sábado, 23 de fevereiro de 2013

BRIGADA DO AMBIENTE DA GNR BRANQUEIA CRIME

No passado dia 20, pelas12 horas captámos estas imagens no topo norte do porto de pesca de Olhão. Na altura estávamos acompanhados por uma equipa de televisão que registou também imagens no local. Ao mesmo tempo foi contactada a Brigada do Ambiente da GNR, que não compareceu no local, tendo estabelecido contacto telefónico cerca das 13.30 horas, dizendo que fora chamada para outro local, mas que voltaria a contactar.
E efectivamente contactaram, ao fim da tarde do dia 22, cerca das 20 horas, para dizer que afinal era a ponta final da descarga, que a cor não significava nada e até poderia ser proveniente de uma outra situação qualquer, e que a Ambiolhão e a ARH já haviam informado de que não tinham conhecimento de ligações de águas residuais urbanas à rede de saneamento básico.
Face às respostas do verdoso de serviço, e não façam confusão porque se trata da brigada verde, foi retorquido que se de facto quisessem apurar da origem dos esgotos, que o denunciante se prestava a dizer a sua origem e que a responsabilidade era da Ambiolhão e da própria Câmara Municipal, uma vez que esta ultima tem a responsabilidade de estabelecer a ligação entre as novas edificações e o colector que as serve.  Perante isto a opção, e na falta de argumentos, acabou a comunicação. A Câmara Municipal de Olhão ligou `por engano os esgotos de alguns prédios, e não foram assim tão poucos, à rede de águas pluviais.
Mais uma vez, uma denuncia que cai em saco roto, perante o espartilho que representam as entidades publicas que vão ficando impunes, e o SEPNA da GNR dá cobertura, branqueia um crime ambiental, económico e social.
É óbvio que outra coisa não esperávamos, uma vez que a GNR faz parte do aparelho repressivo de um Estado fascista, braço armado para proteger os criminosos de colarinho branco e carregar sobre o Povo indefeso, aceitando a subserviencia ao poder politico, tal como o Ministério Publico.
Como se pode ver, a opacidade da agua não permite a fotosintese e com isso impede a produção de oxigénio indispensável ao meio aquático. Vê-se também a "boa" e "excelente" qualidade da agua do porto, no dizer da ARH, e que é utilizada na descarga do pescado, pondo em risco a saúde publica.
Quando as autoridades publicas têm comportamentos destes, outra coisa não será de esperar que um dia destes, os lesados pela poluição, ponham mãos à obra e entaipem as saídas dos esgotos directos e das ETAR.
REVOLTEM-SE, PORRA!

1 comentário:

José Gonçalves Cravinho disse...

Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote (quase 89 anos)digo uma vez mais, que os trafulhas,os pulhas,os velhacos,os cínicos,os hipócritas, os espertalhões da Alta,da Média,da Pequena Burguesia com destaque para os Vigários de Cristo mas também gente da Plebe que sabiam como tirar o melhor partido da Ditadura clerical-fascista do Estado Novo, agora em liberdade e «democracia» e com o liberalismo económico em que cada qual se safa como pode,ÊLES, seus descendentes,seus comparsas e os «filhos da mesma escola»,muito melhor sabem como tirar o melhor partido desta SITUAÇÃO.Sòmente os bem intencionados ou os palermas como eu,foram,são e serão sempre as eternas vítimas.E não esquecer que ÊLES estão a vingar-se do 25 d'Abril.
A Pátria-Mãe p'ra mim madrasta/
empurrou-me p'rà emigração/
e maldita seja a Governação/
que Portugal p'rà miséria arrasta.