quinta-feira, 28 de maio de 2015

OLHÃO: PINA MENTIROSO!


António Miguel Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, rotula alguns dos seus opositores de boateiros quando ele não passa de um reles mentiroso. Na verdade, o que ele demonstra com o documento, que reproduzimos na integra nas imagens acima, é que a CMO atravessava e atravessa um endividamento excessivo, que em termos percentuais, quase atinge os 100% da sua capacidade de gerir receitas.
Ainda que Pedro Passos Coelho, e o seu governo, apontem para o estrangulamento financeiro das autarquias, foi por imposição governativa que as autarquias se viram obrigadas a reduzir as dividas, não podendo fazer uso da orçamentação de receitas de capitais para inflaccionar os orçamentos camarários.
Daí a natural redução da divida, como não podia deixar de ser, Mas quanto às empresas municipais, o que o mentiroso presidente não diz, é que quer a Fesnima, quer a Mercados de Olhão, apresentam zero de endividamento, conseguiram aquele "milagre" pela via dos subsídios que receberam, caso contrario corriam o risco de fecharem portas. No caso do Ambiolhão, dava para perguntar porque razão conseguem este "milagre" e depois ainda aumentam o tarifário? É que se a empresa dá mostras de ter capacidade para se libertar da divida, não se justifica o agravamento das condições de vida das pessoas, a não ser que estejamos perante mais uma das suas habituais mentiras. Por outro lado sabemos que o governo fez aprovar legislação que em caso de incumprimento no pagamento da agua às empresas exploradoras em alta, as autarquias ou as suas empresas, seriam obrigadas a cativar 50% das receitas de agua, a favor de, neste caso, Águas do Algarve.
Quanto ao roubo no IMI, o trapalhão presidente, fazendo coro com o vereador do PSD, vem dizer que reduziu a taxa do imposto em 20%, o que até é verdade, mas continua a mentir, uma vez que a redução efectiva foi de cerca 5%, de pouco valendo dizer que se situou no milhão de euros. Mais, tudo isto tem como objectivo não baixar a taxa do IMI, num ano em que cessa a clausula de salvaguarda que não permitia aumentos superiores a 75 euros.
A carta enviada aos munícipes não passa de um acto de campanha promocional pessoal, escrevendo torto por linhas direitas. É que nos finais de 2013, Pina anunciava ter quinhentos mil euros para acabar com os esgotos directos, mas até hoje nada fez nesse sentido. Em contrapartida, vai gastar cerca de 300 mil euros, ou mais na relva sintectica do Estádio do Ginásio Moncarapachense e no Estádio Municipal. Que prioridades são estas?
No campo da Educação, quer que o ensino seja "verdadeiramente" gratuito sem distinções de classe, pondo no mesmo saco, os filhos dos mais ricos com os dos mais pobres, como se não houvesse miséria em Olhão. A distribuição de material escolar de forma gratuita deveria destinar-se aos mais necessitados a quem podiam e deviam reforçar a alimentação escolar, já que muitos alunos a única refeição que têm é na escola.
E continua a ladainha, apontando a transferencia da manutenção dos espaços verdes para as Juntas de Freguesia como um investimento, omitindo que o que está a fazer é a reduzir a despesa da empresa municipal Ambiolhão naquela matéria que estava protocolada.
E como demagogo que é, vem prometer um Orçamento participativo para o próximo ano, mas não diz qual a verba que vai ser destinada à participação das pessoas; 300 mil euros? É a isto que ele chama o "nosso" orçamento? Vai para lá, vai!
Por fim, prepara o terreno para pedir um empréstimo de médio/longo prazo, no qual quer comprometer todos os partidos, justificando com o desejo da construção do Canil, do Skate Park e reabilitação da Escola do Bairro 28 de Setembro.
Curiosamente, o cretino presidente, joga com os sentimentos das pessoas, apostando em matérias com alguma visibilidade em detrimento de outras de maior necessidade.
Não tem uma palavra sobre a situação da passagem de nível, julgando que o assunto já caiu no esquecimento, mas n+os estamos cá para lhe fazer lembrar.
Quanto á reabilitação da Escola, já foi orçamentada, apenas se justificando a necessidade de um empréstimo para tal devido ao desvio das dotações para fins diferentes daqueles para que tinha sido aprovado.
O Skate Park, que foi tema de campanha em 2009, mas que já passou de moda, não se vendo nos dias de hoje a mesma quantidade de jovens a praticar aquele desporto radical, serve de justificação, não para o fazer mas como argumento para convencer os demais autarcas a aprovar.
E o Canil? Quando o próprio veterinário propõe a criação de um canil inter-municipal, não se percebe bem a prioridade agora estabelecida, embora sejamos da opinião de que o actual canil não tem o mínimo de condições para acolher os animais. Que estará por detrás disto?
Grande mentiroso!

2 comentários:

Anónimo disse...

Palpita-me que vai subir a tarifa do consumo de água, as taxas da merda, as taxas do mijo e outras taxas. Quem paga sempre a factura é o Zé Povinho. Uns roubam e outros pagam. Assim vai o nosso país.

Anónimo disse...

Não entendo que com tantas criticas ao executivo Olhanense os comentários sejam igual a zero.
Medo de comentar, não!
Podem comentar anonimamente, agora a verdade é que todos falam na surdina mas tem medo de dar a cara e até comentar com duvidas se serão reconhecidos.
Mentalmente todos necessitam do poder autárquico, daí a falta de comentários.
Dizer que faz falta muita gente como o Terramote é tudo uma cobardia o que faz falta é dizer BASTA!