domingo, 17 de janeiro de 2016

ALGARVE: NÃO À EXPLORAÇÃO DE PETROLEO E GAS DE XISTO!

  NÃO AO PETRÓLEO E GÁS DE XISTO!

De há uns anos a esta parte que os sucessivos governos, têm vindo a negociar, nas costas do Povo, concessões para a exploração de petróleo e gás de xisto na costa portuguesa e muito particularmente na costa algarvia.
Por mais que dourem a pílula, a verdade é que a extracção daqueles elementos, tem custos ambientais mas também económicos e sociais, porque a sua exploração pode pôr em causa diversos sectores com a agricultura, pesca, turismo e até com implicações para a saúde humana, razões mais que suficientes para que as populações das áreas abrangidas fossem chamadas a pronunciar-se.
A única justificação admissível seria a do interesse nacional, mas ainda assim se a exploração ficasse nas mãos do Estado e mesmo assim, teriam de ficar bem claras e salvaguardadas as consequências dos impactos negativos, o que é desmentido pelo conteúdo dos contratos celebrados em que apenas estão assegurados os interesses dos investidores.
O tema é de tal forma melindroso, que a própria União Europeia, de direita, se viu obrigada a elaborar um documento onde acaba por recomendar o envolvimento das populações das regiões vitimas desta praga. Acontece que ao longo dos anos temos sido governados por duas grandes quadrilhas de gatunos, verdadeiros bandidos, para quem o Povo não conta.
Veja-se a paginas 87 do documento da Direcção Geral de Politicas Internas - Departamento Temático - Politicas Económicas e Cientificas da União Europeia em http://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/etudes/join/2011/464425/IPOL-ENVI_ET(2011)464425_PT.pdf.
O Algarve é uma das regiões do País onde a exposição solar é maior, tanto em tempo como em temperatura. O Sol é a nossa maior fonte de energia, renovável e natural mas ainda muito sub-aproveitada. A UALG, e especialmente Celestino Ruivo, têm feito um excelente trabalho nesse campo, faltando dar-lhe uma maior amplitude.
Se os nossos leitores mais velhos se recordarem, no passado, os comboios, utilizavam o vapor com força motriz. Pois bem, fiquem sabendo que nos dias de hoje é possível, atingir-se temperaturas e mais vapor de agua com recurso à energia solar.
Não estamos com isto a defender o regresso ao comboio a vapor, como qualquer conclusão precipitada pode fazer supor, mas sim que  mesmo sistema pode servir para fazer trabalhar geradores de grandes dimensões, criando electricidade de baixos custos.
Os nossos leitores mais velhos, certamente se lembram das pequenas centrais, a nível de conselhos, que a solução apresentada permitia retomar com energia de baixo custos e susceptível de substituir o gas de xisto nos aparelhos de queima.
Só que uma tal solução vai contra s poderosos interesses instalados das petroliferas e das empresas de distribuição de electricidade, agora em mãos estrangeiras. Mas vai também contra os interesses daqueles que fazem questão que sejamos eternamente dependentes, em termos energéticos.
O SOL é a nossa maior riqueza, uma energia limpa e saudável, assim os bandidos que nos governam o queiram.
NÃO À EXPLORAÇÃO DE PETROLEO E GAS NO ALGARVE!
REVOLTEM-SE, PORRA!


2 comentários:

rocha disse...

vejam la o caricado tenho o barco na doca pago todos anos a avença coisa que muitos nao pagam, colocaram um vigilante e umas cancalas entao pensei vamso la ver se isto fica mais seguro , agora comecaram uma vedacao entao ai pensei é desta que isto fica mais seguro , olha o meu espanto entao nao é que a vedacao nao veda a doca toda pois a zona onde tenho o barco ou seja junto fica fora da vedacao, agora é que é uma festa para a ladroagem pois está tudo aberto é estacionar o carro e roubar e carregar que nem precisam passar pela cancela, tenho o barco perto dos da gnr

Anónimo disse...

Uma oligarquia mafiosa, que aproveita a passividade de um povo, para fazer dele "gato sapato".