domingo, 23 de janeiro de 2022

OLHÃO: A MENTIRA É RAINHA NA CÂMARA DE OLHÃO!

 A maioria dos nossos leitores já teve a oportunidade de ver as imagens da reportagem sobra a Ilha da Armona mas ainda assim há muitos que não perceben onde começa a verdade e a mentira e por isso vamos esclarecer alguns pontos.

Na dita reportagem, quando questionado sobre a possibilidade da perda de mandato por violação dos planos de ordenamento, o presidente respondeu que tinha sido a câmara, o quie não corresponde à verdade.

A verdade é que na primeira reunião do executivo resultante das eleições de 2013, o presidente, contando com a inexperiencia de alguns vereadores, conseguiu que lhe fossem delegadas as competencias do órgão,entre elas as do urbanismo, que depois delegou no vereador, o qual aprovou a demolição total e nova construção, onde não podia nem devia. Esta é a primeira mentira! No mandato seguinte viria a proceder de igual forma!      

E para confirmar isso, a reporter Ana Leal, estava munida  do Acordão do Tribunal Central Administrativo onde se diz isso mesmo, uma  operação autorizada pelo vereador.

Depois disso e querendo desculpar-se, fez chegar à comunicação social mais um conjunto de inverdades para não dizer mentiras como se pode ler em https://www.sulinformacao.pt/2022/01/pina-exige-investigacao-a-alegacoes-de-corrupcao-na-armona-oposicao-quer-apurar-a-verdade/?fbclid=IwAR2LdaiNRDn-tfUYQhn58N1_73Ph37URr48XADfdA2RmySsFvAscmS2bOSMinvestiga%C3%A7%C3%A3o.

Nesta noticia o Presidente vem falar de suspeitas de favorecimento, da parte da Câmara de Olhão, a alguns proprietários. Bom, se aquilo que fizeram com o casal inglês, aprovando uma construção onde não podiam, o que é então?

Depois vem dizer que há um braço de ferro com o ministerio do ambiente no que toca às demolições. Mais diz, "É que na visão da Polis Ria Formosa, entidade que elaborou o plano há cinco anos...". E mais uma vez mete agua!

É que a ultima versão data de Fevereiro de 2021. Sim, é do ano passado! Vejam a seguir a capa do Relatorio do Plano de Intervenção e a Planta do mesmo

                 

                       

E para que não restem duvidas, um excerto da dita planta para verem bem a data

Mas temos mais. É que há cinco anos ainda não havia sinais do comboio, como se pode ver na Planta a seguir, essa sim de 2015

"Nós o que queremos é a renegociação da concessão, mais do que o PIR, que até pode não ser exequivel, uma vez quejá passaram tantos anos desde que foi feito" revelou Antonio Pina.
Bom, em 2017 já se dizia e o Pina vangloriva-se pela renovação da concessão por mais um periodo de trinta anos, o qual dependia da aprovação do PIR até ao final daquele ano. Até agora nada!
Mas atenção que o decreto que dá a concessão da Armona à câmara prevê que até um ano antes do termo do prazo da  ultima renovação, deve a mesma ser denunciada ou renovada automaticamente por igual perido de dez anos. E o prazo está a acabar!
Será que o Pina pensa em protelar a aprovação do PIR e levar para a renovação automatica da concessão, julgando com isso que se livra das obrigações do PIR? É que até as intervenções estão prevista no decreto que concessiona a ilha e que pode ser visto em https://dre.tretas.org/dre/142417/decreto-lei-92-83-de-16-de-fevereiro, e não foram cumpridas. Isto merece muita atenção!

Sem comentários: