segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

OLHÃO: ESCONDER PARA NÃO RESOLVER

 Há dias atrás, a empresa municipal Ambiolhão, emitiu um comunicado sobre uma descarga efectuada no dia 5 junto ao Cais T, dizendo que prontamento os serviços teriam resolvido o problema.
Percebe-se agora a rapidez na chamada resolução do problema se é que assim se pode dizer. Na verdade, ainda que celebrado em 22/09/2021 só a 30/12 do mesmo ano foi publicado o contrato celebrado com a Hubel, conforme a imagem a seguir

Como se pode ler no ultimo paragrafo, o contrato visa a empreitada de remodulação e automatização do sistema de comportas do colector pluvial da trange. Ou seja, o sistema de aguas pluviais, passa a estar dotado de um sistema de comportas que permitem a descarga em horas que a generalidade das pessoas não vejam.
Não se corrigem as ligações de esgotos à rede de aguas pluviais, apenas se esconde dos olhos dos criticos das descargas poluentes. Isto não resolve qualquer problema, mais parecendo umaoperaçãode varrero lixo para debaixo do tapete.
De qualquer das formas, lembramos que Albufeira também tinha uma linha de aguas pluviais que foi encanada e dotada de um sistema de comportas, e que em momento de maior pluviosidade levou à inundação de toda a baixa daquela cidade.
Pode acontecer o mesmo em Olhão, num dia de chuva mais intensa se as comportas não abrirem no devido momento alagar as zonas baixas como a Rua Almirante Reis e adjacentes ou na Rua Diogo Mendonça Corte real e adjacentes.
Na ansia de esconder as descargas poluentes para não resolver o problema das ligações de esgotos domesticos autorizados pela autarquia, corre-se o risco de vermos uma parte da cidade transformada numa piscina.
Bom trabalho, sim senhor!

Sem comentários: