quinta-feira, 14 de junho de 2012

TOXINAS ASP na Ria Formosa-TVI em Olhão.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/ameijoa-proibicao-algarve-ultimas-noticias-tvi24-bivalves/1355177-4071.html
A repórter da TVI,, fez uma reportagem sobre as Toxinas ASP que estão na Ria Formosa e que levou o IPIMAR,a decretar a interdição total na captura e comercialização de todos os bivalves na Ria Formosa..
De estranhar, é  que os responsáveis do IPIMAR não quererem prestar declarações, quando a Toxina ASP é bastante perigosa, para a saúde, e há pessoas a ignorar esse perigo.
Em 2009 Costa Monteiro hoje já afastado do IPIMAR fez as seguintes declarações sobre a Toxina ASP:

Apanha do bivalve proibida na ria Formosa

16 ABR 09 às 14:06

A apanha do bivalve foi proibida na ria Formosa, por se terem encontrado nívis muito elevados de uma toxina produzida por algas. O presidente do IPIMAR, Costa Monteiro, diz que vai aumentar a frequências das análises na ria para se ver o evoluir da situação.
A apanha do bivalve está proibida na ria Formosa, no Algarve, uma interdição que foi notificada a produtores e pescadores na quarta-feira pelo Instituto de Investigação e Pescas do Mar (IPIMAR), que detectou a presença de uma toxina produzida por algas.
O presidente do IPIMAR adiantou que foram encontrados «níveis superiores ao que é recomendado pela legislação nacional e comunitária» da toxina ASP para o consume de bivalves como a ameijoa, o berbigão, o mexilhão e ostras.
«Nesta circunstância o que fazemos é aumentar a frequência das amostras. Hoje vamos repetir as análises e esperamos que dentro de dois, três dias tenhamos resultados para ver como a situação está a evoluir – se se mantém ou se os níveis já desceram», explicou Costa Monteiro.
O aumento destas toxinas que provocou esta proibição que envolve também a comercialização e consumo dos bivalves poderá ter tido origem no aumento da temperatura das águas da ria Formosa.
A ASP é uma toxina que pode ficar nos bivalves por algumas semanas e que tem efeitos graves na saúde humana pois, como explica Costa Monteiro, pode afectar o sistema nervoso, provocando um sentimento de «falsa segurança», bem como o sistema gástrico.
Hoje em Junho de 2012 e depois de Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho terem declarado que a grande aposta de Portugal devia ser no Mar, as  2 embarcações de investigação cientifica  do IPIMAR registadas no Porto de Olhão, estão há meses impedidas de navegar por falta do Certificado de Navegabilidade.
Por esse motivo o IPIMAR pede a pescadores de Olhão, garrafas de agua para analisar se a água tem Toxinas ou não! É  assim que se aposta no Mar? Então e o que fazem agora os mariscadores e viveiristas e as 10 000 pessoas que dependem da Ria?Vão roubar?
Já não bastam os esgotos Tóxicos que a CMO diariamente envenena a Ria já não basta o veneno que as ETARs obsoletas das Aguas do Algarve descarregam através da ETAR de Olhão Poente e de Faro Nascente ,que faz os bivalves morrerem assim que a água da Ria aquece.
Quem acode a Ria Formosa ,e quem olha com olhos de gente, as 10 000 que tentam sobreviver na Ria Formosa?
A Ria Formosa é rede Natura  2000 faz parte da Convenção de Ramsar,onde não pode haver esgotos não tratados nas suas águas ora todo o mundo vê esses esgotos em Olhão, só não vê quem não quer ver.
A UALG tem estudos que indicam que as descaragas dos esgtos e das EWTARs estão relacionadas com a poluição e com esses Blums de algas que fazem aparecer essas Toxinas ASP e DSP.porque se calam todos os responsáveis?Tapar o Sol com a peneira pode trazer resultados desastrosos se não se respeitar a interdição,mas ficarão isentos de culpas os responsáveis  dos organismos que deviam de esclarecer as populações e que se calam?

1 comentário:

Anónimo disse...

Os pescadores deviam de levar ao Ipimar era garrafas cheias de mijo já com uns quantos dias.
É tudo uma corja de gatunos e vigaristas. Deviam explicar ás pessoas era porque é que só existem tóxicas no verão que é quando as pessoas podem ganhar mais algum e porque razão a costa de Olhão é SEMPRE mas SEMPRE escolhida todos os anos pelas tóxicas. É a única parte do litoral algarvio que nunca tem descanso do ataque misterioso das tóxicas. Com estas jogadas os mafiosos dos intermediários vão carregando de dinheiro porque têm sempre marisco mesmo apanhado nas zonas interditas e os pescadores vão-se carregando de dividas e multas porque arriscam ir ao mar senão passam fome. Não me admira que isto tudo não passe de jogadas corruptas e haja alguém nesta instituição que receba sacos azuis.