terça-feira, 7 de janeiro de 2020

RIA FORMOSA: INFORMAÇÃO OU DESINFORMAÇÃO?

Há noticias que longe de trazer alguma verdade às pessoas apenas contribuem para as desinformar, embora admitamos que se trata de alguma gralha, como é o caso que pode ser lido em https://www.barlavento.pt/ambiente/plano-para-a-aquicultura-em-aguas-de-transicao-em-consulta-publica.
Um texto publicado no dia 6, ontem, que aponta para uma discussão publica no auditório da CCDR Algarve a realizar no dia 6 de Junho pelas 15:30. Nessa altura já o PAqAT estaria ou deveria estar embrulhado em papel higiénico, tal a sua inutilidade. Mas mesmo que fosse para o dia 6 de Fevereiro também já estaria de fora do prazo da consulta publica, que termina no dia 5 desse mês.
A ser verdade, e acreditamos que se trata de erro, tratar-se-ia de enganar as pessoas para não participarem na consulta publica no portal Participa, em https://participa.pt/pt/consulta/paqat-2-versao-para-consulta-publica.
Para se estimar a importância da produção da ameijoa na Ria Formosa, veja-se o quadro do Pordata em https://www.pordata.pt/Portugal/Peixe+produzido+em+aquicultura+total+e+por+principais+espécies-3454. Aí poderemos constatar que a produção de ameijoa nos dez anos antes de 2017 foi sempre superior à de qualquer outro molusco, nomeadamente a ostra. Se analisarmos do ponto de vista económico, tendo em conta a diferença de preços entre elas, a ameijoa oferece melhores e maiores condições.
Tudo isto deveria ser ponderado mas há elevados e poderosos interesses por detrás do PAqAT. Com ele, escancaram-se as portas à produção extensiva mas também intensiva de um elemento estranho à Ria Formosa, sem ter sido definido a capacidade de carga, ou seja a quantidade desejável por m2.
A seguir em frente, o PAqAT destruirá todas as actividades tradicionais da Ria.

1 comentário:

Anónimo disse...

Essa data de 6 junho foi a reuniao para a discussão do 1°plano