quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

OLHÃO: CRIME AMBIENTAL DA AUTARQUIA

 Leitor assiduo do Olhão Livre, enviou-nos ontem um email no qual pedia para denunciarmos o crime ambiental que constitui a descarga de esgotos junto ao Cais T. Bem que nos podia mandar uma imagem, talvez mais importante que as palavras.
No post antecedente falávamos do recurso a comportas com o objectivo de esconder dos olhos das pessoas as descargas, passando-as a fazer durante a noite mas continuando a poluir a Ria.
Não foi por acaso que a Ambiolhão faz um comunicado nas redes sociais culpando, e com alguma razão, as pessoas por jogarem nos esgotos fraldas, pensos e outro artigos que devem jogados no lixo e nãonos esgotos. Pior ainda porque podem vir a ter problemas nos esgotos dentro de casa. No fundo, um pouco de falta de civismo, sempre criticavel.
Mas não foi por isso que foram descarregados nas aguas pluviais, como no Cais T. As descargas através das aguas pluviais deve-se ao facto das inumera ligações de esgotos domesticos à rede de aguas pluviais, o que deveria mercer um investimento maior, uma intervenção que separasse as duas redes. Mas porque isso tem alguns custos, a opção é criar um sistema de comportas para esconder as descargas.
No entanto quem aceder ao site da Ambiolhão vai encontrar um texto que não passa de mera propaganda com o lançamento de um programa "RIA LIMPA, RIA LINDA" falando nos milhões gastos em novos esgotos que nada têm a ver com estas descargas.
Basta ver o que se passa na linha de agua junto ao Parque Natural da Ria Formosa, na Quinta das Ancoras ou no T.
Certo é que a Rias está cada vez mais poluida e com graves responsabilidades da câmara municipal de Olhão!

Sem comentários: