segunda-feira, 12 de maio de 2014

ILHA DA CULATRA: BOICOTE ÀS ELEIÇÕES?

Estamos no inicio de mais uma campanha eleitoral, desta vez, para o Parlamento Europeu, e toda a corja politica, ávida de enganar as pessoas, não deixará de torpedear os moradores da Ilha da Culatra com falsas promessas nas habituais manifestações de caça ao voto.
Os moradores da Culatra estão confrontados com um conjunto de problemas graves que põem em causa a existência da comunidade piscatória, cujas soluções, vão sendo eternamente adiadas.
Os diversos governos, sejam do PS ou do PSD/CDS têm uma visão da sociedade meramente economicista onde as pessoas, o capital mais precioso, não contam a não ser para decidir quem os vai explorar a seguir. Foi nessa perspectiva que foram elaborados os Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), do Parque Natural da Ria Formosa e do Ordenamento Marítimo.
Os primeiros dois, com a capa de Requalificação ou Renaturalização definem que edificado deve permanecer nas ilhas barreira, sendo que para os pescadores, alguns, podem permanecer se a casa for considerada de primeira habitação, mas que para os senhores da politica, os poderosos e influentes, foram redesenhadas as cartografias das áreas "legais". Basta ver como na Praia de Faro foi alterada a cartografia para albergar as casas do actual presidente da CCDR e familiares (14) ou no núcleo do Farol as do actual director regional de educação ou do ex-presidente da RTA. Tudo boa gente!
Acontece que, mesmo durante o regime anterior, as entidades publicas sentiram a necessidade de dotar o núcleo da Culatra com infra-estruturas essenciais para a vida da comunidade, como infantário, escola, posto medico e igreja. Os, agora "democratas", entendem ter chegado o momento certo de acabar com aquela comunidade e vai daí assolaram os homens da ASAE para encerrar aqueles estabelecimentos, não por falta de condições mas por desconhecerem os "propietarios" (a comunidade).
A dar-se o encerramento das infra-estruturas, os moradores da Culatra são obrigados a viver na cidade para poder dar aos seus filhos, o acesso à educação e à saúde, entre outras coisas, mas isso implica também perderem o estatuto de primeira habitação e consequentemente abrir a porta à demolição das suas casas.
Se conjugarmos com isto, os impactos negativos para a pequena pesca artesanal do Plano de Ordenamento Marítimo, de cariz marcadamente economico, então bem se pode dizer que a comunidade piscatória da Culatra está em extinção.
O Plano de Ordenamento Marítimo, insere-se no projecto de Economia Azul, cujos mentores são o conselheiro de Cavaco Silva (Paulo Pita e Cunha) e o actual secretario de estado dos assuntos do mar Paulo Pinto de Abreu, todos do PSD. 
O projecto Economia Azul, como o próprio nome indica, é essencialmente económico e visa dar a poderosos grupos económicos/financeiros a exploração dos recursos marinhos, sejam eles no Litoral ou no interior da Ria, através de um sistema de leilões onde o poder do dinheiro fala mais alto, indiferente à sobrevivencia e ao bem estar das comunidades piscatórias.
Foi com esta visão que foram criadas as áreas de produção aquicola, com as quais apenas podemos concordar em parte. Veja-se o caso da APA da Armona, cujos concursos de atribuição de lotes levantaram muitas duvidas, e mais de metade continuam por serem explorados mas que impedem os pescadores de exercer a sua actividade naquela área por estar demarcada.
E como se isso não bastasse, para o primeiro lote foi destinada a entrada da barra da Armona, que o deixou de ser por implicações com o POOC, dificultando a pesca e a navegação.
Há pois toda uma conjugação de factores que no curto prazo levarão à extinção da comunidade piscatória da Culatra, a que não serão alheias as perspectivas politicas de uma certa forma de desenvolvimento assente na economia mas contraria aos interesses das populações indígenas e do seu desenvolvimento social.
Perante isto os Moradores da Culatra, devem mostrar a sua força, feita na unidade e tomar uma posição de força, boicotando o próximo acto eleitoral.
BOICOTEM ESSA MERDA!
REVOLTEM-SE, PORRA!

3 comentários:

Daniel da Ilha disse...

Os moradores da Ilha da Culatra já deram mostras mais que suficientes do que são capazes e penso que se porventura vier a acontecer alguma coisa que vá de encontre á sua permanencia e vivencia nesta ilha a seu tempo dará a resposta adequada.
Nós não dormimos à sombra da bananeira, nem esperamos que os outros resolvam por nós os problemas, temos consciencia que à politicos e dirigentes de Instituições que são capazes de vender a alma ao diabo, a troco de um bom salário.
Os Culatrenses quando chegar a hora de tocar a rebate darão o corpo às balas.
Nesta comunidade existe a esperança de dias melhores e é para isso que trabalhamos e será na Culatra que teremos esses dias, contra tudo e todos.

Anónimo disse...

Força Daniel.
"Que numca por vencidos se conheçam".

Anónimo disse...

Força filhos da ilha! Querer e poder!