sábado, 2 de abril de 2022

OLHÃO: ESGOTOS E A ETERNA MENTIRA DO PINA!

 Quando, em Novembro de 2013 as zonas de produção de bivalves foram desclassificadas da Ria Formosa foram desclassificadas, numa reunião no Auditorio Municipal, o recem eleito presidente da câmara municipal de Olhão encheu a boca para dizer que "já tinha quinhentos mil euros para acabar com o despejo dos esgotos para a Ria.

 

Aldrabão sou eu e não minto tanto!

Em 2015, na pagina da empresa municipal Ambiolhão, dizia-se que teriam gasto cerca de 280.000 euros e que o problema poderia ficar resolvido, como se pode ler em https://www.cm-olhao.pt/destaques2/1678-ambiolhao-ja-investiu-280-mil-euros-para-regular-esgotos-na-ria-formosa. Tal não aconteceu e a situação de poluição na Ria Formosa agravou-se. De notar que, de acordo com o texto, a nova ETAR Faro/Olhão custaria cerca de 14,5 milhões quando na realidade custou o dobro. 

Andam a mexer no bolso do contribuinte!

Sete anos depois, vem o mesmo António Pina dizer que a Ambiolhão vai gastar mais 470 mil euros para reduzir metade dos despejos de esgotos, conforme se pode ler na entrevista concedida ao jornal Barlavento em https://barlavento.sapo.pt/destaque/ambiolhao-vai-investir-470-mil-euros-para-reduzir-problemas-nos-esgotos. Vá lá que agora só fala em reduzir e não acabar com o problema, como havia anunciado nove anos antes.

Continua no entanto a eterna mentira das ligações ilegais quando no texto da Ambiolhão se reconhece que aquando da construção das redes separativas de esgotos, a antiga rede passou a servir apenas para aguas pluviais e que no caso de novas construções, muitos esgotos domesticos foram ligados à rede mais próxima.

O que não se diz é que a responsabilidade da ligação dos esgotos domesticos é da câmara municipal, sendo que o construtor apenas tem de as trazer até cinquenta centimetros da porta. Se foram feitas ligações à rede mais proxima, foi a própria autarquia ou os construtores com o conhecimento da autarquia. Como se pode dizer então que se tratam de ilegais?

O problema é que depois de gastos cerca de vinte e nove milhões na construção de uma nova ETAR de ultima geração, segundo diziam eles; depois dos dinheiros gastos  pela autarquia na correcção das ligações, a maior zona de produção de bivalves obteve a maior desclassificação de sempre, sendo proibida a apanha de qualquer marisco.

Mas lá está, a mentira perdurará. Pina é um mentiroso compulsivo!  


Sem comentários: