segunda-feira, 11 de maio de 2015

Poluição e Demolições na Ria Formosa: Será Passos Coelho " Como o Corno que é sempre o ultimo a saber"?

No Sábado passado mais uma vez as pessoas, manifestaram-se ruidosamente, em Faro contra a Poluição e contra as demolições na  Ria Formosa, na presença de Passos Coelho e foram de tal  maneira ruidosas, que dois dos seus representantes  foram recebidas por Passos Coelho, para se inteirar dos seus protestos.
 Foto abaixo é  do SOS Ria Formosa.
 


Depois de ouvir as explicações de José Lézinhe e de Vanessa Morgado, Passos Coelho  ficou admirado e argumentou desculpando-se que não sabia do que se estava a passar, e que tinha sido alertado pelas manifestações que tinha visto na televisão.
Será desculpa? Ou será que  Passos Coelho o 1º ministro de Portugal,  é como" O Corno que  é sempre o ultimo a saber"?

Tudo leva a crer que o 1º ministro foi ultrapassado pelo Ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva, que há muito decidiu que as demolições na Ilha da Culatra e Praia de Faro, eram para ir até ao fim., pois o negocio para as concessões a grupos poderosos para o tal turismo sustentavél já está a ser cozinhado, na eleboração do novo POOC, que está a ser elaborado na CCDR do Algarve pela mão de Valentina Calixto ex,presidente da ARH e mentora  das demolições, pertença dos descamisados na Ria Formosa, deixando os poderosos construir dentro de agua, como se vê na Fuzeta. Ancão, Quinta do Lago e Cabanas de Tavira Fabrica e Cacela Velha.
Sabemos nós no Olhão Livre que assim que o novo POOC for aprovado já está feito um projecto para um dos Ilhotes da Ria Formosa onde  as máquinas de destruição maciça destruiram tudo, obrigando as pessoas a receberem 3 meses de renda e depois condenadas a irem para a rua, pois não tem dinheiro para as exorbitantes rendas que llhe foram impostas.

Está neste caso a casa do Peixe Rei, no Ilhote do Coco, que foi ameaçado e chantageado   psicologicamente pelos terroristas do Polis,  da seguinte da seguinte maneira" ou aceitas  3 meses de renda ou vais pró asilo"...... e assim Peixe Rei, aceitou pois não tem recursos financeiros para providências cautelares nem a ajuda  de nenhuma Drª da assistência social da CMOLhão , e nem nenhum advogado foi em sua defesa, como foi em defesa do camaleão, o Drº António  Cabrita, depois de  contratado por António Miguel Pina presidente da C.M.Olhão.
Peixe Rei é alcunha de um dos muitos moradores que viviam nos Ilhotes da Ilha de São Lourenço, que pertencem ao Concelho de Olhão, e que não tinham mais casa nenhuma onde meter a cabeça, ou seja era 1ª habitação, pessoa de fracos recursos económicos, Peixe Rei, vivia do que apanhava na maré à porta da sua casa,  vê-se agora confrontado com a rua, pois não tem dinheiro para continuar a pagar a renda.

António Miguel Pina  presidente da CMOlhão, que apresentou uma providência cautelar, que foi aceite pelo Tribunal de Administrativo de Loulé, providência essa paga com o dinheiro dos munícipes de Olhão para defender os Camaleões, da Ilha do Farol,  que pertence a Faro, pouco se teve importando para o Peixe Rei.
"Peixe Rei" teve azar, pois não é espécie extinção, senão tinha sido fervorosamente defendido,  embora na Ilha do Coco fossem arrancadas pela raiz, todas as árvores que tinham os protegidos camaleões, sem que os defensores do camaleão reclamassem clemência, a esses  desses repteis em extinção, como fizeram na Ilha do Farol

Resta acrescentar que António Pina deu ordens para demolir . 3 casas pertença da CMOlhão no sitio dos Pinheiros de Marim, para não serem ocupados por essas pessoas  corridas, pelo Polis e pelas autoridades das suas casas de 1ª habitação, dos Ilhotes das Ratas e do Coco situados no Concelho de Olhão no Ilhote de  São Lourenço.  
Incongruência e dualidade de critérios, na defesa dos camaleões, ou serão os Camaleões da Ilha do Faro,l uma espécie mais rara e protegida que todos os Peixes Reis e camaleões, que habitavam  e que tinham como 1ª habitação as casas e árvores dos Ilhotes que pertencem a Olhão?

A   defesa da Ria Formosa , Contra a Poluição, deve continuar como afirma Silvia Padinha. 
Todas as pessoas devem exigir tratamento igual pois se os poderosos, podem manter as suas mansões e hoteis ilegais, nas margens do Dominio Publico Maritimo na Costa do Algarve e em toda a Costa de Portugal, também na Ria Formosa o tratamento deve ser igual, e a CMFaro deve legalizar as casas, que não estão em zona de risco,como Olhão legalizou todas as casas na Ilha da Armona,  esquecendo-se  no entanto de legalizar ou deslocalizar as casas dos Ilhotes do Concelho de Olhão, para a Ilha da Armona e Ilha da Culatra,  como previa o Polis.
As associações devem exigir o desassoreamento da Barras na Ria Formosa, pois tem morrido pescadores nessas barras por falta de condições de segurança.
A Luta tem de Continuar em Defesa da Ria Formosa. 
A Luta tem de continuar contra a entrega da Ria Formosa a poderosos grupos, que se preparam as garras para se apoderarem da Ria Formosa ,das Ilhas e dos Ilhotes, para  aí construírem em nome do Turismo Sustentável.



7 comentários:

Marcelo Marreiros disse...

Bem sei que vou ser censurado mas vocês são uma escumalha que só sabe mal tratar e falar...falar...falar!autenticas beatas de igreja que tudo mal tratam sem olhar a vítimas que fazem, algumas delas cidadãos como vocês!triste muito triste a forma como julgam estar alertar a sociedade para negócios obscuros.

Anónimo disse...

Ainda se houvesse alguém a contra argumentar o que é publicado aqui, mas não, eu só vejo criticar, e criticas não são argumentos, são opiniões como as que toda a gente tem, e essas sim são as verdadeiras beatas, que comentam a vida alheia sem prova de facto. Tanta acusação que houve ao Leal, tanta acusação que houve ao Pina e ninguém vai preso por difamação? É porque se calhar tem-se dito as verdades, digo eu. Não é à toa que o leal está em tribunal pelas falcatruas.

Anónimo disse...

Boa noite.
Só para informação , se Valentina Calisto ainda manda tanto para poder rever o Pooc no sentido em que vocês pensam, saibam que a guarda avançada, que manda na Câmara de Loulé e que foi seu discipulo, já mandou por no futuro PDM de Loulé um EOT, Espaço de Ocupação Turistica com muita relevância á volta da casa dela em cima do sapal. Ninguem vai dar por isso mas já está maŕcado. É sò para perceberem o poder da dinastia algarvia.

Marcelo Marreiros disse...

Meu caro anonimo, Francisco Leal e António Pina são políticos e não cidadãos comuns....e sinceramente não me apetece argumentar com quem escreve de forma anonima!a crítica existe porque vocês olhao livre comportam-se de forma muito baixa e por vezes pisando gente profissional e pouco política.Agarrando em factos descritos pelas vossas beatas de rua ou pior de corredor,do diz que disse!

L.Pedra disse...

o único que se quis queixar do olhao livre foi o xico leal e foi por num post um dos autores deste blog lhe ter chamado pencudo.
também quis fazer queixa por uma carta que apareceu por todo o lado na net carta essa que falava da corrupcção na cmo mas o leal só fez queixa por causas da pretensa amásia pulga.

Anónimo disse...

Parece que temos alguem muito alto nestas paragens. Tão alto que nós somos baixos. Mas não diz quem foi maltratado e porque razões o foram. Deve fazer parte da escumalha!

Anónimo disse...

Uma coisa é certa as casas dos pobres que não tinham mais nenhum teto já foram abaixo...mas quando as maquinas chegaram perto das casas dos doutores que as têm para ferias ai pararam..........