quarta-feira, 21 de maio de 2014

Situações vergonhosas e tristes em Olhão.

Recebemos este comentário de um nosso leitor, que julgamos ser do interesse de todos conhecermos:

"Vivendo aqui perto dos apartamentos soçiais do Bairro dos pescadores,ontem pela tarde assisti quase em direto à tentativa de suicidio de um jovem, que se jogou do 3º.andar do apartamento em que vive com o pai,conhecido vendedor de peixe na rotunda do cubo, tendo o mesmo, ficado num estado lastimoso, embora não morrendo por milagre! o rapaz, segundo me disseram, está num estado depressivo, normal vivendo, naquela miséria, doente,sem trabalho, nem ajudas .
Ali existe, uma associação verdades escondidas, que conhecem estas situações degradantes, mas que nadam fazem, pergunto para que servem ?, se não acompanham as pessoas que mais precisam de um apoio psicológico, na ajuda de talvez encontrar um trabalho, será que a ambilhão não terá trabalho para ocupar estas pessoas, na limpesa no corte da erva seca que há por todo o lado, certamente se estivessem ocupados, ganhando um pequeno salário seria melhor não estariam entregues a este destino miserável e triste.
Será que a autarquia não está ao correntes destas situações degradantes e que deveriam canalizar verbas para ajudar estas pessoas, em vez de ajudarem clubes de bola e empresas como a Fesmina que só serve para cobrarem chorudos salários e nada fazerem ?aqui fica o alerta, para estas situações vergonhosas e bem tristes ?"

Nota do Olhão Livre: Perante este alerta o que dizer? O que faz a acção social da CMOlhão, neste caso e noutros iguais ?
O que faz a vereadora Grancinda Rendeiro, além de expulsar um sem abrigo de uma casa comunitária da CMOlhão?
Segundo esse leitor as Verdades Escondindas com sede nesse local cedida pela CMOlhão nada faz!
Será que com sede no local paga por todos nós,e com subsidios da CMOlhão da ordem das centenas de milhares de €, não deviam conhecer as Verdades bem à vista de todos?
Já agora era bom sabermos a taxa de suicidios em Olhão,e porque acontecem, pois segundo se ouve,  é o concelho do Algarve com maior taxa de suicidio em pessoas jovens, porque será?

7 comentários:

Daniel da Ilha disse...

Penso que o Trabalho Social em Olhão deveria de partir de uma vertente de apoio e de envolvência não só de ocupação com trabalhos precários mas também na melhoria das condições de vida de uma maneira geral de todos tanto os carenciados como aqueles que não tem emprego.
Estas pessoas podem e devem ser uteis à comunidade integrando-lhes em trabalhos que lhes dignifiquem como pessoas e sugiro manutenção dos espaços naturais e ou semi naturais que existem em Olhão isto através de programas governamentais e ou camararios.
Colocação em Instituições de Solidariedade Social nas mais diversas vertentes onde sempre existem carencias, através da Segurança Social.
Colocação em empresas num sistema de criação de emprego com apoio do Estado e da propria empresa.
Penso que também deveria criar-se um sistema de formação/ocupação.
Enfim poderia aqui enumerar um sem numero de projetos para colmatar o desemprego e acabar com o sofrimento de muitas familias, mas certamente haverá pessoas que nos governam que também tem cabeça.
O Daniel da Ilha apenas sugere estas de entre muitas...

Anónimo disse...

EU TENHO VERGONHA DE VIVER EM OLHÃO ESTOU MUITO ARREPENDIDO DE VIR DE FARO PARA CÁ PORQUE AS HABITAÇÕES ERAM MAIS BARATAS NA DÉCADA 1995 ESTES SENHORES PRESIDENTES NÃO QUEREM SABER DO CIDADÃO SE OS SENHORES E SENHORES LIGAREM PARA A CAMARA MUNICIPAL A PROTESTAR OU ACONSELHAR PARA VIREM VER OU FAZER ELES DIZEM VOU PASSAR A PALAVRA É A MESMA COISA QUE MANDAR OS MORADORES HÁ MERDA ESSA GENTE QUE ESTÁ LÁ DENTRO A GOZAR COM O CIDADÃO JÁ DEVIAM TER OS PATINS EM LINHA SE EU CONSEGUIR VENDER A MINHA CASA NUNCA MAIS QUERO OUVIR A PALAVRA OLHÃO,, TUDO PELA CAMARA MUNICIPAL DE OLHÃO E VOU FICAR POR AQUI EU JÁ VI QUANTO MAIS FALAMOS É PIOR.. NÃO ADINTA FALAR COM ESSA GENTE É A VERGONHA DAS VERGONHAS E JUNTO AMBIOLHÃO PARA MIM É A MESMA COISA O CHEIRO É QUE É DIFERENTE BEM HAJA A QUEM DEIXA- SE SER GOZADO OS HABITANTES SÓ SAO BONS PARA ELEIÇÕES E PAGAR IMPOSTOS OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!!!

Anónimo disse...

Pois é tudo muito giro mas também já tentaram saber se essas pessoas querem ter as obrigações e deveres que os outros cidadãos têm?
Muitas vezes, estas são as escolhas deles. É que receber um ordenado significa ter que fazer os respectivos descontos e deixar de ter os outros apoios e rendas da 10 e 20 euros.
Se está doente tem que procurar ajuda, não podem estar à espera que alguém lhes vá bater à porta.
Têm que QUERER e fazer algo...
O maior problema nos nossos bairros sociais é que a muitos são lhes dados os apoios e em vez de aproveitar para melhorar de vida, esperam que continue a cair tudo do céu.
Conheço muita gente neste bairro e se há os que se encostam também há os que vão à luta e não se deixam arrastar à espera que outros se lembrem deles. A dignidade e a humildade não se vê pelo dinheiro mas sim pelos valores de cada um

Anónimo disse...

amigo venda a sua casa e vá-se embora para Faro, porque segundo as suas palavras o seu problema é com Olhão e não com os responsáveis camarários, por muito mal que esteja a minha terra hei-de me emocionar sempre que ouço o seu nome a minha terra não tem culpa dos maus tratos que lhe dão e o maior dos males foi a construção desmesurada de habitação barata, e não se confunda barata com social.

Anónimo disse...

A utilização deste tipo de eventos para fins políticos, é o grau zero da decência, atraindo como é obvio todo o tipo de comentários.

Anónimo disse...

VINDO RESPONDER A UM COMENTÁRIO O MEU PROBLEMA SEGUNDO O QUE TENTEI REFERIR É QUE HÁ FUNCIONÁRIOS CAMARÁRIOS QUE NÃO PRESTAM QUALQUER ATENÇÃO NEM DISPONIBLIDADE PARA COMPREENDER OS PROBLEMAS QUE AS PESSOAS REFEREM E QUE QUEREM QUE SEJAM RESOLVIDOS.
E DIGO CLARAMENTE A CIDADE DE OLHÃO ESTÁ UMA VERGONHA , O UNICO MOMENTO EM QUE OLHÃO SE PODE CHAMAR DE CIDADE É NA ALTURA DAS ELEIÇÕES. E REFIRO NESTA TERRA EXISTE MUITA GENTE QUE EM NADA DIGNIFICA A CIDADE E AO SENHOR QUE ME MANDOU PARA FARO AINDA LHE DIGO QUE EU FAÇO MAIS POR ESTA CIDADE DO QUE O SENHOR E MUITA GENTE QUE COMEM E CALAM-SE. EMBORA COMPREENDA O PATRIOTISMO POIS ESTA CIDADE ESTÁ A EVOLUIR PARA MELHOR EM TERMOS DE INSTITUIÇOES E INFRA-ESTRUTURAS MAS É PENA NÃO SEREM CUIDADAS COM O DEVIDO RESPEITO QUE MERECEM, NEM AS NOVAS, NEM AS ANTIGAS.

Anónimo disse...

DEIXANDO AQUI MAIS UMA RESPOSTA A UM COMENTÁRIO AQUI REFERIDO , AS CASAS EM OLHÃO ERAM MAIS BARATAS PARA ATRAIR HABITANTES PARA OLHÃO , PORQUE SE NÃO FOSSE ISSO HAVIA DESENVOLVIMENTO EM OLHÃO??
E AGORA ESTÃO A CORRER COM ESTES HABITANTES QUE JÁ FIZERAM HISTÓRIA EM OLHÃO.
ESTE SENHOR NÃO ENTENDEU O COMENTÁRIO QUE AQUI FOI FEITO!!! A CIDADE DE OLHÃO DEPENDE MAIS DAS PESSOAS QUE VIERAM DE FARO E QUE FIZERAM MAIS POR ESTA TERRA DO QUE CERTAS PESSOAS QUE NEM DAQUI SAÍRAM.!!!