segunda-feira, 4 de maio de 2015

RIA FORMOSA: ABAIXO O POOC E O POLIS!

O POOC enquanto plano de ordenamento e o Polis como seu executor, acabaram por mostrar ao Povo da Ria Formosa, as razões porque há anos vimos pedindo a sua suspensão e revisão.
A administração publica tudo faz para manter o Povo na ignorância das armadilhas que lhe preparam, afastando-os da participação na discussão dos planos e programas a que a Lei diz terem direito. A administração vai mais longe, substituindo a audição publica por uma discussão por escrito, muitas das vezes não respondendo sobre como incorporou as propostas dos elementos do Povo que nelas participam.
O POOC é um poço de contradições e o seu executor pior ainda, porque vai alem do erro cometido pelo patrão POOC.
Na imagem acima pode ver-se que na núcleo da Culatra, existe um recovo, enseada, baía ou lá o que lhe queiram chamar, mas que se trata de um abrigo natural para as embarcações que com baixos custos poderia ser transformado para porto de abrigo para a pesca, para a náutica de recreio ou para ambas.
No canal que vai da Culatra para a barra da Armona estão previstos dois fundeadores com o senão de se tratar de um canal secundário onde não é permitida a navegação a modos náuticos a motor com mais de 9 metros. Pergunta-se como vão os barcos de maior dimensão para aqueles fundeadores? De helicopetro? É que o heliporto construído pelos pescadores foi para socorrer pessoas e não para isso.
Admitamos porem que os fundeadores não teriam qualquer problema, mas então a Polis primeiro fazia os fundeadores e só depois avançava para a desocupação do abrigo natural. Tomar a decisão de expulsar daquele espaço as embarcações sem lhes dar uma alternativa, é uma asneira grotesca e demonstrativa de que a Sociedade Polis, está nesta cruzada, não para resolver problemas, mas para criar mais do que aqueles que já existem.
E não será por falta de dinheiro, mas antes de opções completamente erradas, substituindo o essencial pelo assessório, isto é, destruindo em lugar de construir.
Os utilizadores do "porto de abrigo" natural devem opor-se às intenções da sociedade Polis e não permitir, recusando e resistindo à ordem de abandono do local.
É provável que a maioria dos utilizadores daquele espaço, sejam estrangeiros, mas ainda assim merecem o apoio de todos contra a opressão e prepotência da Polis.
REVOLTEM-SE, PORRA!

9 comentários:

Anónimo disse...

Quem lá está fundeado é só estrangeiros com os barcos a fazer de casa e lixo. Já muito que aquela gente devia de ter saído.

Paulo Santos - Faro disse...

Acho muito bem que se revoltem, mas estas palavras que por aqui se lêem dão a impressão que alguns senhores por terem as bolas pequenas se escondem por de traz de um teclado!
Falam falam mas que vos ouviu aquando das demolições da Praia de Faro? Foi preciso passarem para o Farol, Culatra ou Armona para se começarem a ouvir os gritos de revolta!

Anónimo disse...

Tem toda a razão Paulo Santos de nos ninguém se lembrou aqui não se aluga casas.

Anónimo disse...

Onde há união ha mais força os ilhéus das ilhas da culatra estão sempre unidos será que as outras ilhas acontece o mesmo, ?

Anónimo disse...

Se vocês fossem mais unidos, como foi a população de Olhão/Farol, talvez as demolições nem tivessem acontecido. Mas deviam era pressionar o vosso presidente de camara para vos defender mais, pois foi como o vosso voto que ele lá está...

Paulo Santos - Faro disse...

Como??? Na culatra, faro e armona não se alugam casas para férias??? deixem-me rir!

Anónimo disse...

O Bacalhau tem tanto medo da malta das ilhas que vai fazer a reunião da camara na associação dos hangares quinta feira dia 7 de maio.
Não faltes que a malta vai lhe dar as boas vindas.

Anónimo disse...

Pois é Paulo Santos quando foi dos ilhotes a câmara de Olhão não se preocupou com o camaleão ... o sr tem toda a razão
E os barcos??? haja pachorra - é só estrangeirada a poluir a ria, a deitar as retretes diretamente para cima dos bivalves. Afinal qual é o argumento? é só dizer mal por dizer mal?

Anónimo disse...

O Bacalhau nos Hangares para quê??
Será porque o homem tem perfil de forcado?