sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

ALGARVE: AGUA PRIVATIZADA!

Segundo o Algarve Primeiro, que pode ser lido em http://www.algarveprimeiro.com/d/autarquia-de-vila-real-de-st-antonio-paga-dividas-privatizando-saneamento-e-agua/11194-4, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, vai privatizar o serviço de agua e saneamento, a troco de quarenta e sete milhões por um período de trinta anos.
Como se pode ver, o que leva a câmara de Vila Real à privatização de um bem essencial como a agua, é o elevado endividamento da autarquia, praticado pelos políticos locais, sem terem consultado o Povo do conselho.
Na noticia não é dito a quem foi entregue a exploração em baixa da rede de agua e saneamento básico, embora saibamos que a Aguas do Algarve tinha essa tipo de exploração previsto, o que mesmo assim já seria um mau prenuncio. Só que a Aguas do Algarve, por enquanto ainda é uma empresa publica, pelo que muito provavelmente a exploração passará a ser feita por uma outra empresa do foro privado.
O presidente da Câmara de Vila Real, agora demissionário da presidência do PSD Algarve, prossegue as politicas de direita, até nesta matéria, como se o governo do seu partido estivesse em funções.
Sendo certo que as dividas da autarquia pombalina, são da responsabilidade única e exclusiva de quem geriu os dinheiros públicos, também deveriam ser responsabilizados pela gestão ruinosa que está na origem desta venda que não traz qualquer beneficio para o Povo de Vila Real, bem pelo contrario.
Bem pode o presidente da câmara alegar com os dinheiros gastos, mas omitindo que as obras de saneamento desde há muito que eram uma obrigação prevista por legislação comunitária e nacional, para as quais foram disponibilizados fundos, que se não foram devidamente aproveitados, apenas se deve a uma certa inercia e definição de prioridades errada. A agua e o saneamento são uma das primeira prioridades de qualquer sociedade, não fazendo qualquer sentido, que só há um ano e porque foi sujeito a procedimento comunitário de multa, a autarquia pombalina se sentisse na obrigação de resolver um problema essencial.
Mas estas coisas não acontecem por acaso. 
Em Olhão, também a Câmara Municipal enveredou pela via do endividamento excessivo, apenas controlado por lei do anterior governo como forma de provocar a asfixia financeira dos municípios. Mas, no nosso conselho de Olhão, o presidente tem vindo a aumentara divida da empresa municipal que explora a distribuição de agua e resíduos em baixa, de tal forma que a Aguas do Algarve se propunha abocanhar a empresa a troco da divida.
Ou seja, aos poucos, os partidos do arco da governação, PS, PSD e CDS, vão levando a agua ao seu moinho, privatizando os bens essenciais, tal como o fizeram com a electricidade ou os combustiveis, sem que o Povo retire daí qualquer beneficio.
Se o preço dos combustiveis, privatizados, não acompanha as constantes descidas do preço do petróleo, alguém está a engordar e bem com a respectiva facturação. E aqui temos uma entidade reguladora que não regula nada; se a factura da electricidade é um escândalo, com a sua entidade reguladora a nada fazer, alguém de olhos em bico está engordando; se a factura da agua e resíduos é um roubo, bem podemos agradecer a uma entidade reguladora que permite tamanha escandaleira. Para engordar, a mesma teia de gatunos de sempre mas para colar a barriga às costas, o desgraçado do Zé Povinho.
O Povo de Vila Real deve organizar-se e dar luta a este tipo de politicas tal como o fizeram e bem, contra os parquímetros.
REVOLTEM-SE, PORRA!

4 comentários:

Anónimo disse...

o moço pina está com o cunhado a estudar a maneira dse o fazer sem dar muito estrilho na população e no próprio PS em OLhão.

Anónimo disse...

será que o hotel já pagou a divida da agua?

Anónimo disse...

Albarda-se o burro à vontade do dono e o último que feche a porta. Ai tuga tuga com maneira de estar de preto vais longe vais...

Anónimo disse...

Em Olhão as roturas da agua fazem valado até parece que o pininha ganha com o desperdício da agua.