quarta-feira, 15 de maio de 2013

OLHÃO: GAMANÇO NAS CONTAS DA AGUA

Finalmente a Ambiolhão publicou as suas contas e como era de esperar, há nelas algo que não bate certo e que só os criminosos políticos que estão na Câmara Municipal de Olhão poderão explicar. Continua por publicar o mapa do pessoal e mais adiante os nossos leitores perceberão a importância do conhecimento do seu conteúdo.
Numa primeira leitura e muito rápida deu para perceber que aumentou quase para o dobro a divida a fornecedores, passando de 5.282.965,53 para 9.725.664,46 euros, acima  do valor das mercadorias e serviços vendidos, o que equivale a dizer agua e saneamento básico que se situou nos 9.69.654,68 euros.
O custo das mercadorias foi de 2.351.431,59 e, o que supomos por não estar descriminado mas duvidamos, do custo de saneamento básico é de 2.443.419,64 euros.
Os custos com o pessoal cresceram 20% passando de 2.093.868,48 para 2.467.478,11 euros, mal se percebendo o porquê deste crescimento.
Os números foram retirados de http://www.ambiolhao.pt/site/images/empresa/Anexo_Demonstracoes_Financeiras_Individuais_2012.pdf , faltando ainda comparar com os documentos do ano transacto e com o Relatório e Contas da Águas do Algarve.
A soma destas parcelas dá qualquer coisa como 7,272.329,34 euros e representam o grosso das despesas, não se percebendo onde a Ambiolhão andou a gastar o dinheiro para que a divida a fornecedores tenha crescido quase para o dobro, a não ser que os dinheiros que os munícipes pagam seja canalizado para pagamento de ordenados da Câmara Municipal, a empresa mãe do grupo.
Mas a analise das contas não se pode ficar por aqui e deve ser mais aprofundada e isto porquê? Porque as contas da empresa, importantes para sabermos como são gastos os dinheiros públicos, não dizem quais os custos efectivos da agua, do saneamento básico, de investimentos nas redes, consumos intermédios e, e apenas do pessoal afecto àqueles serviços, os únicos custos que devem ser reflectidos na facturação da agua e do saneamento básico.
As autarquias quando cobram o IMI devem alocar essa verba para pagamento da limpeza urbana e só isso faz sentido, da mesma maneira que as verbas das áreas de compensação do sector imobiliário devem ser afectas á reparação e manutenção das zonas verdes.
Pretender que a facturação da agua reflicta todos os gastos da empresa, como os cambalachos de admissão do pessoal pela porta do cavalo, autentico sindicato de voto, é um roubo e o Povo de Olhão deve lutar contra isso, até porque dentro em breve a facturação quase vai duplicar por causa da acção criminosa destes crapulas, acoitados na administração publica para se abotoar e dar de mamar aos comparsas.
PELA TRANSPARENCIA NAS CONTAS PUBLICAS! FIM DO GAMANÇO! FORA COM ESTES POLÍTICOS!
REVOLTEM-SE, PORRA!


3 comentários:

Anónimo disse...

terramotos e o velho bate latas do cubo para a camara já

Anónimo disse...

PELA TRANSPARENCIA DOS TERRAMOTOS E DO VELHO DO BATE LATAS DO CUBO.
PASSARA NA CENSURA

Eduardo. disse...

Esse come salsinhas que fala em transparência deve, ser dos que come à conta do orçamento.
Há certa gentinha que se não fosse os tachos que lhe arranjam teriam de ir para a porta da igreja,pois criticar quem denuncia,e muito bem, os crimes praticados em Olhão desde o 25 de Abril pela fagmilia xuxa, só pode mamar dessa gamela.
Se fosse aos autores do Olhão Livre há muito que tinha exercido a censura,pois a paciência tem limites,e esses comentários pois nada adianta à discussão,dos problemas e roubos que se praticam em Olhão,a não ser que o comentador, não seja de Olhão e por isso não se sinta roubado com a maioria dos cidadãos olhanmenses.