terça-feira, 5 de maio de 2015

É a Poluição que Mata a Ria Formosa! Salvem a Ria Formosa


“Espero que haja consenso e diálogo para resolver esta situação”, esta é a palavra de ordem de Sílvia Padinha, representante dos moradores da Ilha da Culatra.
Em declarações ao Algarve Primeiro, Sílvia Padinha adiantou que a solução encontrada pela Sociedade Polis “é cortar o mal pela raiz e a realidade tem raízes demasiado profundas para que sejam cortadas de forma tão brusca e imediata”.
Com um vasto percurso ligado à defesa da Ilha da Culatra e de toda a sua comunidade, Sílvia Padinha recorda as conquistas alcançadas ao longo das últimas décadas, mas “não nos podemos esquecer de um percurso que não tem contemplado as pessoas e a poluição que, em meu entender, é o maior problema da Ria Formosa”.
Para Sílvia Padinha a indignação prende-se com o facto de se utilizar 87 milhões de euros do Programa da Sociedade Polis, em demolições, quando “a principal preocupação deveria ser a poluição, aquilo que prejudica verdadeiramente a saúde da Ria”.
Extracto das declarações de Silvia Padinha ao Algarve Primeiro,on line
 
Nota do Olhão Livre: Silvia Padinha uma lutadora em defesa da Ria Formosa,  vem desde há tempos colocando o dedo na ferida, quando começou por afirmar que :"É a Poluição que Mata a Ria Formosa"!
Por esse motivo quem é contra a poluição na Ria Formosa que assine esta Petição Salvem a Ria Formosa carregando aqui

A foto de cima é da saída das escorrências venenosas da ETAR a prova do crime da poluição provocada pelas Aguas do Algarve está bem à vista,pois essas escorrências,  poluem as Aguas de Produção de Bivalves, assim como poluem as aguas que dão acesso a salinas onde se produz Sal Tradicional e flor de Sal que por lei não pode haver poluição num raio de 500 metros à sua volta.,mais uma vez é crime ambiental e crime de saúde publica, também aqui,  as autoridades sabem e nada fazem,apra acabar com a poluição.
Aqui fica a foto das escorrências assassinas da ETAR Poente de Olhão,situada em Belamandil,  situada a menos de 50 metros dos viveiros de bivalves  da Ilha da Lebre e a menos de 500 metros de várias salinas que produzem sal tradicional e flor de sal.
Na foto de baixo podemos ver uma das 7 Maravilhas da Ria Formosa.  ou seja, umcolector de esgotos na Fuzeta a 200 metros da Praia de Bandeira Azul Fuzeta Ria, colector esse implantado no leito da Ria Formosa pela CMOlhão, onde a fauna e a flora são protegidos,será que a CMOlhão pensa que esse esgoto aduba a flora daquela zona?
Será por essas descargas de esgoto,  em pleno verão que centenas de pessoas frequentadoras dessa Praia de Bandeira Azul,   ficam com doenças de pele?Que raios de autoridades são essas que fecham os olhos a mais este crime ambiental e de saúde publica em Olhão?

Nós no Olhão Livre há anos que batemos nessa tecla mas os  poluidores sejam eles os presidentes da CMOlhão,como este esgoto do T ,que António Pina o defensor dos camaleões envenena diariamente as Aguas de Produção de Bivalves, destruindo assim a fauna e a flora das aguas da Ria Formosa, além de crime ambiental esses esgoto representa uma ameaça à saúde publica!


 Também o Bacallhau  mentiroso compulsivo,  diz que Faro, não tem esgotos directos para a Ria Formosa tem nas Ruinas de um antigo Moinho de Maré situado ao pé da Horta da Areia, a caminho para o Cais Comercial este autêntico nojo de esgoto directo para espaços da Rede Natura 2000 que  fazem parte da ZPE da Ria Formosa.
Macário enquanto presidente da CMFaro retirou a mota da saida desse esgoto, depois de nós no Olhão Livre termos feito um artigo a denunciar mais  este crime contra o ambiente na Ria Formosa. em Faro, mas o veneno esse  continua a verter directamente para as aguas que deviam ser protegidas da Ria Formosa nesse localde Faro, agora sem mota.
 

4 comentários:

Anónimo disse...

coloquem orgonite na agua para a limpar

Anónimo disse...

ainda há pouco, costumo passear e caminhar no parque natural, ao sair pelo caminho que vai dar ao Arménio, embora proibido, onde foi colocada uma nova vedação, há uma boca que desagua no ribeiro, que vem da aquacultura, a maré estava cheia, saia de lá, com enorme quantidade, uma água cheia de espuma, paracendo as bolinhas do detergente, não sei se é grave, mas que era em grande quantidade era. Pena que me esqueçi do telemóvel, senão tinha feito umas fotos, tudo isso vai para a Ria e lá, há muitos viveiros

Anónimo disse...

Onde ando o Srº Presidente da Câmara de Olhão e seus vereadores que não querem ver isto.

Anónimo disse...

pois o problema esta na ria poluida vejam que a costa algarvia a unica zona de classe B é olhao faro pois a ria esta poluida, agora melhoraram a classificacao dos viveiros de C para B mas pergunto se isto nao é so devido ao leilao que tanto se fala mas esta escondido. pois alguem iria licitar um terreno C? agora um terreno B ja licitam. a um mes e pouco do final das concessões nada se sabe mas que pais é este?