sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

RIA FORMOSA: ANO NOVO, GUERRAS VELHAS!

O novo ano não abre com melhores perspectivas para os moradores das ilhas da Ria Formosa, por mais que alguns pretendam branquear as pretensões do governo empossado no rescaldo das ultimas eleições.
Comparemos então as diferenças ou semelhanças entre o anterior e o actual governo nesta matéria, nas declarações dos responsáveis políticos de então e de agora.
A 29/12/2015, na carta enviada aos autarcas presentes na Assembleia Geral da Sociedade Polis da Ria Formosa e que pode ser lida em http://sos-ria-formosa.tumblr.com/post/136270959939/carta-do-ministro-do-ambiente-a-prorrogar-a , a actual ratazana repetia tudo o que ratinho Moreira dissera antes.
Ouvido no grande circo nacional em que transformaram o Parlamento, Moreira da Silva dizia a propósito que as demolições eram para continuar nas ilhas barreira da Ria Formosa, mas que todas as famílias cujas casas eram de primeira habitação iam ser realojadas.
No entanto deixava antever o futuro que reservam para as ilhas da Ria Formosa quando diz .... "Estaremos disponíveis para tentar encontrar investimento para o núcleo central da Ilha de Faro". Isto pode ser confirmado no link do dia 07/04, acima.
No segundo link, do dia 15/05, o ratinho Moreira, em reunião com os autarcas e representantes dos moradores, dizia "Apesar de serem construções ilegais, não faremos nenhuma demolição tratando-se de primeiras habitações, sem ter havido o realojamento prévio das populações".
"Sabedores da sensibilidade especial que envolve a demolição de habitações localizadas em Domínio Público Marítimo, não deixaremos de, em conjunto com as autarquias, as acompanhar a par e passo, garantindo que não serão efectuadas demolições de primeiras habitações sem prévio realojamento, e assegurando um “combate às construções comprovadamente não autorizadas em Domínio Público Marítimo”, com prioridade às que se encontram em zonas de maior risco." Palavras a actual ratazana que tem a tutela do ambiente.
A comparação dos diversos discursos não nos permite descortinar qualquer diferença entre uns e outros. Os dois ministros são unânimes e bastante claros no que diz respeito às construções em Domínio Publico Marítimo, fazendo questão de afirmar o combate às construções não autorizadas.
O que a actual ratazana vem dizer, é que se as construções forem autorizadas, podem ser feitas, mas para isso têm de correr primeiro com os actuais moradores. Ou seja, com uma futura revisão do POOC, pode vir a ser possível construir em cima das ilhas.
Mais, no momento já nem invocam qualquer dano ambiental, mas sim o da autoridade do Estado, quando o mesmo Estado, o Estado dos Piratas e Bandidos, tem permitido a construção em Domínio Publico Marítimo, aos poderosos.
Dito de outra forma, o que está em causa, é um problema de classes, entre dominados e dominadores, com os de menores recursos a sucumbirem perante os interesses do grande capital.
No momento, a única saída sensata para o problema das casas das ilhas barreira passa pela suspensão imediata de todas as acções previstas. Todo o território abrangido pelos núcleos do Farol, Hangares e Culatra, deve ser desafectado do Domínio Publico Marítimo e passar para o Domínio da Câmara Municipal de Faro. mas ainda assim, o POOC e o POPNRF têm de ser revistos, posto que prevalecem até mesmo em propriedade privada.
Os moradores das ilhas barreira não se podem deixar manipular por aqueles que, quais bombeiros, tentam apagar o fogo da REVOLTA.
REVOLTEM-SE, PORRA!



3 comentários:

Anónimo disse...

Então as pontas poente e nascente da Praia de Faro são ou continuarão a ser os "patinhos feios" de toda esta " salganhada canalha"??? Não têm o mesmo direito, tal como outros têm ou querem,de se integrarem no domínio da Cãmara Municipal de Faro???? NÃO ESQUECER que foram as autoridades do regime de Salazar que instalaram nessas pontas da Praia de Faro as famílias expulsas da zona central desafectada em 1957 e daí, quando se impõe a essa gente argumentos de ilegalidade ou não autorização, os mesmos incutem o sabor amargo e acrescido da refinada pulhice. NÃO ESQUECER que, quando se fala em demolições, demolições efectuadas nas ilhas barreira, 1987 e 2015, as mesmas foram quase, única e exclusiva, efectuadas nas pontas da Praia de Faro - para cima de trezentas casas. Parece que mais uma vez se apela à justiça para todos, mas na prática e no concreto " IGUALDADE PARA TODOS:OK!, MAS UNS MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS" Qualquer argumento, mesmo de "lanacaprina", suporta o desiderato??

Anónimo disse...

"...mas a convicção com que saio é que tudo vai continuar nos mesmos moldes", declaração do edil da CMF ao Correio da Manhã. Parece que mais uma vez só mudou a cor das ratazanas, agora de laranja para vermelho, mas o esgoto continua a ser o mesmo. A esperança reside no travão sensato do PCP e do BE.

Anónimo disse...

primeira habitação????????????? mentira, mentira para incrédulos.
primeira e ÚNICA habitação é a verdade.Tem que ser a ÚNICA habitação em todo o território nacional, continente/ilhas e NÃO SÓ.Desgraçado está o "ilegal" se os beleguins descobrem, imaginam, sonham que fora da sua única casa, o motivo é irrelevante, recebe correspondência, toma as refeições, recebe amigos,...etc,etc, se ausenta para além de um curto espaço de tempo( que só os Dr`s. conhecem). Desgraçado está, porque se não for "amigo" a sua casa será demolida. Os mesmos que condenaram até às últimas consequências o odiento colonialismo, são os mesmos que 40 anos depois de Abril usam e abusam da mesma prepotência, dos mesmos argumentos, metodologia e prática.Requalificar/corrigir é uma coisa,Naturalizar/destruir é outra coisa.Mais uma vez o OL, mostra os porquês da novela "kafkuiniana", isto é, a absurdez da existência humana. Nunca é tarde para o bom senso.