quarta-feira, 6 de maio de 2015

RIA FORMOSA: POLUIÇÃO SEM FISCALIZAÇÃO!

O maior problema da Ria Formosa, é sem sombra de duvidas, a poluição, mas as entidades publicas, a todos os níveis encobrem, omitem, fingem não saber do que se passa.
Um dos focos de poluição, reside nas fossas da Ilha da Armona, embora o contrato de concessão e o Plano de Pormenor, obrigassem, à época, na construção de uma pequena ETAR. 
Em 2009, foi criada a rede em alta de exploração da agua e saneamento, que liga a margem terrestre às ilhas barreira, mas a Câmara Municipal de Olhão não promoveu e menos ainda procedeu à criação da rede em baixa de saneamento básico.
É óbvio que as infiltrações das águas residuais das fossas nas areias acaba por chegar às águas da Ria contaminando-as e não será demais lembrar que estas águas residuais não têm qualquer tratamento e por isso mesmo está pendente uma queixa na UE, que também já nos habituou a uma certa cumplicidade cm as autoridades nacionais.
Certo é que a única zona de produção de bivalves, na área da capitania de Olhão, classificada como de Zona C, é o Alto da Farroba - Regueira da Agua Quente, que fica mesmo em frente da Ilha da Armona e a ETAR mais próxima, Olhão Nascente, está bem longe.
Todas as entidades envolvidas são conhecedoras do problema mas fingem não saber, embora algumas delas tenham grandes responsabilidades ambientais. Estão neste caso o Parque Natural da Ria Formosa, que ao longo da sua existência, mais não tem feito do que encobrir a poluição nesta importante zona da Ria. Está também a Administração da Região Hidrográfica, do verme rastejante, Sebastião Braz Teixeira, que tinha a obrigação de zelar pela protecção dos recursos hídricos. Está a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, do David santos, o tal que tem prédio de cinco pisos na Praia de Faro. E como não podia deixar de ser a Câmara Municipal de Olhão, mais preocupada com obras de cosmética do que pôr termo à poluição na Ria Formosa. Não lhe bastam os esgotos directos, senão a falta de infra-estruturas de saneamento numa área que no verão alberga largos milhares de pessoas.
Quanto ao grande circo nacional, em que transformaram a Assembleia da Republica, também tem conhecimento quanto mais não seja porque o assunto foi aflorado verbalmente com o deputado Cristóvão Norte, mas parece que o peso politico, se não é nulo, fica-se pelo quase. Basta ver que apesar do ruído que tem feito em torno dos esgotos directos em Olhão, nada conseguiu modificar. Claro que os socialistas sabem mas porque se trata de uma autarquia desde sempre por eles controlada, nada diz.
Já o (des)governo ignora pura e simplesmente a situação e nem tem a mínima preocupação em saber se o contrato de concessão e o Plano de Pormenor estão a ser aplicados.
Mais, quando temos um governo que não dota a Brigada do Ambiente da GNR de um robot para verificar de onde provêm certas ligações, é porque não está minimamente preocupado com os problemas ambientais.
Então como compreender que a única "preocupação" ambiental sejam as casas nas ilhas barreira, um mal menor quando comparado com os crimes diários cometidos contra este santuário de biodiversidade?
E para que queremos todas estas entidades se não funcionam ou não cumprem com os objectivos tidos como necessários? Será apenas para a empregabilidade das jotas partidárias? Será apenas para nos roubarem com cobranças de taxas, taxinhas e taxões?

5 comentários:

Anónimo disse...

Só e pena esses reporteis da visão que hoje estão a ser levados pelo parque da ria formosa a visitar as ilhas e deserta não sejam levados a ver esses esgotos a poluir a ria vão atrás deles e mostrem a morte lenta da nossa ria

Anónimo disse...

Levem a comunicação social junto as saidas dos esgotos para mostrar como estão os ambientalistas de costas voltadas para o problema da ria façam como os ilhéus fazem quando e preciso mostrar

Anónimo disse...

O Pina esteve hoje no correio da manha TV via telefone mas não falou nisto só está preocupado com o farol por causa da casa do pai o farol até pertence a Faro.

Anónimo disse...

O presidente da CMO não quer saber dos esgotos e das fossas da Armona que são o maior foco de poluição na zona da fortaleza ele agora quer é conquistar as Ilhas da Culatra ( Farol Hangares E Culatra)ao Bacalhau, isto ainda vai dar bronca e da grossa, entre Farenses e Olhanenses.

Anónimo disse...

O presidente Pina ira estar amanha nos Hangares na assembleia municipal da CMF? Seria um gagar de rir.