domingo, 18 de maio de 2014

OLHÃO: PRESIDENTE TRAPALHÃO

A Câmara Municipal de Olhão fez anunciar no seu site e na comunicação social regional, com algum atraso, mais umas das suas acções de propaganda e também como já vai sendo habito, assente nalgumas trapalhadas próprias de um aprendiz de presidente.
Vem António Pina, o presidente em exercício, lamentar-se da quebra de oito milhões no Orçamento, para justificar a falta de intervenção nalgumas áreas essenciais como na escola nº5.
O que o aprendiz e trapalhão presidente não diz é que o Orçamento é uma estimativa e que mais importante do que ele é a sua execução. No Orçamento todos os valores, sejam de receita ou despesa, podem ser empolados, desfasados da realidade, numa engenharia contabilistica que permita a manipulação das dotações para fins diversos daqueles a que inicialmente se propunham. O grau de execução orçamental em sido tão baixo que tem total cabimento no Orçamento aprovado, não sendo pois por isso que as intervenções adiadas se deixam de fazer.
Aproveita o trapalhão presidente para anunciar a fusão das empresas municipais Fesnima e Mercados de Olhão numa outra sociedade a criar, para a gestão urbana que vai absorver as competências daquelas duas. Qual o beneficio desta fusão se os funcionários políticos se mantêm? Ganhos de escala? Para quê?
Mais diz querer que a Câmara Municipal assuma a gestão da zona ribeirinha, mas omite que na sequência do plano de intervenção do Polis para a requalificação daquela zona, foi celebrado um acordo de colaboração institucional com o IPTM, que previa a celebração de contratos de gestão de cada um dos espaços. Decorridos seis anos sobre a assinatura do acordo, os contratos de gestão estão por fazer sem que a Câmara Municipal, alguma vez tivesse dado mostras de celebrar os contratos de gestão. Porquê então o interesse manifestado agora? Também que sabemos que está na forja a cedência/exploração de espaços a alguns amigos, continuando a cegada que tem sido a gestão autárquica ao serviço de interesses de pequenos grupos, que não da população em geral.
Depois de ter dissolvido a Sociedade de Reabilitação Urbana, a tal que só deu despesa e nunca funcionou, vem agora defender a reabilitação da zona histórica. Que vem a ser isto se não uma mera acção de propaganda? Então não tem dinheiro para arranjar uma escola e tem dinheiro para reabilitar a zona histórica?
E tirando a mascara da hipocrisia, defende a renaturalização dos ilhotes, isto é, a demolição do seu edificado, depois de o papá do menino ter visto o Polis alterar a área "legal" para que a sua casinha no Farol ficasse dentro dos limites. Todos são cidadãos contribuintes e devem ser tratados por igual, mal se percebendo porque à escumalha politica são dados pervilegios que a outros são negados.
Temos um presidente mesmo trapalhão.

1 comentário:

Anónimo disse...

trapalhão e não só,também tem uns tiquinhos de ditador.habituados a que todos os boys e boys lhe façam as vontadinhas.
também tem dotes de actor,pois participou em tempos num video que fez furor no yuotube.
hoje dedica-se a aprender brasileiro,pois é uma lingua muito carinhosao cara ratada aramou-lhe cilada e ele caiu,por isso faz o que quer e lhe apetece,não cumprindo horários andando em provar gastronómicas,e vinhateiras,em hora de serviço