sábado, 30 de abril de 2022

OLHÃO: O ANIVERSÁRIO DO OLHANENSE E O FUTURO

 Esta semana, o centenario Sporting Clube Olhanense comemorou o seu 110º aniversário, num contexto de grandes dificuldades.

Aquando da subida à primeira divisão do futebol nacional, o clube acabou por criar uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD), tendo repartido as funções, com a SAD a ter que pagar contrapartidas ao clube pela utilização das suas instalações.

A partir daí, as paixões e emoções sobre o clube dividiram-se, com alguns socios e adeptos do lado do clube e outros mais interessados no pontapé na bola, a apoiarem a SAD.

Ambas entidades, fruto de má gestão, têm PER, com o clube fazendo um esforço financeiro para cumprir, e tem-no conseguido, e a SAD a incumprir e a criar mais dividas, sejam elas com salarios de jogadores em atraso, seja com outros credores, como a Ambiolhão.

A situação de incumprimento do PER por parte da SAD impossibilita o clube de receber apoios da autarquia e que assim vai definhando, sendo certo que os resultados desportivos não surgem, criando a desmotivação entre os seus apoiantes.

Enquanto as duas entidades não consumarem o "divorcio" oficialmente, a perspectiva é a da SAD continuar sem pagar o que deve ao clube, embora utilize o seu património, e com isso poder levar ao encerramento do clube.

Os nossos autarcas socialistas têm integrado um conselho consultivo mas parece que nada fazem nem para defender o clube e acautelar a sua sobrevivência, quer para dar novo animo à SAD. Na situação em que se encontra o clube, de grandes dificuldades economicas, o minimo que a autarquia podia fazer, era interromper o fornecimento de agua, obrigando a SAD a pagar a sua enorme divida. Com isso não só eram obrigados a abandonar as instalações do clube. É que a falência do clube pode acontecer e há que garantir que tal não aconteça!

Por outro lado, ao clube parece não restar outra solução que encetar um percurso em tudo semlhante ao do Belenenses, renascendo das cinzas. O concelho de Olhão sempre foi um importante viveiro de jogadores. No passado sob a égide do clube organizavam-se torneios populares que serviam para a captação de jogadores. É certo que hoje existem escolas de jogadores que fazem muita formação e talvez que com o apoio da autarquia pudessem celebrar um protocolo com as ditas escolas e aproveitar os miudos que saem delas e pô-los a jogar.

Para apresentar os resultados que vêm sendo apresentados, um plantel cuja larga maioria fosse do concelho, certamente não ficaria muito aquem daquilo que vêm fazendo, com menos custos. e com o beneficio dos olhanenses se poderem rever nos filhos da terra.

Certo é que se não mudarem de rumo, com a SAD a criar dividas e incumprimentos, não dando garantias de sobrevivência do clube, é muito possivel que este se "fine".

A SAD é um cancro para o clube e não serve os interesses dos olhanenses. Porquê teimar neste caminho?

Sem comentários: