quinta-feira, 23 de maio de 2013

OLHÃO: OS PEQUENOS FEUDOS NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

Que a Câmara Municipal de Olhão, o principal órgão autárquico do concelho pautasse a sua actividade pela falta de transparencia, já todos nós sabíamos mas os pequenos feudos da partidarite local não lhe ficam atrás. A maquina montada em torno das Juntas de Freguesia não é diferente da que está instalada na Câmara, mesmo quando é gerida por outro partido. 
Pode-se pois dizer que em matéria transparencia, os dois principais partidos, usam o Poder como se fossem deles, limpando o cu à legislação e fazendo-se donos daquilo que é de todos nós, à semelhança do que faz o Poder central, o Governo.
Numa ronda de fiscalização pelas Juntas de Freguesia, pude constatar que a única que publicou a prestação de contas foi a de Olhão, pressionada é certo mas que as publicou; a de Quelfes não publicou as contas, mas publicou o mapa de pessoal, a única a fazê-lo; a da Fuzeta não publicou nem uma coisa nem outra, talvez por ter sido governada durante anos pelo actual presidente da Câmara; a de Moncarapacho, gerida pelo PSD nem site tem, pelo que não há conhecimento nem do mapa do pessoal nem das contas; a de Pechão nada publica, nem mapa de pessoal nem prestaçao de contas. Resumindo e concluindo, pode dizer-se que no Poder autárquico olhanense não há contas. E se é legitimo apontar o dedo aos partidos que exercem o Poder, não podemos deixar de o fazer aos da oposição que não fiscalizam os actos dos órgãos que integram. Tenham dó, uns e outros!
Da Junta de Freguesia de Olhão por estar numa área abrangida pelo sede do município, parte daquilo que deveriam ser competências e responsabilidades suas. está nas mãos de terceiros, o que é pratico nestas situações. Uma figura de fachada e talvez a única que merecias ser extinta no processo da reforma administrativa, mas que mesmo assim deixava duvidas. O clientelismo, o peso eleitoral falou mais forte.
A Junta de Freguesia de Quelfes não publicou as contas e também tem razões para não as publicar. Tipicamente uma "empresa familiar", com avenças a familiares, comprou uma fotocopiadora por 6.200 euros sem ter dado a conhecer ao portal Base do governo o ajuste directo, estando pois, em violação do Código dos Contratos Públicos.
A da Fuzeta já vem dos tempos da Revolução com contas por apurar. É a Junta com maior poder económico, que não precisa das verbas do município para se sustentar, mas também por isso e porque se trata de dinheiro dos contribuintes, deveria mostrar onde, quando e como gasta os seus dinheiros.
A Junta de Freguesia de Moncarapacho não tem site e por isso estamos impedidos de nos pronunciar pelas habilidades na sua gestão, mas não podemos deixar passar em claro que o filho do respectivo presidente, construiu uma casa em Reserva Ecológica, com ligação clandestina à rede de águas, como então denunciamos nesta pagina.
A Junta de Freguesia de Pechão, à semelhança das anteriores nada apresenta, mas também se sabe que o seu presidente "encomendou" à Câmara Municipal de Olhão, o calcetamento de uma propriedade privada, quando a utilização de bens públicos de forma indevida é susceptível de constituir crime.
Registamos assim, que o conjunto da administração publica olhanense gerida por titulares de cargos políticos, pauta a sua actividade pela opacidade da gestão para encobrir a pratica de crimes, pelos quais deviam responder.
Ficam daqui avisados que têm até sábado para publicar os mapas de pessoal e as prestações de contas, sob pena de o ter de fazer por indicação da Inspecção Geral das Finanças!
Os portugueses e não só os olhanenses, estão fartos de ser roubados directa e indirectamente pela administração publica, viciada na pratica criminosa dos apadrinhamentos, favorecimentos e outros cambalachos.
BASTA DE GAMANÇO! NÃO AO ROUBO DOS DINHEIROS PUBLICOS!
REVOLTEM-SE, PORRA!

6 comentários:

Pedra disse...

Deve ser por causa dessa calçada,em pechão, que ontem à noite, apoiou, o chico cara dura para presidente da A.Municipal com discurso e tudo.

Anónimo disse...

já que se fala dos podres do municipio porque nao falar que é o 4º ente 72 concelhos europeus com melhor eficiencia energetica http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=56440&tnid=1

Anónimo disse...

O ultimo comentador deve estar a brincar. De facto o municipio de olhão foi brindado com um premio, não por ter a melhor eficiencia energetica, facilmente desmentivel, mas porque apresentou estudos para tal. Há uma grande diferença entre a teoria e a pratica. Em teoria nada melhor que o Municipio de Olhão; na pratica nada melhor que o municipio de Olhão a roubar os seus municipes. Essa é a unica verdade.

Anónimo disse...

SE a eficiência energética é a Mercados de Olhão não pagarem energia eléctrica ,então esse prémio é uma treta.
SE a eficiência energética é a ambiOlhão não pagar luz então o prémio é uma treta.
Já agora a Mercados de Olhão paga agua?

Anónimo disse...

Mas qualquer Partido é contra a redução de milhões de euros por dia na dependência energética , todos concordam com o Estado em que não há interesses nisso. Se o IDP (Institudo da Democracia Portuguesa) ameaça judicialmente que possa divulgar esses factos , o que se iria esperar de Autarquias e Juntas de freg.?

Ana disse...

Andei a dar uma ronda pelos diversos sites das juntas e realmente nem pessoal nem orçamentos mas no da junta de Quelfes encontrei o Orçamento!!!!!!http://www.jfquelfes.eu/files/orcamento%202013.pdf