terça-feira, 15 de janeiro de 2013

RIA FORMOSA: QUEM QUER COMBATER ESTE CRIME?



Não pensem que as imagens em cima são de alguma publicidade de creme para a barba. Elas reportam a descarga das águas da ETAR POENTE de Olhão, motivo mais que suficiente para pôr em causa a eficácia do tratamento efectuado naquela suposta ETAR.
Apesar de a Comissão Europeia se prepara para fazer sentar no banco dos réus o Estado português por incumprimento das normas europeias sobre as descargas de águas residuais urbanas; apesar de já estar no Ministério Publico uma queixa crime contra a Águas do Algarve por estar a poluir a Ria Formosa, apesar da   própria Inspecção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território reconhecer que há um incumprimento nas descargas desta ETAR, nada é feito para acabar com a poluição.
Mas não pensem os nossos leitores que se ficam por aqui os crimes ambientais cometidos contra a Ria Formosa. Temos mais e mais para mostrar.
Esta imagem é da ETAR Nascente de Faro e como se pode ver o efluente desta ETAR não é compatível com a massa de agua receptora. As partículas em suspensão não deixam passar a luz solar sem a qual não há fotosintese, a principal fonte do oxigénio, indispensável à vida aquática.


E mais, regressando à ETAR de Olhão, que no meio tem um poço. Estando as telas que deveriam impermeabilizar os solos, imaginem como estará o lençol freático seguramente contaminado pela poluição da ETAR. Se um dia voltarmos a precisar de utilizar massas de agua subterrâneas, imaginem o estado em que se encontram e que tratamento não será preciso para a repor em condições.


E como os nossos autarcas, são exímios a botar discursos pró-ambientais aqui mostramos imagens de esgotos directos para a Ria Formosa, sem qualquer tratamento. As duas primeiras fotos desta sequência são de Olhão, uma na Marina e outra junto ao cais de embarque para as ilhas. E porque nesta matéria, normalmente só se refere Olhão, mostramos na imagem de baixo, a saída de um esgoto directo sem tratamento em Faro cujo presidente, alem de ser um pseudo-ambientalista é presidente do Comité de Ambiente para as Regiões da Comunidade Europeia.
Todos bons malandros, mas quem paga as favas são os pescadores,viveiristas e mariscadores e também a população em geral que imagina, perante o marketing politico, que as águas balneares reúnem as melhores condições, o que é falso. É todo o ecossistema da Ria Formosa que está a ser posto em causa, com o objectivo de afastar aqueles que vivem de e na Ria Formosa e fazer imergir o sector turístico-imobiliário, aquele que pode proporcionar dinheiro não ao País, não às pessoas mas a eles próprios decisores políticos.
Por essas e outras é de extrema importância de todos na sessão publica a realizar mo auditório do IPIMAR, Sábado, dia 19 entre as 15 e as 18 horas.
Divulga, partilha com os teus amigos nas redes sociais, comparece e participa para que todos juntos possamos dar a volta a esta situação. 
LUTEM! INDIGNEM-SE PORRA!

4 comentários:

Alfredo disse...

Parabéns são os unicos com coragem,que não desistem de divulgar as vergonhas e os crimes que se passam diariamente na Ria Formosa.

Anónimo disse...


para quando o leal
TC confirma perda de mandato de Macário Correia

O Tribunal Constitucional (TC) indeferiu o recurso interposto pelo presidente da Câmara de Faro, Macário Correia (PSD), confirmando a perda de mandato do autarca, segundo um acórdão publicado esta terça-feira no site de internet daquele tribunal.
No acórdão, datado de 10 de janeiro, lê-se que o tribunal decidiu "confirmar a decisão sumária reclamada, proferida no dia 18 de outubro de 2012, e, em consequência, indeferir a reclamação apresentada".

Macário Correia foi condenado, em junho de 2012, pelo Supremo Tribunal Administrativo, a perda de mandato por violação dos regulamentos de urbanismo e ordenamento do território quando era presidente da Câmara de Tavira.

A Lusa tentou já obter uma reação do autarca, que disse que não vai comentar a decisão do tribunal.

Anónimo disse...

Uma vergonha o que se passa na ria formosa.

Wise Up disse...

:( Realmente não tinha ideia, obrigada pela divulgação!

Como é que se pode fazer pressão para tratar do assunto?