domingo, 4 de abril de 2021

OLHÃO: MENTIRA E OMISSÃO DAS ENTIDADES PUBLICAS

 Há muito tempo que sabemos que as entidades publicas não primam pela transparência e pela verdade. E de tal forma assim é que hoje damos conta de alguns numeros do concelho constantes no Portal da Transparência Municipal cuja entidade responsavel é a Direcção Geral das Autarquias Locais e outros do site PORDATA. 
Assim, todos poderão verificar como o Portal do Governo está desactualizado, o que não acontece por acaso.


Alguns apoiantes do poder local têm por habito desmentir ou desvalorizar este tipo de publicações, jogando com as datas e sem ter a preocupação de verificar a realidade. Na imagem debaixo pode ver-se que é de 2021 e se alguem está errado é a DGAL!
Já o site do PORDATA reporta os numeros de Dezembro de 2019 que os relativos a 2020 ainda não foram publicados.
De acordo com o PORDATA temos 44.506 habitantes, dos quais 4.699 são estrangeiros. Tendo em conta que cada agregado familiar tem em média três pessoas, seriam necessárias cerca de 15.000 casas, mas existem 26.655.
Se dessem às casas a função social  que deviam ter não haveria necessidade de casas para a população residente, mas acontece que quase metade das casas são de segunda habitação, o que leva a uma subida do numero de pessoas em determinadas épocas e à desertificação nas outras, razão porque Olhão está a copiar os mesmos erros de Quarteira ou Albufeira.
Dos 44.506 habitantes, 28.617 estão em idade activa compreendida entre os 15 e os 65 anos, dos quais alguns têm incapacidades, razão pela qual os reformados, pensionistas e jovens até aos15 anos, serem bem mais que os restantes 15.889.
Reformados e pensionistas representam 33% do total, ou seja 9.443 pessoas e os jovens até aos 15 anos são cerca de 6.898 representando15,5%, totalizando estes dois grupos cerca de 18.917 pessoas.
A grande curiosidade vai para o facto de os numeros do Portal da Transparência Municipal, relativos ao RSI passarem a ser confidenciais no Pordata, o que diz bem da forma como o governo esconde ou mascara a realidade. No PTM a taxa de RSI era de 33,9% da população em idade activa, qualquer coisa como 9.700 pessoas.
Falta ainda a taxa de desemprego, também ela camuflada nuns escassos 3%, ou seja 930 pessoas inscritas nos centros de emprego, omitindo quantos estão frequentando cursos criados para disfarçar os numeros do desemprego.
Outra curiosidade, é o facto do Pordata dizer que o numero de trabalhadores da administração local ser na ordem dos 560, quando só no mapa de pessoal da câmara os postos de trabalho ocupados serem na ordem dos 638 e a ocupar mais 149.
As omissões e inverdades das entidades publicas, nomeadamente da Câmara Municipal de Olhão dizem bem da falta de transparência que vai na gestão autarquica. Até quando?

Sem comentários: