terça-feira, 29 de maio de 2018

OLHÃO: DIA DO PESCADOR OU DE DEMAGOGIA?

A Câmara Municipal de Olhão, à semelhança do que vem acontecendo em anos anteriores, vai promover no próximo dia 31, mais um dia dito do pescador, como se pode ver em http://www.cm-olhao.pt/destaques2/2469-dia-do-pescador-assinalado-com-homenagem-aos-homens-do-mar.
Muito preocupado com os pescadores, o presidente António Pina, inventou uma nova  procissão como se os santos viesse dar de comer ou de ganhar aos pescadores. Claro que o que está por detrás desta nova procissão não são os pescadores mas antes dar movimento e cor à Avenida 5 de Outubro, fazendo dos pescadores de artistas para estrangeiro ver.
Se de facto a preocupação fossem os pescadores, a exposição sobre a poluição teria outro objectivo que não o de branquear os crimes cometidos pela autarquia, que o Pina integra há quinze anos. Como complemento, apresenta-se um comes e bebes que conta com o apoio da Docapesca. Ou seja, este cozinhado deixa antever onde se pretende chegar com esta iniciativa, apresentar, e bem diga-se, a poluição provocada pelo plástico no meio marinho. Mas atenção que os sacos das ostras também são de plástico e as mesas de ferro, tão poluentes quanto as caixas de plástico ou pneus que obrigaram os viveiristas a tirar das suas concessões. A diferença está no facto de pelo lado dos viveiristas estar gente simples e humilde enquanto do lado das ostras se esconde o presidente da câmara e o seu vice, com terrenos ocupados ilegalmente, para alem dos franceses, que depois de corridos em 2008, voltam a invadir o nosso território pela via do dinheiro publico, porque há fundos comunitarios para distribuir por eles.
No entanto, a poluição provocada pelas descargas das ETAR ou dos esgotos directos, sem qualquer tratamento, não vai fazer parte da exposição, sendo que é este tipo de poluição aquele que tem mais impacto na vida dos nossos produtores de ameijoa e até nos pescadores.
A Ria Formosa está eutrofizada e por isso morre o marisco como morre o peixe e as plantas de fundo, produtoras do oxigénio dissolvido na agua. Porque não vai o Pina perguntar aos pescadores o que apanham eles, porque nem só do arrasto ou do cerco vive a pesca?


  Certamente não serão imagens como as da cima que vão ser apresentadas, porque essa representam um desconforto para o Poder político.
Celebrar o dia do pescador quando nada se faz para dignificar a profissão e valorizar, mas antes, continuar a degradar as condições de trabalho e de vida daqueles que estão na génese do concelho, não passa de um exercício de demagogia, embora possa contar com alguns que a troco de uma medalha deixam passar em claro os crimes cometidos pela autarquia.

Sem comentários: