domingo, 23 de setembro de 2018

RIA FORMOSA: CORRER COM OS PORTUGUESES PARA DAR A INTERESSES ESTRANGEIROS!

Apesar das ultimas noticias sobre a Ria Formosa não serem as melhores, assiste-se a um muro de silencio em torno do futuro próximo de quem tem casas nas ilhas barreira.
Alguns moradores dos núcleos dos Hangares e Farol foram notificados pela Sociedade Polis para a tomada de posse administrativa, num tratamento de completa desigualdade por parte da administração publica e em clara violação de princípios constitucionais e do Código de Procedimento Administrativo que asseguram aquela igualdade.
Por outro lado, as alterações ao Plano de Intervenção e Requalificação (PIR) da Armona demora a conhecer a luz do dia, sendo certo que estão previstas 190 demolições, continuando tudo calado como se nada se fosse passar.
Nos casos dos Hangares e do Farol, pensam aqueles que por enquanto se sentem seguros de que nada mais se passará, mas desenganem-se. É verdade que a Sociedade Polis será liquidada no final do ano, mas os seus poderes e competências passarão para a Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH). Claro que em vésperas de dois actos eleitorais como os que se vão verificar no próximo ano, é muito provável que o actual governo evite criar novos confrontos que poderiam ser fatais para os objectivos eleitorais a alcançar. Não significa isso que abandonem a ideia de proceder a mais demolições, até porque o governo está a vender o País a retalho.
Sendo isso valido para aqueles núcleos, algo semelhante se vai passar com a Armona. O atraso na divulgação do PIR, também tem a ver com a extinção da Polis, constituindo uma manobra dilatória do Pina, à semelhança de tantas outras, embora saiba que até ao final de 2019 tem de o ter aplicado sob pena de não ver renovada a concessão.
E sobre a concessão, porque o Pina é um mentirosos compulsivo, queremos esclarecer que o decreto que deu a concessão estabelece períodos de renovação automática de dez anos e não de trinta como ele afirma. Duvidamos que com tantos interesses nas ilhas, o governo venha a abrir mão das recitas que lhe podem cair pela "venda" das ilhas a capitais estrangeiros, bastando lembrar que o empreendimento de Vale de Lobo em tempos esteve interessado em construir uma ilha artificial; para quê tamanho investimento se pode "comprar" mais barato e natural?
Acordem e lutem por que se o não fizerem serão todos corridos quando menos esperarem!   

2 comentários:

Anónimo disse...

Acordar...., que chatice. Não vai faltar tempo e oportunidade para um bom espectáculo de cacarejo tão ao gosto do bando tuga.

Anónimo disse...

Com petisco à vista os cães de fila da MAFIA já estão a salivar.