segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Desportista Internacional de Olhão com deficiência motora, lança apelo nas redes socias! Precisa de uma cadeira de rodas para praticar desporto!

 Anda nas páginas do f.b de Olhão  este apelo de um desportista com deficiência motora, que publicamos, para as pessoas saberem da necessidade deste cidadão de Olhão.

" Meu nome é Hélder Farroba tenho 44 anos sou portador deficiência motora sou filho de Olhão. pratico desporto adaptado esgrima e andebol.
No esgrima ja representei duas vezes Portugal num campeonato no mundo. No andebol jogo pelo Sporting clube de portugal/Casa do Povo Messines/Algarve, tive um gosto enorme de representar as cores de Portugal No Europeu em Austria que ficamos em segundo lugar fui considerando o melhor ala direita e pivô no torneio.
Tenho uma cadeira de rodas para o desporto á uns 10 anos ja esta a ficar velhota e estou a precisar de outra nova mas a cadeira custa caro nao tenho como comprar uma porque minha invalides nao chega nem para comprar uma roda.
Assim peço se algumas imprensas ou mesmo a Câmara de Olhão possa ajudar adquirir uma cadeira nova.
COM AGRADECIMENTOS DA MINHA PARTE E UM BEM AJA."


Perante este apelo e sabendo, que António Miguel Pina que teve  250 000 € para dar ao Moncarapachense para  um relvado sintético no  Campo da Torrinha, não terá  também António Miguel Pina a sensibilidade de resolver este problema a este  cidadão de Olhão  desportista internacional com deficiência motora ?

Sabemos que a C.M.OLhão, nuns casos não tem sequer dinheiro para mandar arranjar uma simples torneira de uma escola do ensino básico, ou um tecto de outra escola que está a cair aos poucos em cima dos alunos do ensino básico, numa das escolas, situada na freguesia de Olhão,  também sabemos que António Miguel Pina ainda não arranjou dinheiro para que os cidadãos de  Olhão com deficiência motora,  possam assistir,como manda a lei  (publicada em Decreto-Lei (DL) 163/2006, que estabelece o regime da acessibilidade dos edifícios e estabelecimentos abertos ao público),  às sessões publicas da CMOlhão que se realizam na ultima 4ª feira de cada mês às 9.30h, pois essas são realizadas no Salão Nobre da C.M.Olhão que fica no 1º andar do edifício dos Paços do Concelho, e esses cidadãos não tem nem elevador, nem rampa, nem um sistema motorizado que lhes permita vencer essas escadas;  No principio do mandato quando questionado por um cidadão numa dessas sessões publicas sobre esse impedimento dos cidadãos com deficiência motora não poderem participar na vida autárquica António Miguel Pina disse que a CMOlhão  não tinha verba para tal.
Passados dois anos a verba ainda não chegou  para que António Miguel Pina pusesse-se a mão na consciência e resolve-se esse atropelo à lei que já foi publicada há 10anos?

Mas pelo jeitos hoje  já há verbas na C.M.Olhão, pois assistimos ao esbanjar de dinheiro em  fogo de artificio da passagem do ano, assim como assistimos ao contrato de um artista para animar a dita pasagem do ano, e ainda ao aluguer de uma tenda gigante, à empresa CR20, durante pelo menos 15 dias.

Esperemos perante esse esbanjar de dinheiro publico, onde lhe apetece, sem passar cavaco à oposição, que António Miguel Pina , tenha em atenção  o apelo deste desportista de Olhão lançado nas páginas das redes sociais, talvez por estar impedido devido às barreiras arquitectónicas,  de ir pessoalmente  a uma sessão publica da CMOlhão expor o seu problema.




2 comentários:

Anónimo disse...

Em Agosto deste ano, assinala-se o 10.º aniversário da publicação do Decreto-Lei (DL) 163/2006, que estabelece o regime da acessibilidade dos edifícios e estabelecimentos abertos ao público, espaços públicos e habitação. A data não é, no entanto, apenas simbólica: marca, também, o fim do prazo legal para obras de adaptação de edifícios e equipamentos de uso público cuja construção seja anterior a 1997.

Daqui a um ano, em Janeiro de 2017, uma década depois da entrada em vigor do DL, os edifícios públicos que não obedeçam às regras de acessibilidade ficam em situação de incumprimento.
Pina que cumpra a lei e já agora que ajude o Helder desportista internacional de OLhão.

MarcioCarrilho disse...

Acham que vai mudar alguma coisa? Se não mudou com o Leal muito menos muda com este, nem sei o que lhe hei-de chamar!