quinta-feira, 8 de maio de 2014

OLHÃO: AS DECISÕES DO IPMA SÃO DE PURA SACANICE!



Com data de 27 de Fevereiro corrente ano, o IPMA fez publicar no DR, como se pode ver em http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/institucionais/dr-desp.limites.areas.producao.pdf , o despacho com as novas zonas de produção de bivalves.
A partir de uma aplicação informática foram elaborados os poligonos das diversas zonas que agora se vêem  com mais clareza; a primeira versão, na imagem debaixo, havia uma sobreposição de traçados que dificultava uma leitura do mesmo; já a nova versão, na imagem de cima, deixa perceber a leviandade com que o IPMA trata as zonas de produção de bivalves.
Para alem da conflitualidade com os planos de gestão territorial e contra os quais nos pronunciámos em devido tempo, os novos poligonos admitem inclusive uma salina no seu interior. É certo que, e por estarmos contra os planos de gestão territorial, não nos compete aqui dizer onde existe essa conflitualidade porque contrária aos interesses dos produtores, mas para os quais devem estar atentos sob pena de um dia verem ser questionados por essa condição. Mas a questão de fundo que foi a desclassificação das zonas de produção de bivalves mantém-se inalterável apesar de terem decorrido 5 meses e os resultados das analises à contaminação microbiologica mostrarem que nos novos poligonos poderem obter a classificação de classe B ou até nalguns casos de A, mas sobre essa matéria o IPMA nada altera, mantendo a classificação decidida no pelo despacho publicado no DR de 22 de Novembro p.p.. Lembramos que naquele despacho apenas as zonas Olh 2 e Olh 5 ficaram classificadas como B e Olh 1, Olh 3 e Olh 4 como de classe C.
E para que se perceba melhor até onde vai a leviandade do IPMA, basta dizer que com o novo zonamento até a ETAR Poente de Olhão fica dentro do polígono atribuído a Olh 3, o maior dos poligonos, abrindo assim a porta para a proibição da apanha e comercialização de toda a espécie de bivalves daquela zona, valendo o fechar de olhos da Policia Marítima.
Andam aí uns oportunistas, a começar pelo presidente da Câmara Municipal de Olhão, a desviar as atenções do problema de fundo, a poluição provocada pelos esgotos directos e o péssimo funcionamento das ETAR.
Os bivalves vão continuar a morrer levando á falência dos produtores, perante a passividade de quem os devia defender perante o Poder publico, tão lesto a cortar nos rendimentos das pessoas, e os encargos dos produtores são cada vez maiores, como é lento a resolver os problemas que ele próprio criou.
REVOLTEM-SE, PORRA!




14 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, o que você anda por aqui a fazer também é pura sacanice, com bufos para todo o serviço, no entanto como o povo diz, quem com ferros mata, com ferros morre..., e mais você raia o ridículo com as suas incursões em assuntos técnicos como este dos bivalves e como na famosa ETAR. Os presidentes das camaras de Lisboa, Porto, Setúbal, entre outras, alguma vez foram responsabilizados pelos esgotos e pela poluição dos estuários e zonas protegidas, em que estão englobadas nas suas respectivas cidades? Claro que não. Porque é que a CMO e a CMF são responsáveis? ( P.S. - O seu aconselhamento jurídico também deixa muito a desejar .... ) Pense, e esteja atento aos futuros comentários... Nem todos são uns pategos como o senhor e o " pessoal " de aconselhamento técnico deste blog...

Anónimo disse...

Este "artista" é mesmo um patego. Deve ter alguns interesses para se pronunciar da forma como se pronuncia. O problema da ria é um problema delicado e de dificil solução e todos os contributos são bem vindos. Querer tapar o sol com a peneira é que é completamente errado. O actual presidente da câmara tem interesses na ria e tem-se mostrado preocupado apenas e só com os seus interesses. enquanto que quem o elegeu, elegeu-o numa perspectiva de se interessar pelos problemas de toda a comunidade e não só de uma escassa minoria. Por outro lado, a CMO e a CMF tem graves responsabilidades, sim, porque apesar de várias denúncias nada terem feito para alterar a situação. Confirmado pelas análises das Águas do Algarve, confirmado pelas análises do IPMA, a ria não oferece, de facto, as melhores condições para a moliscicultura. Passe bem seu patego. Este blog tem feito o seu trabalho e tem sido um precioso auxiliar dos municípes olhanenses...

carlos alves disse...

Caro anónimo, embora de acordo com o ponto de vista acerca de câmaras de Lisboa, Porto, Setúbal etc. o que aqui se expõe diz apenas respeito à CMO e não mais, que expõe o ponto de vista de um munícipe de Olhão, acerca da sua cidade, portanto não tem nada de sacanice. Pelos vistos o caro anónimo terá alguma coisa a ver como por exemplo uma "boa"amizade?

Anónimo disse...

Quem é o responsável pelo funcionamento da ETAR? Quem faz a gestão da ETAR? O problema da Ria Formosa é um problema nacional, e não regional. Não há know how local ou regional para tamanho problema. Gostaria que me explicassem para que dão os 500000 euros ? Não dão para nada... Cosmética. Ninguém discute a utilidade do blog para denunciar a maracutaias do Pina e de Sus Muchachos, o que se discute é a qualidade e a oportunidade da informação aqui contida. Existem situações que por muito avançadas que possam ser as soluções ambientais a aplicar aqui, em que a convivência entre Ria / Bivalves, praias de bandeira azul / turismo e a pressão demográfica/urbanística vão se tornar incompatíveis, e por muitos milhões que se gastem, nada fica resolvido e a funcionar. Economicamente impraticável, pelo que é uma perda de tempo e energia massacrar constantemente o Pina e o PSD neste assuntos, porque os milagres é lá para a zona de Fátima, e é pouco honesto.. É mais útil discutir estes assuntos por um prisma menos partidário, e mais algarvio, por muito que custe a esta esquerda marafada e trauliteira.

Anónimo disse...

Falavam do cinzentão fascista, com razão;
...e agora do negrão pulha da MAFIA?

Daniel da Ilha disse...

todos sabemos e temos a noção que o problema da ria formosa não é de facil resolução mas meus caros se nada se fizer se não pressionarmos as Camaras Municipais e as Entidades Oficias para que tenhamos uma ria mais saudavel em todos os aspectos o fim da ria poderá estar perto daquilo a que chamamos formosa.
As Associações de todos os sectores das mais diversas actividades que vivem da ria e para a ria DEVEM mover um movimento civico e demonstrar ao Governo que temos fontes poluidoras como as Etars os esgotos clandestinos, ilhas sem saneamento etc etc.
Devemos exigir ao Governo que as obras contempladas atraves do programa polis sejam o mais rapidamente executadas porque se haviam 87 milhões para gastar na ria formosa não entendo levarem tanto tempo com estudos e tão pouca obra.
Meus caros a Ria Formosa é de todos e para todos os Portugueses portanto UNEM-SE e Façam ver ao Governo que esta Galinha de ovos de oiro está a morrer.

a.terra disse...

Ao comentador das 13:07 devo tratá-lo por filho d p, sempre que me tratar por patego e fica desde já avisado que outra vez que venha assim o seu comentario não será publicado. Percebeu Jorgette?
Não estamos numa outra qualquer cidade, mas em Olhão. Se em qualquer outro lado não se pronunciam sobre estes temas, eu faço-o e assumo o risco.
E o post era sobre a forma como foram desenhados estes poligonos seu f.d.p. Passe bem.

a.terra disse...

Ao comentador da 20:44 para lhe dizer que a abordagem aos problemas da Ria não são nem nunca foram tratados do ponto de vista partidario. Se o fosse, teria assumido essa postura numa outra altura e há muito que teria sido candidato pelo Partido do qual sou simpatizante. Isso é ponto assente. O problema da Ria nem seuqer é regional, mas de uma determinada zona. A gestão do sistema multi-municipal de saneamento é da responsabilidade da Aguas do Algarve, a partir de 2005. Até essa data era da Câmara Municipal de Olhão, que perante a pressão dos produtores de bivalves, lavou as mãos.
Quanto ao Know how, está completamente errado. A UALG tem demasiados estudos sobre a materia. A questão é mais em torno dos interesses no negocio do lixo, saneamento e agua. Quanto ao "massacre" ao Pina e ao PSD, o comentador deve estar a referir-se a um certo pirolito feito vereador-comentador. Quando um eleito submete uma moção a sessão de câmar por aquilo que é dito neste blog, diz bem da sua fraca qualidade politica, mas a seu tempo terá a resposta.
Pirolitos, seven-up ou simplesmente gasosas há muitos.
Moss ó pirolito, olha-te ao espelho!

Anónimo disse...

pois isto esta feito para so a zona de marim e da fortaleza teram ordem de venda pergunto sera que um viveiro quase frente ao farol perto da agua da barra ou ate mesmo os da fortaleza perto da barra armona esteja pior nos resultados que os de marim perto da etar nascente ou sera para limpar a imagem que a pescicultura do ipimar nao contamina ai se ve que o ipma nao é credivel pois como na zona 2 tem a pescicultura nao dizem ter problemas para nao os culparem deixo aqui uma proposta http://i.imgur.com/0FZHUZc.jpg

Anónimo disse...

Como algarvio desconhecia as capacidades da UALG em lidar com assuntos ambientais desta envergadura, e como é obvio fico satisfeito. Quanto ao lavar de mãos esse foi geral, porque todos os outros presidentes de camara fizeram o mesmo quando passaram o assunto das águas residuais para as Águas do Algarve. Em negócios não há favores, há dinheiro, e as Águas do Algarve lucram com toda esta situação. Quanto ao resto, vou deixar de vir a este blog porque aqui impera a falta de fair play e de educação, para não dizer outra coisa. É pena, porque todos os participantes deste blog são algarvios,e com certeza interessados em que estes assuntos sejam resolvidos, mas com este tipo de ataques é que não são de certeza.

Anónimo disse...

O desespero das hostes "socialistas" e "laranjas" pela degradação da sua imagem está a fazer com que venham a terreiro defender o indefensável. Como é que se operaram as ligações clandestinas dos esgotos à rede de águas pluviais? Sabendo-se que os construtores só tem obrigação de trazerem a "conduta" até meio metro para fora da porta do prédio, das duas, uma: ou a câmara autorizou a que os construtores ligassem directamente os esgotos à rede pluvial ou os serviços de fiscalização da câmara não funcionam. Claro, a culpa morre solteira, não se apuram responsabilidades, muito provavelmente porque envolveria construtores ligados ao PSD na sua maioria ou porque comprometeria alguns técnicos com o cartão da "rosa". Quem mandou construir a ETAR foi a câmara. Querer transformar o problema da ETAR de Olhão num problema nacional é das maiores calinices que se podem dizer. A câmara nunca quis resolver este problema. A Agência Portuguesa do Ambiente já vai para dois anos que reconheceu que as ETAR's poente de Olhão e a nascente de Faro estavam em incumprimento. Agora, os "laranjas" porque estão no Poder central e os "rosas" porque estão no Poderlocal e mais unidos que nunca na forma de ludibriar os municípes olhanenses, procuram desviar as atenções. Até parece que tem sido a "esquerda marafada e trauliteira" a responsável pelos desmandos que tem sido cometidos nas autarquias deste País. Exemplos do que tem sido a péssima gestão de câmaras "socialistas" e "laranjas" estão às carradas: Portimão, Vila Real de Santo António, Faro, Albufeira. São os números que o dizem. Não é porque pategos como Pina ou Eduardo Cruz digam o contrário que iremos pensar de forma diferente...

Anónimo disse...

http://leitor.expresso.pt/#library/expressodiario/09-05-2014d/caderno-1/opiniao/04_opiniao-jose-gomes-ferreira

Anónimo disse...

É tão bom ser da esquerda caviar e comentadora, e que nunca vai ser governo e nunca terá que decidir.... É muito confortável..., e é verdadeiramente o paradigma da sacanice...

Anónimo disse...

É curioso ver como se agarram à forma e não ao conteúdo. Não tendo como contestar as denúncias, refugiam-se com questões que nada tem a ver com o assunto do post.