segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

OLHÃO: PORQUE HOJE, HÁ ASSEMBLEIA MUNICIPAL

A Câmara Municipal de Olhão é uma autentica especialista na arte de enganar as pessoas. Durante o fim de semana, promoveu junto dos órgãos de comunicação social da região, um "espectacular" intervenção, apresentando-a como ideia sua, quando a realidade é bem diferente, mas que não podem dizer não fossem as pessoas julgar que naquelas cabecinhas pensadoras, reina o vazio.
Segundo a comunicação, nomeadamente em http://www.diarionline.pt/noticia.php?refnoticia=134327, o vereador António Camacho vem anunciar o ordenamento de estacionamento nalgumas artérias da cidade, mas esconde que foi necessário a promoção de dois abaixo-assinados para que resolvessem o problema.
Ainda assim, esclareça-se que o desordenamento verificado foi provocado pela tacanha visão de quem tem gerido os destinos autárquicos, particularmente no domínio do urbanismo. Para quem conhece a cidade, sabe que as ruas a sul do caminho de ferro, não comportam o crescimento do parque habitacional e demográfico, criando problemas à circulação e ao estacionamento. Onde existiam casas térreas, foram edificados no seu lugar, prédios com quatro ou cinco pisos, multiplicando as necessidades de infra-estruturas, ao mesmo tempo que descaracterizava o edificado caracteristico da cidade.
A Câmara Municipal de Olhão tresanda como a merda que sai da ETAR e a corrupção. Se a edilidade tivesse avançado para planos de urbanização ou de planos de pormenor apontando para uma correcta utilização dos solos, teria previsto também o impacto da construção descontrolada. Mas será que a CMO estava realmente interessada nisso? Não! É do conhecimento publico as verbas movimentadas pelo sector imobiliário, e que quando há dinheiro, toda a gente quer comer da gamela. Ou seja, quanto mais imóveis, mais hipóteses de enriquecer à conta dos otarios. "Vê lá se tens uma lembrança, ou isto não passa".
Assim, anos a fio, funcionou a autarquia olhanense, que o digam os construtores e foi de tal forma que alguns, por condição da autarquia ligaram os esgotos domésticos às redes de águas pluviais, com as consequencias para o ambiente, para as actividades económicas tradicionais  e sociais da Ria Formosa,que temos denunciado.
Hoje há mais uma Assembleia Municipal e já deu para perceber a continuidade de algumas "apostas". O novo PAEL, ou seja a proposta de alteração dos pagamentos em atraso, revelam desde logo que entretanto foram pagos a alguns credores parte da divida, como a de um conhecido restaurante. Afinal a CMO tinha dinheiro para pagar mas não o queria fazer, só que do outro lado veio a ameaça de cortar nos morfes da cambada.
Apesar de terem decorrido apenas dois meses sobre a aprovação do orçamento, eis que surge a primeira revisão, como se o Gaspar também tivesse a chefia do departamento financeiro da autarquia, mais parecendo que a incompetência não é exclusiva do Governo.
Mas haverá mais surpresas? Se estão muito interessados compareçam! A presença de todos é necessária!

1 comentário:

Anónimo disse...

O Sr. Vereador devia fazer caso também das inúmeras queixas que fazem na Urb. Encosta do Brejo. Uma zona exclusivamente habitacional onde agora há os bares e cafés, com horários de abertura até às 2 da manhã, continuam abertos diariamente.
Cercados de grades, parece estarmos num país de 3º mundo. Quando morrer algum dentro do bar por não ter saídas de urgência logo se queixam. E isto acontece porque a CMO não ter qualquer rigor no controlo dos regulamentos que a própria entidade cria, permitindo fazer tudo contra a própria lei. Uns sofrem porque fazem tudo dentro da lei, os conhecidos e amigos deste e daquele vão contribuindo para a degradação da cidade. E assim se faz planeamento à tuga! Vergonhoso!