segunda-feira, 14 de julho de 2014

OLHÃO: A VERDADE(S) ESCONDIDA VEM AO DE CIMA

Vejam neste link file:///C:/Users/User/Downloads/financeiros-subvencoes_2013.pdf
A Associação Verdades Escondidas é uma associação q
ue iniciou a sua actividade em 2008 num dos bairros
 sociais de Olhão - Bairro da
Armona, e cuja missão se prende essencialmente com
o desenvolvimento e promoção de acções de solidarie
dade social que visem contribuir
para a reinserção sócio-familiar de crianças e jove
ns em risco e consequentemente para uma maior parti
cipação e integração destes na
comunidade, potenciando as suas capacidades cogniti
vas e relações sociais. Dispondo de um terreno cedi
do pela câmara, para construção do
Centro Comunitário e de Apoio Social, e tendo-se ca
ndidatado ao PROMAR com um orçamento de 700.000€, s
endo comparticipado com
500.000€, necessitam do restante valor para viabili
zar o projecto necessário às suas actividades

Já tínhamos aqui, feito alusão às benesses que a Câmara Municipal de Olhão tem concedido à associação Verdades Escondidas, mas faltava-nos uma peça que comprovasse aquilo que dizíamos.
O Orçamento apresentado pela Verdades Escondidas era efectivamente no montante total de 700 mil euros, repartidos 500 mil para a construção e equipamentos e os restantes duzentos mil referentes ao Imposto de Valor Acrescentado (IVA).
O IVA é um imposto reembolsável e por isso não é elegível para apoios comunitários ou nacionais e tão pouco pela autarquia. Também sabemos que, normalmente nestes projectos de financiamento, os valores são sobre-valorizados por forma a cobrir eventuais encargos como o IVA.
Quando a Câmara Municipal de Olhão concede o apoio, como o faz neste caso, mais não faz do que estar a dar dinheiro para pagamento de impostos, o que apenas é aceitável para os senhores que gerem (mal) a autarquia. Não faltaria que todas as associações, em igualdade de direitos, viesse pedir a intervenção da autarquia para pagamento dos impostos. Uma tal politica redundaria na falência da Câmara Municipal de Olhão.
Já do lado da Verdades Escondidas, significa um poderoso encaixe financeiro, uma vez que sendo o IVA um imposto reembolsável, os cofres da associação vão ficar bem cheios.
Curiosamente, em tempos de crise, religiões e associações desta natureza, crescem como cogumelos, tal é a necessidade de conter a revolta que vai nas pessoas. Assim se vão distribuindo esmolas ao mesmo tempo que se tenta "educar" as populações carenciadas no sentido de aceitar com resignação o fadario que a safadeza politica criou, quando o que deveriam fazer era investir na promoção do desenvolvimento económico e social.
Esta politica de ir ao beija-mão, pedir o pão que lhe foi roubado pela politica de subserviencia à troika também tem os dias contados, porque incomportável e inaceitável. As pessoas querem trabalho e não esmolas; dêem-lhes a cana e não o peixe.
Eu tambem preciso de um subsidio para pagar os meus impostos mas a Câmara Municipal de Olhão não mo dá. E a ti?
REVOLTA-TE, PORRA!

2 comentários:

Anónimo disse...

Mude se para o paraíso na terra - crimeia - que os seus camaradas bem souberam roubar
Não ha ninguém que prenda este tipo ...

Anónimo disse...

Mais adequado ao Terramoto seria o Tibete, que foi brutalmente anexado pela China, numa operação militar sangrenta e traiçoeira. Já passaram muitos anos, mas os verdadeiros democratas e humanistas não esqueçem. Morte à China Comunista! Viva o Tibete Livre!