quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

OLHÃO: O VOTO ANTECIPADO DEIXA DE SER SECRETO?

 A pergunta do titulo tem toda a razão de ser, porque há locais onde o voto antecipado foi presenciado por outras pessoas, quando era suposto ser secreto, mas as imagens desmentem-no!

Isto passou-se numa IPSS de Olhão, a ACASO, que se deu ao luxo de publicar nas redes sociais imagens de funcionarios junto dos eleitores votantes, como se pode ver em https://www.facebook.com/AcasoIpssolhao/photos/a.323752311051983/4745565975537239.

Agora podem apagar porque já retirei as imagens que são elucidativas e que podem ver a seguir



Passou-se na ACASO, como se passa na maioria das IPSS deste País, funcionando como autenticos sindicatos de voto, exercendo pressão sobre funcionarios e utentes para queo voto vá no sentido do partido que a dirige.

Mesmo nas tradicionais assembleias de voto, os utentes das IPSS são acompanhados pelo respectivos funcionarios apenas até à mesa de voto, dando liberdade, nem sempre, de voto. Se há abusos, eles acontecem pela falta de fisclização dos delegados partidários para as assembleias ou mesas de voto.

Só que no caso do voto antecipado não foram feitas as diligencias necessarias para a presença dos delegados dos partidos, os quais tinham o direito de fazer afastar os acompanhantes dos eleitores.

Uma coisa é apoiar e ajudar os  idosos para exercerem o direito de voto, outra bem diferente é indicar-lhes em que quadrado devem fazer a cruz, adulterando o sentido de voto.

Vergonhosas práticas de quem exerce a sua influencia para conseguir mais uns votos. E não estamos a falar de funcionarios que esse têm de cumprir com as orientações ou sujeitam-se a perder o trabalho.

E dizem-se estes cavalheiros socialistas! O raio que os parta!

Sem comentários: