quarta-feira, 27 de abril de 2022

OLHÃO: NEGÓCIO LEGAL MAS ESCURO

 

No passado mês de Março foi lançada a hasta pouco publica de alienação do Lote 2 do Loteamento do Porto de Recreio, conforme se pode ler no edital constante da imagem acima.
Quem na cidade teve conhecimento desta hasta publica? Meia duzia de pessoas e todas elas com ligações directas ou indirectas ao poder local.
Dizer que o anuncio seria publicado num jornal de grande tiragem nacional é muito curto para quem pretende levar a bom termo uma tal operação, porque necessariamente seriam necessários a compra de uma enormidade de jornais para tomar conhecimento do procedimento. Claro que pode sempre ser consultado o site da autarquia, o que ninguem faz!. E é assim que fica legal mas ao mesmo tempo escuro.
Se o lote 2 fica em segunda linha, não serão os mesmos do costume a candidatar-se à sua compra, até por ficar ao lado de um bairro social, mas há sempre quem queira  um espaço para construir e ainda por cima perto da frente ribeirinha.
Para nós, é a opacidade do procedimento porque não houve divulgação suficiente, o mesmo que aconteceu na alienação do Lote 3, para o qual "adivinhámos" o comprador. E o Lote 2 não deve fugir muito à regra, faltando saber quem o vai comprar, porque o novo dono do Lote 3 parece estar virado para outras paragens, assunto a tratar nos próximos dias.
Quando se pretende obter uma valorização do património, estimula-se a concorrência, fazendo a maior divulgação por forma a surgirem mais compradores. Restringir a informação, é sinal de haver logo à partida um potencial comprador, e essa não é a função de uma autarquia. A não ser que...
Desde a primeira alienação levada a cabo por este processo que temos verificado esta situação. Ainda não havia qualquer loteamento quando foi alienado o Lote 1,de tal forma que em Assembleia Municipal foi levantada a questão do valor fixado, muito baixo mas que o dialogo concorrencial o faria subir. Claro que o futuro dono já era conhecido!
No lote 3 aconteceu quase a mesma coisa, quando estava previsto a alienação comum dos lotes 2 e 3 mas foi alterado o plano para entregar a frente de mar a um e o dois ficar para alguem "mais pobre" ou com menos influência.
Alguem sabe do resultado final desta hasta publica? Quem serão os novos donos? Quem será o amigalhaço?

Sem comentários: