sexta-feira, 21 de setembro de 2018

OLHÃO: ESTADO ABANDONA PATRIMÓNIO!

A empresa construtora deste prédio foi declarada insolvente há mais de uma década e até à data continua sem sinais de ser recuperada.
O prédio em questão é propriedade do Estado, de um departamento ligado à Marinha, que parece nadar em dinheiro. Se nos lembrarmos que já depois da insolvência da empresa foram comprados uns submarinos para a apanha de "xoxas de velha" é caso para dizer que o Estado é mesmo um péssimo gestor do seu património.
Mas não deixa de ser curioso que, não há muito tempo, o presidente da câmara e outro ex andavam a "fiscalizar" o estado de alguns edifícios na zona, nomeadamente no quarteirão em que se insere esta construção.
Mais, nalguns casos, o presidente mandou afixar editais em que dizia que por falta de obras de manutenção/conservação ao longo de oito anos, tais edifícios deviam ser demolidos.
Ora, a câmara municipal tem em seu poder a identificação da entidade a quem pertence a obra e já a devia ter notificado do estado do prédio, ameaçando mesmo com a sua expropriação ou tomada de posse administrativa. E se a entidade em causa não quiser avançar para obras, então que as faça a autarquia e proceda ao arrendamento dos fogos. 
Inaceitável é haver falta de casas e de rendimentos para pagar os exageros que vêm pedindo e depois ver isto a degradar-se sem qualquer utilização, o que não espanta, porque o que mais falta é património abandonado e degradado.
Falta ainda um reparo nesta imagem. É que como se vê, ao todo "poderoso" Estado dá-se o direito de fazer o queira, sem o mínimo respeito por regras urbanísticas. Como se vê, a largura da rua é estreita para a construção em altura, pelo que o prédio em questão deveria ter recuado o suficiente para que fosse possível ter uma faixa de rodagem decente e com dois sentidos, lugares de estacionamento e mais o passeio. Passeio existe, mas se houver estacionamento, só é possível a circulação num sentido e estamos a falar de uma rua sem saída, ou seja um beco, mais pequeno do que aquele em todos nós estamos metidos pela inação da administração publica.

1 comentário:

Anónimo disse...

é verdade é mais uma vergonha e com tanta falta de casas e que este predio pode degradarse a qualquer momento ,e a imagen que da perante quem nos visita