quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Gato escondido com rabo de fora???

Está em discussão pública o aumento do porto de pesca de Olhão em mais 314 lugares para pequenas embarcações. Segundo notícias do C.Manhã o presidente da CMO alegra-se com tal notícia e espera que seja para breve. Até aqui tudo bem, o homem até é leal de nome e se estivesse por uma vez do lado dos pescadores só lhe ficava bem.
Mas porquê este interesse tão repentino? A doca de Olhão, com a falta de apoio às pescas e com o grande apoio e incentivo ao abatimento de barcos, está cada vez mais vazia! Será para correr com os pescadores da zona da Barreta e das Barrequinhas para o lado leste da doca? Será para que os novos ricos que vão habitar o empreendimento do Marina Village não vejam e não comunguem do espaço a que os filhos de Olhão têm direito? Será que os pescadores filhos de Olhão serão os “feios, porcos e maus” e como tal devem sair da vista dos novos ricos e dos turistas do novo hotel?
Se o interesse do Presidente da CMO é realmente a pesca e os pescadores (não lhe ficava nada mal, pois ele é presidente da autarquia que mais vendas em lota fez na região) como é que ele e a direcção do I.P.T.M., deixaram chegar o porto de pesca de Olhão ao estado em que se encontram? (ver fotografias tiradas ontem). Elas são a triste realidade do nosso porto de pesca, para já não falar de um esgoto sem tratamento que desagua na parte norte deste porto.
O Chico Leal e o I.P.T.M. estão interessados é em correr com os pescadores, da banda de penente ( Barrequinhas e Barreta ) e criar condições para os privados. Descaracterizam as nossas zonas históricas em benefício do betão, escondem a actividade piscatória para mostrar grandes infra-estruturas de mau gosto, estragam o que é a nossa característica para fazer mais uma marina e uma estância turística igual às outras. Será que não aprendem com os erros dos outros?
Já agora, o Chico Leal devia experimentar ir, todos os dias, a pé das Barrequinhas ou da Barreta, com os apetrechos de pesca na mão, até ao porto de pesca que pretendem alargar…

12 comentários:

Anónimo disse...

el paquito quer lá saber dos pescadpres ele quer é criar infraestruturas para o marina vilage pois é ali que o carcanhol tá em monte.
senão vejam o parque de estacionamento que o POLIS vai para estacionarem oe carros desse empreendimento .
Menino dos Olhos Grandes.

Anónimo disse...

o esgoto que desagua na doca sem tratamento é uma autêntica vergonha,assim como o antigo cais da descarga da lota dos arrastos,que se encontra em ruinas e os barcos continuam lá,então e o lixo,tnto fora de água como fora dela,é uma auténtica lixeira.a actual doca mais parece uma doca do 3º mundo do que de um país do da U.E.

Anónimo disse...

A mim o que me faz especie e a quantidade de dinheiros que se jogam foram : veja-se sao as casas que construiram a pouco mais de vinte anos e a "depuradora" etc.
Ao lado do "Restaurante Ria Formosa"mais conhecido como sendo a do Horta ou seja no jardim Pescador Olhanense que nao sei se e armazem ou o que e e de quem e as vezes que ja se fizeram obras e as diversas utilidades que por la ja existiram as constantes obras na fonte na Praça de Agadir ;
Quem e que paga tudo isto?

Anónimo disse...

Este presidente vive do marqueting.Ele tenta mas é retirar os olhanenses da zona ribeirinha e mandá-los para o Cerro da Cabeça.É a ideia de que somos feios,porcos e maus.E não são apenas os pescadores mas todos nós.Era bom que ele explicasse o que está por detráz do Plano de Pormenor da Zona Histórca,pois a responsabilidade dos crimes urbanisticos e arquitectónicos são da exclusiva responsabilidade da autarquia que oa avalizou.Quem paga tudo isto senão nós?

Anónimo disse...

O Xico Leal não tem capacidade intelectual para estar à frente da Câmara Municipal de Olhão.
Os Olhanense precisam de um novo presidente de Câmara, para que faça uma obra para os olhanenses e não, grandes empreendimentos que nada dizem para Olhão.

Anónimo disse...

o iptm e o chico leal deviam era limpar a doca pesca pois está um nojo,só é limpa quando cá vem algum ministro ou secretário das pescas.e a ASAE já se preocupou com a água que se usa para a descarga dos barcos?Pois esta é retirada das água contaminada pelos esgotos existentes na doca,que sãoo que descarrega perto da belaolhao e um que descarrega perto da entrada da portaria.Façam análises á água e irão ter uma surpressa.
Um Utilizador da Doca

Anónimo disse...

não têm capacidade intelectual,mas têm visão financeira.

Anónimo disse...

A visão financeira implica ter vergonha do povo que é presidente?

Anónimo disse...

a visão financeira do chico leal é,favorecer uns quantos amigos a construir ,onde não se podia construir,para depois se calarem,quando for ele a cometer as inrregularidades.assim se faz politica admestrar os possiveis inimigos ,te-los na mão para não poderem mostrar opinião contrária quando for nessesário.
e agora quem fala? ninguém,ou antes falamos nós na blogosfera,e nalgumas reuniões concelhias de certos partidos cuja sigla começa,por p.
Um socialista descontente.

Anónimo disse...

adorei este blog.

Anónimo disse...

pesca o que é isto mon?entao uma trainera em sessimbra apanha a corvina em monte,e odepois nao poude vender.entao essa gente sabe lá o que é ir á pesca.pensam os inteligentes da cee que ir ápesca é o mesmo que ir ao hipermercado e escolher o peixe que se quer.tenham mas é juizo.e acabem com a pesca de vez ,e comprem peixe congelado em monte.mais o peixe de aviário.e digam de vez homens de mar tornem-se mas é montanheros mon.

Anónimo disse...

arranjaram a calçada junto á antiga lota dos arrastos,certo que parecia um nojo,mas dentro da doca está 3 vezes pior.será por o filho do pina ter ali um armazém,que não se sabe como foi atribuido,nem quanto paga de renda isto é se paga.sou um comerciante de peixe e todos os dias vou á lota comprar peixe o que voces dizem é verdade a estrada da doca pesca parece que foi bombardeada e nimguém a arranja ,o meu carros e dos outros comerciantes tem de andar a fazer gincana,e mesmo assim não nos conseguimos desviar de todas as crateras.
um comerciante de peixe.