sobre esse uso indevido de bens do estado em proveito próprio.
Sobre a reuinão nada que não se estivesse à espera sempre alertamos as pessoas para não embarcarem em cantigas de embalar e só foi pena não se ter convocado uma grande manifestação para mostrar a essa gente do Poder que a Luta continua e para os ver fugir pelas traseiras do local da reuinão!
A Luta pela Defesa da Ria Formosa tem de continuar, pois é a Poluição que Mata a Ria Formosa e não as casas dos desfavorecidos!
RIA FORMOSA: O MINISTRO, A VISÃO E O TERRORISMO NO SEU MELHOR!
Em defesa da Ria Formosa a Luta Continua! Hoje em Faro reuinão com o minstro do ambiente!
Esta tarde ás 14.30 o Ministro do mau ambiente Jorge Moreira da Silva vem a Faro, reunir com a Polis os presidentes das autarquias de Olhâo e de Faro e com os representantes dos nucleos de moradores.
As eleições estão à porta e as demolições a irem para a frente colocam em jogo mais de 5000 votos o que é muito voto.
Em periodo de pré-campanha eleitoral não admira que as demolições sejam suspensas.
As pessoas devem de pensar as formas de luta a adoptar e exigir responsabilidades, preto no branco não só para parar as demolições, mas sim ordenar as construções e legalizar as mesmas, como acontece na Ilha da Armona na Praia de Faro e na zona Oeste da Ilha do Farol.
O argumento que essas consttruções estão construidas em Dominio Publico Maritimo, cai por terra ao ver que em 2009 a CMOLhão a ARH a CCDR e o PNRF autorizaram a construção de cerca de 90 apartamentos de luxo, nesse mesmo Dominio Publico Maritimo na zona ribeirinha da Fuzeta. o Condominio fechado DELMAR VILLAGE, alterando as quotas do terreno com entulho dos residuos perigosos dessa mesma construção, para construir uma piscina e jardins privados que impedem as pessoas de circular na maré cheia para admirar a Ria.
Como diz o Ministro o Dominio Publico não pode ser capturável por alguns, mas neste caso os poderosos usurparam esse Domino Publico com todas as autoridades fechar os olhos.
Nas proximidades desses 92 apartamentos de luxo encontra-se este colector de esgotos dentro do leito da Ria ,situado a 200 metros da Praia de Bandeira Azul da Fuzeta Ria, vê-se pelas imagens que o que sai de lá é veneno puro que tem dado origem a várias doenças dos frequentadores dessa Praia de Bandeira Azul.
Como diz e bem Silvia Padinha é a Poluição que Mata a Ria Formosa, não são as casas dos mais desfavorecidos, que querem demolir, deixando as dos poderosos de pé, e este esgoto tóxico que verte veneno no T local de embarque em Olhão para as Ilhas da Armona Culatra e Farol,é da responsabilidade de António Pina que declarou que tinha 500 000€ para acabar com este e outros crimes mas que até hoje nada mudou.
Também em Faro se encontra outros crimes cometidos por Rogério Bacalhau, como é o caso deste esgoto situado nas ruinas de um antigo Moinho de Maré ao pé da Horta da Areia. .
Rogério Bacalhau afirma à boca cheia que Faro não tem esgotos tóxicos diretos para as aguas protegidas da Ria Formosa, aqui fica mais uma vez a prova que Bacalhau é um aldrabão de 1ª, pois as imagens não são forjadas são sim uma triste realidade,que tem destruido todo o sensivél ecosistema daquela zona trasnfromando um sapal cheio de vida no local de lams pretas e podres, que emitem um cheiro nauseabundo.
Também no seguimento da constestação à poluição vem o governo anuciar que vai acabar coma ETAR Poente de Olhão que lança veneno através das suas escorrências, nas Aguas de Producção de Bivalves de Sal Tradicional e de Flor de Sal.
Esta foto revela bem a qualidade do veneno que sai dessa ETAR directa para as agua que deviam ser protegidas.
Esperemos que os representantes das associações presentes na reuinão com o ministro lhe digam que a nova ETAR prometida para Faro é mais do memo pois o tratamento é o mesmo que existe e as aguas desses escorrência da nova ETAR vem dar à Garganta uma das zonas de maior produção de bivalves passando esse veneno por várias salinas que produzem Sal Tradicional e Flor de Sal.
Ou seja mais do mesmo, em vez de utilizarem essa agua para a rega para a agricultura como já se faz no concelho de Loulé onde se está a aproveitar as aguas da ETAR de Salir que antes descaaregavam para os lençõies freáticos e agora regam um pomar de alfarrobeiras.
Fuzeta. como para colocar fim de uma vez por sempre à poluição na Ria Formosa tenha ela origem nas autarquias de Olhão e de Faro tenha ela origem nas ETARs assasinas da Aguas do Algarve no caso das ETARs de Olhão POente e de Faro Nascente.
Também o plano de dragagens deve ser contestado pois não se admite que o dessasoreamento da Barra da Fuzeta não se faça, e só se gaste cerca de 700000€ na Barra da Armona quando toda a zona da Armona está assoreada obrigando as pembarcações de pesca a perda de tempo para entrar na barra do Farol,e a gastos enormes de combustivél.
Hoje as promessa vão surgir aos montes mas não se esqueçam as eleições estão à porta e tudo o que for conseguido deve ser colocado preto no branco pois como se sabe os politicos,costumam fazer da boca cu e, hoje dizem uma coisa e depois de eleitos dizem outra.
A Luta continua!