domingo, 16 de janeiro de 2022

OLHÃO: AS TRETAS COM QUE NOS TENTAM ENGANAR

 A menos de quinze dias das proximas eleições legislativas, multiplicam-se as promessas de um futuro risonho, qundo a realidade é bem diferente. Vem esta conversa a propósito do video da cabeça de lista dita socialista e do presidente da câmarae daAMAL, o qual pode ser visto em https://www.facebook.com/watch/?v=1670932213237802.

Jamila Madeira que foi eleita em 2019 e acabou como secretaria de estado, despedida por incompetencia, vem agora dissertar sobre as virtudes ditas socialistas, omitindo a sua anterior promessa de tudo fazer pela construção do Hospital Central de Algarve. 

Nestas candidaturas não se vislumbra qualquer projecto de sociedade, apresentando apenas medidas avulsas, com transferencias de verbas de um lado para o  outro, mas sem se resolver os problemas de fundo. É a politica de remendos para caçar votos e ver qual a parte da fatia do bolo que cabe a cada um. 

Já o meu amigo Pina veio falar sobre as excelentes relações que mantem com o actual governo e que é com base nelas que se vão ver algumas intervenções em Olhão e na região.

Desde logo vem à liça a  construção da Variante Norte a Olhão, a qual estava definida no Plano Director Municipal, mas que nunca foi intenção fazer!

Não foi o governo Costa que avançou para  a construção da Variante, mas sim o de Socrates quando lançou a Requalificação da Estrada Nacional 125, que não chegou ao fim. Com o Costa, veio até Olhão o Pedro Marques, com direito a tenda montada à saída de Olhão, em vesperas das eleições  autarquicas de 2017 para anunciar para breve o inicio das obras. Está a fazer cinco anos!

Mas até isso era mentira e a prova-lo estáo facto de as verbas para a fazer sairem do Plano de Recuperação e Resiliencia (PRR), um apoio da UE. Sem aquele dinheiro as obras não avançariam, está mais que visto!

Mas também no campo da habitação, os vinte e cinco milhões a ela destinados, saem do PRR, o qual destinou uma verba significativa para a construção de habitações no País.

Quanto à reabilitação do Centro de Saude, desde o inicio que tem problemas, embora não seja a principal causa dos problemas na Saúde. Os centros de saude deviam estar dotados de serviços de diagnostico e terapeutica, analises e imagiologia, com capacidade de resposta  para não haver tempos de espera até mesmo nos laboratorios privados.

Sem dotar o SNS (centros de saude) de meios tecnicos e humanos para acudir o mais rapido possivel a quem está doente, não serão as obras, ainda que necessarias, que marcarão a diferença na assistencia às pessoas. Nisso ninguem fala, continuando o Estado a alimentar os serviços privados, pagando milhões por serviços que ele podia prestar se a vontade politica fosse essa.

Ninguem está a pedir que se faça num ano ou numa legislatura, mas que comecem por fazer por regiões, calendarizando as diversas fases. No fundo, um plano plurianual para o sector da saude.

Deixem-se de discursos de promessas que não têm intenções de cumprir!

Sem comentários: